9 de dezembro de 2014


C A S T A N H A S  E   N O Z E S 

            Vejam as castanhas e as nozes. Ela também possuem um belo simbolismo natalino.
            Encontramos nas mesas festivas do Natal a presença das castanhas e das nozes. Aliás, também muitos tipos de frutas secas ou passas. Que simbolizam?  Elas são um símbolo da humanidade e humildade de Jesus. As nozes e as castanhas são simples e feias por fora. Suas cascas enrugadas, cinzentas, não apresentam alguma beleza especial, como a maçã, o pêssego, a uva e outras frutas. Mas por dentro de suas  cascas duras e feias escondem-se amêndoas saborosas, deliciosas. Assim como nas castanhas e nozes,  sob as comuns e frágeis aparências de uma criança, aparentemente comum e igual a todas, esconde-se no Menino do presépio, o  Deus feito Homem, Salvador do mundo, Redentor da humanidade, nosso Salvador pessoal.
            Jesus é Filho de Deus.  Ele é Deus com o Pai e o Espírito Santo. Poderia ter nascido em palácios suntuosos e ricos. Entre reis e rainhas. Ou na casa de presidentes de repúblicas... No entanto, quis nascer na simplicidade, humildade e pobreza.  Olhando para o Menino do presépio, ou mesmo para o jovem Jesus, não aparece sua verdadeira grandeza divina. Aparentemente era exatamente igual a todos os outros meninos ou jovens de seu tempo. Embora fosse o Filho de Deus! Como nas castanhas e nozes, as aparências da criança escondem a grandeza do Deus feito Homem.
                                                        


A  R  R  A N J O S    S  E  C  O  S  
  D  E    N  A T A  L

           
            Os arranjos secos de Natal também têm um simbolismo natalino. São feitos de elementos secos da natureza como: cascas de árvores, ramos secos, folhas secas, ou outras peças de vegetais secos. É comum colocar-se no arranjo uma vela decorada, bolas coloridas e sinos natalinos.

            Que significam esses arranjos? Simbolizam que tudo aquilo que é material seca, morre, acaba. Simbolizam que a pessoa humana, sem Jesus, é seca no seu espírito, não tem a verdadeira vida dentro do seu ser. Os arranjos secos revelam que o ser humano precisa de Jesus Cristo para ter vida divina, para viver sua vida espiritual, e salvar-se. Jesus disse: “ Eu sou a vida! ” Disse mais: “ Eu vim para que as pessoas tenham vida e a tenham em abundância! ” Aliás, é para significar a vida que é dada por Jesus ressuscitado que se coloca, no arranjo seco, uma vela decorada, símbolo de Jesus. Quando Jesus vivo entra na vida seca, estéril e vazia, ele a ressuscita e lhe dá vida nova. 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial