21 de setembro de 2012

PECADOS CAPITAIS - INTRODUÇÃO

CONTINUAÇÃO
A preguiça espiritual ou acédia, isto é, o desgosto pelas coisas espirituais e pelo empenho na santificação, devido ao esforço que esta requer, é um vício diretamente oposto ao amor a Deus e à alegria santa que resulta dEle. A preguiça espiritual leva à malícia, ao rancor ou à amargura para com o nosso irmão, à covardia diante do dever a ser comprido, ao desencorajamento, ao torpor espiritual, ao esquecimento dos preceitos espirituais, à busca de coisas proibidas.
Da mesma forma, a inveja diante do bem de alguém, como se fosse um mal para nós, leva ao ódio, à calúnia, à alegria pela desgraça alheia e à tristeza frente ao seu sucesso.
A gula e a sensualidade também produzem outros vícios: a cegueira espiritual, a dureza de coração, o apego à vida presente, e até mesmo a perda da esperança na vida eterna, e ao amor a si mesmo até o ponto do ódio a Deus e a impenitência final.
O orgulho espiritual induz-nos, por exemplo, a fugir daqueles que nos corrigem, mesmo quando eles têm a autoridade de fazê-lo e estão agindo com justiça. Pode mesmo nos induzir a conservar um certo rancor contra estas autoridades.
Quanto à gula espiritual, ela pode nos levar a desejar consolações sensíveis nos atos de piedade, ao ponto de buscarmos a nós mesmos mais do que a Deus. Do orgulho espiritual origina-se o falso misticismo.
Os pecados capitais vão além do nível individual. Iniciando no coração da pessoa, eles concentram-se em determinados ambientes, instalando-se em determinadas instituições. A corrupção nas esferas do poder público pode ser identificada com a ”avareza”, que aniquila o interesse generoso e correto para o desenvolvimento dos cidadãos e da nação, em prol de benefícios financeiros próprios. Na realidade urbana, o aumento da violência relaciona-se à “ira”, e a gula esta representada pelo uso de drogas.





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