TRINDADE - FAMÍLIA - COMUNIDADE
O Deus em quem cremos é amor. O Espírito Santo inspirou o apóstolo São João a escrever: Deus é amor (1Jo 4,8.16). Porque Deus na sua essência é amor, deduzimos que ele é família, que ele é comunidade. Essa dedução baseia-se na verdade que é o amor quem gera a família e forma a comunidade. A família-comunidade de Deus é Trindade: um Deus em três Pessoas. Aliás, nós o sabemos porque ele mesmo se revelou, porque ele mesmo nos contou tão admirável segredo.
Deus revelou-nos que é Pai, Filho e Espírito Santo. Três Pessoas divinas, unidas por amor divino, vivendo a unidade absoluta na realidade de um único Deus. O amor do Pai gerou o Filho. Do amor recípro-co entre o Pai e o Filho procede o Espírito Santo.
A Trindade vive a mais profunda, perfeita e realizadora experiência de família. Deus é fundamentalmente família de amor. A experiência eterna do intercâmbio de amor entre as três Pessoas faz a suprema e divina felicidade de cada uma das pessoas da Trindade. Deus é infinita, perfeita e irreversivel-mente feliz exatamente por causa do intercâmbio de amor entre as Pessoas. É o amor quem gera a felicidade. É o amor quem faz o coração sentir-se feliz.
A Trindade é a família irretocavelmente perfeita por causa da perfeição do amor vivido entre as Pessoas. Por isso ela é, também, a comunidade perfeita e modelar. Comunidade constituída pela força e pela perfeição do amor vivido.
(Continua na próxima página)
Marcadores: ESPIRITUALIDADE
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial