29 de setembro de 2009

OS TRÊS ARCANJOS - CELEBRADOS EM 29/09/2.009



OS TRÊS ARCANJOS
Por causa de suas aparições e manifestações nominais e pessoais descritas na Bíblia ou narradas em acontecimentos documentados, os Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael são os mais conhecidos, venerados, invocados e prestigiados na Igreja.

São Miguel Arcanjo.
O nome Miguel significa “Quem é como Deus?”. Pelo significado do nome podemos perceber que esse arcanjo é “defensor intransigente e ciumento de Deus, de seus direitos divinos e de tudo quanto Lhe pertence”. É “adversário” dos inimigos de Deus, quer demônios, quer seres humanos. Pelo significado de seu nome compreendemos melhor sua missão, seus trabalhos, seus empenhos. São Gregório escreveu que “Quando se trata de realizar coisas maravilhosas, o enviado por Deus é Miguel”.
Escritores sagrados, baseados em dados bíblicos, apontam para tarefas importantes deste arcanjo. Foi Miguel quem combateu Lúcifer e seus anjos rebeldes, e os expulsou do céu, obtendo uma grande vitória. É Miguel que, o tempo do anticristo, deve se erguer em defesa e em favor dos eleitos. Miguel é o protetor do povo eleito (Cf. Dan 10, 13 e 12,1) Foi Miguel quem disputou contra Satanás para proteger o corpo de Moisés, que o satânico queria fazer desaparecer, a fim de que o povo judeu adorasse Moisés em lugar de Deus. (Cf Carta de São Judas, v.9). É Miguel o chefe da luta contra o dragão (Cf. Apoc 12, 7). Na liturgia da esperança (dos falecidos) fala-se que Miguel acompanha os falecidos e os leva até Deus e ao paraíso. Ele era o protetor da sinagoga. Agora é o protetor da Igreja Católica.
Em escritos religiosos relatam-se muitas aparições desse Arcanjo, realizando obras de grande poder, como vitórias em guerras, desaparecimento súbito de pestes mortais, orientações para o bem maior de uma população ou da Igreja.
Miguel já era cultuado na sinagoga judaica como seu protetor. Desde os inícios da era cristã recebeu um culto fervoroso, tanto no oriente como no ocidente. Já os imperadores romanos Constantino e Justiniano construíram e lhe dedicaram templos preciosos. O papa São Gregório dedicou-lhe um mausoléu, hoje conhecido como Castelo de Santo Ângelo, perto do Vaticano.
Tradicionalmente, Miguel é invocado contra o demônio e suas tentativas de seduzir e fazer mal às pessoas, para libertar pessoas possessas, obcecadas ou oprimidas pelo diabo, para libertar pessoas e lugares contaminados pelas forças do mal.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial