26 de agosto de 2012

AS VIRTUDES TEOLOGAIS


AS TRÊS VIRTUDES TEOLOGAIS
As virtudes teologais se referem diretamente a Deus. Dispõe os cristãos a viver em relação à Santíssima Trindade e tem a Deus Uno e Trino como origem, motivo e objeto.
As virtudes teologais fundamentam, animam e caracterizam o agir moral do cristão. Informam e vivificam todas as virtudes morais. São infundidas por Deus na alma dos fiéis para serem capazes de agir como filhos e merecer a vida eterna. São o penhor da presença e da ação do Espírito santo nas faculdades do ser humano.
As virtudes teologais são três: Fé, Esperança e Caridade.

A VIRTUDE DA FÉ
A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus, e porque cremos nEle, cremos e aceitamos tudo o que nos disse e revelou, e que a Santa Igreja nos propõe a crer, porque Ele – Deus – é a própria verdade. Pela fé, o homem livremente se entrega todo a Deus. Por isso o fiel procura conhecer e fazer a vontade de Deus. “O justo vive da fé”(Rm 1,17)
No caminho cristão, a fé consiste em crer – acreditar - em Jesus Cristo. Um crer que leva a aceitar Jesus Cristo como Deus, como filho de Deus, como Salvador e Senhor. Porque se crê – se acredita - em Jesus, como verdadeiro, que fala a verdade e não pode enganar nem mentir, se passa a crer com toda certeza em tudo aquilo que Ele revelou. Resume-se assim: “Porque Ele disse, eu creio! Eu poderia me enganar, mas Ele não!”
Porque foi Jesus quem revelou o Pai, o Espírito Santo, a vida eterna, o Céu, o inferno, a recompensa das boas obras, o perdão dos pecados, a ressurreição para a vida eterna, porque foi Ele quem revelou, nós cremos com toda certeza, sem qualquer dúvida. Eis a fé...
A fé, privada da esperança e da caridade não une plenamente o fiel a Cristo e não faz dele um membro vivo do seu corpo.
O discípulo de Cristo não deve apenas guardar a fé e nela viver, mas deve professá-la e testemunhá-la com firmeza e difundi-la. O serviço e o testemunho da fá são requisitos da salvação. “Todo aquele que se declarar por mim diante dos homens também eu me declararei por ele diante do meu pai que está nos céus. Aquele, porem que me negar...




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial