2 de dezembro de 2009

A ARVORE DE NATAL


Foi apenas no século dezenove que surgiu a árvore do Natal. É, portanto, um símbolo ainda novo. A fim de manter seu simbolismo original, essa árvore deve ser da família dos “pinus”, ou seja, dos pinheiros.
O pinheirinho é um símbolo de Jesus vivo, celebrado no Natal, exatamente porque é uma árvore que está sempre "verde e viva". Mesmo no inverno frio, quando a neve o cobre de branco, ele não seca, não perde sua vitalidade, nem sua cor verde, nem sua vivacidade, nem sua beleza. Parece até ficar ainda mais vivo e lindo, quando está coberto de neve.
O pinheirinho do Natal é, por isso, um símbolo muito apropriado para a pessoa de Jesus. Ele simboliza Jesus vivo, ressuscitado, sempre presente no meio de nós, vigoroso, bondoso, poderoso, em qualquer circunstância de nossa vida. De fato, mesmo em nossos “invernos” pessoais, mesmo no meio de nossas crises, misérias e pecados, Jesus se conserva sempre muito vivo e presente, sempre pronto a comunicar a todos sua vida, sua graça, seu perdão, sua cura, seus favores, suas bênçãos.
Jesus está sempre à nossa disposição. Podemos contar sempre com ele, em qualquer situação, por mais difícil que seja. Já que Jesus está vivo, e sempre presente, não devemos perder o ânimo, não devemos nos sentir sós, mesmo nas situações mais difíceis.
Aliás, a árvore do Natal sempre deve ser de cor verde. Nunca de outras cores como: vermelho, dourado etc. Pois o verde, nessa árvore, é sinal de vida e de vitalidade.
O verde é, também, a cor da esperança. O verde do pinheiro significa que nós depositamos toda nossa esperança e certeza na pessoa de Jesus Cristo, celebrado no Natal. Confiamos nele porque nos ama. Porque tem poder de nos socorrer.
O pinheirinho do Natal, portanto, é um símbolo muito lindo de Jesus vivo. Quem monta a árvore de Natal afirma que deseja celebrar, acolher e ter Jesus. Afirma que está se preparando para recebê-lo com o coração em festa. Ao olharmos para a árvore de Natal devemos nos lembrar sempre de Jesus, nosso Salvador.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial