20 de dezembro de 2013

DÉCIMO DIA - 21 / 12

PREPARAÇÃO ESPIRITUAL 
PARA UM NATAL ABENÇOADO

Bem vindos para o nosso penúltimo encontro de preparação para o Natal. Os dias correram, e estamos às portas do Santo Natal. Ou melhor, o Natal está às nossas portas. Por isso hoje queremos refletir sobre os preparativos para a grande festa. Bem preparados, celebraremos o Natal com maior profundidade e resultados. Bem celebrado, o Natal nos trará a paz, a alegria, a salvação e a felicidade que Jesus deseja comunicar a todos.
Iniciemos nossa celebração fazendo o sinal da santa cruz de Jesus e orando todos juntos. Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Oração: Ó Jesus ressuscitado, / no dia do Natal nascentes da Virgem Maria, / viestes nos ensinar os caminhos do amor, / e  quereis nos salvar para uma vida eterna nos Céus. / Quando nascestes / tivestes que nascer na fria gruta de Belém. / Agora que vindes de novo / neste de Natal / nós queremos receber-vos muito bem. / Queremos aceitar-vos como nosso Salvador / e queremos ouvir / aceitar e viver ainda melhor / o os vossos  ensinamentos.
Vinde, Senhor Jesus / nossas casas estão abertas.
Vinde, Senhor Jesus / nossas vidas estão abertas.
Vinde, Senhor Jesus / estamos à vossa espera.

Leitura do Evangelho de São Marcos
Em seguida, convocando a multidão juntamente com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á. Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida?  Ou que dará o homem em troca da sua vida?  Porque, se nesta geração adúltera e pecadora alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os seus santos anjos. (Mc 8, 34-38)

Prezados amigos:
O Natal está próximo. Faltam apenas alguns dias.
Certamente, todos já realizamos alguns preparativos para o Natal. Enviamos cartões, telegramas de boas festas, brindes, presentes. Com certeza, os presentes para as pessoas mais queridas já foram comprados. As surpresas já estão preparadas, e bem guardadas. Enfim, quase tudo está pronto.
Realmente, os preparativos devem ser feitos. A festa do natalício de Jesus merece ser bem preparada, para poder ser bem celebrada. Neste encontro vamos falar exatamente dos preparativos do Natal. Principalmente dos mais importantes.
1. - O Natal é a festa de Jesus. Ele é o festejado! Toda atenção deve ser concentrada na pessoa dele, porque o Natal acontece, quando ocorre em nós o renascimento espiritual de Jesus. A preparação principal, pois, deve ser espiritual: preparação do coração, preparação do nosso ser interior!
Preparar o coração significa "modelar, conformar", nosso modo de viver, nossa forma de agir, nossas palavras, pensamentos e atitudes, de acordo com a verdade de Jesus. Esta preparação espiritual exige, pois, de cada um de nós, um exame de consciência.
Precisamos nos perguntar: estamos vivendo com fé e orando com perseverança e devoção? Celebramos bem e vivenciamos os sacramentos? Participamos com alegria da missa dominical, que é nosso encontro semanal com Deus, nosso Pai? Estamos sendo bons, justos e sinceros, em casa, com nossos familiares? Tratamos com justiça e amor aos irmãos, seja quem for?
Feito este exame de consciência, todos, ou quase todos notamos que há alguma coisa para melhorar. Algo que seria bom mudar e transformar para melhor. A preparação principal é exatamente esta: mudar... melhorar... progredir... Mudar por dentro de nós, na vontade de sermos melhores. E concretizar essas mudanças no relacionamento com as pessoas, com a família e com a comunidade.

2. Fazer uma boa confissão. É muito importante fazer uma boa confissão, exatamente para podermos receber com muita paz interior e com amor ardente, Jesus vivo, aniversariante, pela sagrada Comunhão Eucarística. A confissão é, portanto, um preparativo muito importante para o Natal. Poderia acontecer que nós preparássemos tudo o que é secundário, e esquecêssemos do principal, que é o nosso encontro pessoal com Jesus, encontro que acontece de forma toda especial pela santa Comunhão.

3. A Santa Missa e a Santa Comunhão. Não basta fazer a limpeza... arrumar a casa da vida. É necessário receber o visitante, o aniversariante, o festejado, que é Jesus ressuscitado. O encontro pessoal do festejado acontece de modo especial na santa Comunhão. Quem deseja festejar muito bem o aniversário de Jesus deve ficar ansioso por encontrá-lo, por cumprimentá-lo e abraçá-lo. E nós o fazemos no encontro com Ele na santa Comunhão. Comungar é receber, aceitar e acolher Jesus, pessoalmente. O encontro com Jesus, na Comunhão, é o ponto mais alto do Natal.

4. - Outra preparação importante para o Natal é o uso dos símbolos natalinos. Nós todos precisamos de sinais, de símbolos e imagens para lembrarmo-nos das realidades sobrenaturais. Porque Jesus está ressuscitado, e não podemos vê-lo, tocá-lo, senti-lo materialmente, precisamos de símbolos e sinais para lembrarmo-nos dele com maior facilidade.
         O símbolo visual mais completo e belo é o Presépio. Como seria bom se em cada família católica houvesse um presépio, armado em lugar bem visível da casa. Pelo presépio, somos levados a lembrar que o Natal existe por causa de Jesus.
Outro belo símbolo é a Árvore de Natal. Ela representa Jesus vivo. Nós a armamos com todo carinho, em local visível da casa, para que, ao vê-la, nos lembremos de Jesus que vem no Natal. Tudo, no pinheirinho, nos fala de Jesus aniversariante.
Bela e significativa é, também, a ceia de Natal, na qual toda a família se reúne para festejar o aniversário de Jesus. É o banquete preparado e oferecido pela família para festejar o aniversariante. É significativo que a família toda se reúna, na noite Santa do Natal, para comemorar Jesus Salvador, para homenagear o aniversariante Jesus. Ao iniciar a ceia, fica muito bem se fazer uma saudação ao aniversariante. A saudação pode ser feita com uma oração natalina apropriada, ou com uma saudação espontânea, feita por alguém da família e dirigida a Jesus vivo, presente.
Falemos dos presentes natalinos. Quanto possível, haja presentes de Natal, por mais singelos que sejam. Notemos bem que os presentes deveriam ser dados, quanto possível, na noite santa da véspera, ou no dia de Natal, para poderem exprimir melhor o seu significado.
Os presentes, as roupas novas, os enfeites, o almoço festivo, a ceia, tudo pode e deve existir no Natal, pois são expressão da alegria pelo Natal de Jesus.
Esforcemo-nos para realizar nossa preparação interna e externa para o Santo Natal. Bem preparados, receberemos melhor a Jesus ressuscitado. Com a presença dele, experimentaremos muito mais as alegrias, a paz, o amor, a felicidade, o desejo de vida melhor e a realização interior.
Vinde, Senhor Jesus, nós vos aguardamos com ansiedade neste Natal!

Oração:
Peçamos a Jesus para que, pela ação do Espírito Santo, possamos ter a boa vontade, a coragem e a determinação de prepararmo-nos seriamente para o seu Natal, a fim de que seja para todos, um Santo Natal. Após cada prece, orem todos dizendo:
Vinde novamente, Jesus, / vinde ao nosso coração!
1. Para abençoar, santificar e iluminar o Papa, os bispos, os sacerdotes e todos os religiosos, a fim de que se preparem santamente para o Natal de Jesus, e promovam uma renovação progressiva e permanente de suas comunidades, vinde, Jesus!
2. Para iluminar nossas consciências, a fim de reconhecermos nossos erros e fraquezas, e reconhecendo-os, queiramos corrigi-los, a fim de vivermos uma vida ainda melhor, vinde, Jesus!
3. Para dar-nos firme decisão e boa vontade de prepararmo-nos da melhor forma, por uma boa confissão, para podermos receber-vos na santa Comunhão do Natal com um coração cheio de paz e amor ardente, vinde, Jesus!
4. Para abençoar nossas famílias, a fim de que, nelas, a vossa pessoa seja colocada como centro de todos os festejos, e este Natal se torne uma fonte de bênçãos, para que nossas famílias sejam ainda mais ninhos de amor, vinde, Jesus!
5. Para entrar na vida de muitos jovens, a fim de atraí-los, convertê-los e envolvê-los com vosso amor, bem como para mostrar a muitos deles o belo caminho de vos seguir mais de perto, no sacerdócio ou na vida consagrada, vinde, Jesus!
6. Para abençoar nossas crianças, a fim de que cresçam com saúde, sejam bem educadas e formadas para a vida cristã, e tenham a grande graça de vos conhecer, e de experimentar o vosso amor, vinde, Jesus!
 7. Para confortar, alegrar, libertar, curar e santificar nossos enfermos e idosos, neste Santo Natal, vinde, Jesus!

Oração:
Senhor Jesus Cristo, desejais ser recebido e aceito ainda mais por todos nós, para poderdes realizar a nossa salvação e comunicar a paz e a alegria, a felicidade e o amor verdadeiro, neste Natal. Ajudai-nos a vencer todo Egoísmo, nosso fechamento e nossas indefinições religiosas, a fim de receber-vos com um coração aberto, e dar-vos um lugar cada vez mais importante em nossas vidas. É o que vos pedimos.
Maria, mãe de Jesus e nossa, preparai nossas vidas, assim como preparastes a vossa, para a chegada de Jesus. Ajudai-nos a abrir ainda mais os nossos corações ao vosso Filho, neste Santo Natal. Amém.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial