9 de dezembro de 2013

CASTANHAS   E   NOZES 

            Encontramos nas mesas festivas do Natal a presença das castanhas e das nozes. Aliás, também muitos tipos de frutas secas ou passas.
            Olhemos para  as castanhas e as nozes. Elas também possuem um belo simbolismo natalino.Que simbolizam?  Elas são um símbolo da humanidade e humildade de Jesus. As nozes e as castanhas são simples e até feias por fora. Suas cascas enrugadas, cinzentas, não apresentam alguma beleza especial, como a maçã, o pêssego, a uva e outras frutas. Mas por dentro de suas  cascas duras e feias escondem-se amêndoas saborosas, deliciosas. Assim como ocorre com as castanhas e as nozes,  assim também ocorre que, sob as frágeis aparências de uma criança, aparentemente comum e igual a todas, esconde-se no Menino do presépio, o  Deus feito Homem, Salvador do mundo, Redentor da humanidade, nosso Salvador pessoal.
            Jesus é Filho de Deus.  Ele é Deus com o Pai e o Espírito Santo.. Poderia ter nascido em palácios suntuosos e ricos. Entre reis e rainhas. Ou na casa de presidentes de repúblicas... No entanto, quis nascer na simplicidade, humildade e pobreza.  Olhando para o Menino do presépio, não aparece sua verdadeira grandeza divina. Aparentemente era exatamente igual a todos os outros meninos ou jovens de seu tempo. Embora fosse o Filho de Deus!
Assim como nas castanhas e nozes se ocultam as deliciosas amêndoas, assim, sob as aparências da criança do Presépio se esconde a grandeza do Deus feito Homem.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial