27 de novembro de 2009

ADVENTO


Terceiro Advento
O terceiro Advento acontece na hora suprema de sua morte, quando Jesus vem buscá-lo, a fim de cumprir a sua promessa, e levá-lo para a casa do Pai. Quando se fala em morte, há sempre alguma repulsa e temor. Essa vinda de Jesus, na sua morte, não deveria intimidar. O exame das palavras de Jesus referentes à morte deveria iluminar profundamente esse advento, e deveria eliminar os temores. Ele diz: “Não se perturbe o seu coração. Você crê em Deus. Creia também em mim! Na casa de meu Pai há muitas moradas. E quando eu tiver ido e tiver preparado um lugar, voltarei para tomá-lo comigo, a fim de que lá onde Eu estou, você esteja comigo também”(Cf Jo 14,1-3).
Você não deseja muito ir para o céu? Pois bem, para que isto ocorra é preciso que aconteça este terceiro Advento; é preciso que haja a sua páscoa pessoal, isto é, a sua morte. Ou seja, é preciso que Jesus venha buscar você. Este Advento – esta vinda de Jesus – precisa acontecer na vida de todo ser humano.

Quarto Advento
O quarto Advento vai ocorrer no fim dos tempos, na parusia. Jesus voltará glorioso para “julgar os vivos e os mortos”(Cf. Credo). Este evento universal ocorrerá para a glorificação de Deus Pai, de Jesus ressuscitado e do Espírito Santo. Tal glorificação universal acontecerá por causa de sua ação, não apenas na história pessoal de cada ser humano, salvo ou condenado, mas na história de todos os povos e de toda a humanidade.
Neste Advento final, os salvos e os condenados, ou seja, a humanidade toda, reunida diante do Deus Uno e Trino, ficará convencida da justiça, da santidade, da glória, da grande misericórdia, da paciência, bem como, de forma especial, das providências divinas no intuito de procurar salvar a todos. Diante dessas evidências do esforço divino para salvar o ser humano, todos glorificarão a Deus.
Este Advento manifestará toda a glória de Deus e, segundo a promessa divina, a partir do mesmo, iniciar-se-á um “novo céu e uma nova terra”(Cf 2Pd 3,13).
Os três Adventos anteriores, em última análise, desembocam neste quarto, o qual coroará a obra da Santíssima Trindade na humanidade.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial