30 de julho de 2013

OBRAS DE MISERICÓRDIA

3 CORRIGIR OS QUE ERRAM
       Uma obra de misericórdia espiritual, sem dúvida importante, mas delicada e, às vezes, difícil e espinhosa é corrigir os que erram. Quem nunca errou? Quem está isento de errar? Quanto menos conseguirmos errar, tanto melhor.
Nem sempre gostamos de ser corrigidos. O orgulho presente em todo coração humano é a causa de não gostarmos de ser corrigidos, e é, também, a causa de que os outros não gostem de ser corrigidos por nós. Às vezes, a omissão diante de uma correção a fazer pode levar alguém a cometer erros graves que comprometem a sua vida ou a de outros.
            Essa correção, que é obra de misericórdia espiritual, deve sempre ser feita com o objetivo de auxiliar a pessoa, de tirá-la de um mau caminho, de hábitos errados, de vícios, enfim, daquilo que a pessoa está fazendo, desejando, pensando ou falando que não seja bom para ela e, eventualmente, para os demais.
            Essa correção sempre deve ser feita na hora certa, com as palavras corretas, com sentimentos de bem querer, de modo que a pessoa corrigida percebe o bem que lhe queremos.
            Corrigir os que erram, com amor e com vontade de ajudá-los, é uma excelente obra de bondade e de caridade. Quantos erros são evitados graças a essas correções. Sendo uma obra de misericórdia, também essa alcança a promessa de Jesus que disse: “Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”. Não nos omitamos de corrigir quando se trata de ajudar alguma pessoa. Mesmo que seja espinhoso.
            Oração

            Divino Espírito Santo, que sois a luz iluminadora nas trevas do mundo e nos caminhos obscuros do ser humano, Vós que quereis que todos os seres humanos andem pelos vossos caminhos de luz, de bem, de verdade, de justiça e de amor, dai-me palavras acertadas e cheias de sabedoria para aconselhar àqueles que estão à minha volta, quando precisarem de uma boa palavra para abandonarem o erro, o falso, o injusto, e aquilo que é mau, a fim de que voltem ao bom caminhos, a uma vida mais virtuosa e justa. Ensinai-me a corrigir os que erram. Amém.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial