29 de novembro de 2010

Símbolos - A ESTRELA DO NATAL


A Bíblia nos diz que quando Jesus nasceu, apareceu uma nova estrela. Os santos Reis haviam lido que quando nas-cesse o Messias, o Salvador, apareceria uma nova estrela nos céus. Viram-na, e muito alegres a seguiram. Ela os con-duziu até onde estava Jesus-Menino. Daí nasceu o símbolo da "estrela do Natal" . (MT. 2, 1-12)
A estrela do Natal tem quatro pontas e uma cauda de luz. Suas quatro pontas significam que Jesus veio como Salvador para todos os povos. As quatro pontas da estrela representam os quatro cantos do mundo - os quatro pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste - onde o Salvador nascido estará presente para salvar, libertar, curar e abençoar a to-dos os que o acolhem. Nos quatro cantos do mundo haverá seres humanos que adorarão e obedecerão ao Salvador de todos os homens, Cristo Jesus. A salvação trazida pelo me-nino do presépio se estenderá aos quatro cantos do mundo.
A estrela luminosa simboliza, também, o católico au-têntico, firme, apóstolo, missionário, evangelizador. Assim como a estrela conduziu os Reis até Jesus, assim, também, cada católico deve ser uma estrela luminosa, uma estrela natalina para conduzir as pessoas até Jesus Cristo. Cada um de nós precisa ser uma estrela para indicar aos nossas familiares e amigos o caminho para encontrar Jesus Salva-dor.
A cauda luminosa da estrela de Belém simboliza “movimento, caminhada, ação dinâmica”. Ela se deslocou e caminhou à frente dos Magos, até chegarem ao Menino procurado. Os Magos movimentaram-se, fizeram um longo caminho até encontrarem Jesus. Nós também precisamos caminhar, movimentar-nos para chegar e estar com Jesus, o celebrado do Natal.
A estrela do Natal, colocada nas casas, quer simboli-zar que a família já encontrou Jesus, tem fé em Jesus, e nele encontrou o Salvador. Quer afirmar, ainda, que essa família deseja vivamente levar Jesus ressuscitado para to-dos aqueles que ainda não o conhecem ou não o aceitaram em suas vidas.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial