18 de março de 2013

AS VERDADES DA FÉ CATÓLICA


CREIO  NO  ESPÍRITO  SANTO
            Em nossa profissão de fé católica nos declaramos que “cremos no Espírito Santo”. E porque cremos nEle, cremos, sabemos e experimentamos a sua presença em nossa Igreja, em nossas comunidades católicas e, de modo particular em nossas vidas cristãs.
            Sim, cremos que o Espírito Santo existe. Cremos e professamos que Ele é Deus, que é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Cremos que Ele é Deus como o Pai e como o Filho Jesus. Cremos e sabemos que Ele “procede” do amor do Pai e do Filho. Cremos que Ele “procede da troca do amor do Pai pelo Filho e do amor do Filho pelo Pai. Ele é o Amor em Deus.
            A Pessoa do Espírito Santo nos foi revelada por Jesus, em suas pregações e promessas. O nome da Pessoa do Espírito Santo aparece 5 vezes em Mateus, 4 vezes em Marcos, 14 vezes em Lucas e 3 vezes em João.
            No mistério da encarnação, o Arcanjo Gabriel afirmou tanto para Maria como para José, que a concepção do Menino seria obra do Espírito Santo. No Batismo de Jesus, o Espírito desceu em forma de pomba. Após a ressurreição, Jesus apareceu, soprou sobre os Apóstolos e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes o pecados, eles lhes serão perdoados”. Quando enviou definitivamente os Apóstolos em missão, Jesus disse: “Ide e anunciai o Evangelho da toda criatura, e batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
            Em Pentecostes, o Espírito Santo desceu em forma de chamas de fogo sobre os Apóstolos e Discípulos, fundando a Igreja de Jesus. E desde então, o Espírito Santo sempre assistiu a hierarquia da Igreja, atuando muitas vezes de forma admirável, e sempre suscitando na Igreja novas iniciativas para a purificação, conversão, santificação dos participantes da Igreja.
            Mas infelizmente o Espírito Santo ainda é muito desconhecido por parte dos católicos. "Ele é o Deus desconhecido e o Amor não amado”. Isto se deve ao fato de que na Igreja não há uma boa catequese sobre Ele, não há devoções enraizadas e sérias sobre Sua Pessoa, não são feitas pregações freqüentes sobre Ele.
            Mas Ele tem uma obra magnífica a realizar no coração dos batizados. Pelo Santo Batismo Ele veio morar no coração dos batizados a fim de realizar essa obra.
            Antes de tudo, o Espírito Santo revela ao nosso coração que Deus é Pai, é nosso Pai, o qual nos ama com a filhos bem amados. O Espírito clama dentro de nós: Aba, Aba, isto é: Pai, paizinho. É por graça do Espírito Santo que podemos nos sentir filhos de Deus e experimentar o Seu amor. Se pedirmos, o Espírito Santo nos concede a graça importante do amor do Pai eterno.
            Em segundo lugar, o Espírito Santo nos revela Jesus, como Filho de Deus, como nosso Salvador, Senhor e Mestre. É Ele que nos dá a graça de crermos firmemente em Jesus, de O aceitarmos, de O amarmos, e de vivermos no Seu amor.
            Ao mesmo tempo, o Espírito Santo quer se manifestar em nossas vidas, iluminando nossos caminhos de fé e religião, ensinando-nos a fazer escolhas acertadas no caminho de nossas vidas, conduzindo-nos pelos caminhos de Jesus, até a salvação, a santificação e a posse da vida eterna.
            O Espírito Santo nos revela a riqueza da nossa devoção para com a Virgem Maria e os Santos. Ele nos dá em gérmen os sete dons infusos, produz em nossas vidas os nove frutos e nos dá os carismas para a nossa missão na Igreja, e nos revela a grandeza dos sete sacramentos.
            O segredo de o Espírito Santo realizar toda sua obra em nós está em conhecermos Sua Pessoa, criarmos uma amizade e um relacionamento com Ele, cultivados por orações frequentes. 
..........................................
Agradeço sua visita

1 Comentários:

Anonymous yanese disse...

Como o Espirito Santo é maravilhoso e age tão fortemente dentro de nós. Obrigado... Santo Espirito.

25 de março de 2013 às 10:44  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial