9 de junho de 2016

OS HERÓIS DA FÉ (Hebreus 11)

        
         A fé é uma energia espiritual e uma iluminação da nossa mente que nos capacita crer de todo coração em Jesus ressuscitado e em todas as verdades por Ele reveladas e ensinadas pela Igreja. São Paulo nos diz: A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. Foi ela que fez a glória dos nossos, antepassados. (Hb. 11, 1-2)
         Em nossa Igreja temos milhões de heróis, desde os que viveram no Antigo Testamento, bem como aqueles que viveram e vivem em nosso tempo. Do antigo testamento, citamos aqueles que a própria Bíblia nos apresenta: Abel, Henoc, Noé, Abraão, Sara, Isac, Jacó, José, Moisés, Davi e tantos outros. Acrescentamos: Maria de Nazaré, seu esposo José, Joaquim e Ana, pais de Maria, Zacarias e Isabel. (Ler o capítulo 11 da carta aos hebreus, que fala desses heróis)
         Do Novo Testamento podemos citar os 12 Apóstolos, São Paulo, São Lucas, São Marcos e São Estêvão. Podemos citar as centenas de milhares de mártires da Igreja primitiva, e destes dois mil anos de nossa Igreja, martirizados em todos os continentes.
         Foram heróis nos nossos tempos, o Papa João XXIII, que convocou o Concílio Vaticano II. Ele teve uma coragem extraordinária ao convocar o Concílio. Citamos outro herói muito nosso conhecido, o Papa João Paulo II.
         Também uma heroína dos nossos tempos: Santa Madre Teresa de Calcutá. Ela é um exemplo de heroísmo que se tornou conhecido no mundo inteiro, e até o mundo dos pagãos lhe conferiu o prêmio Nobel da Paz. Suas filhas e seus filhos espirituais continuam a obra dela, todos os dias, pelo mundo afora.
         Aqui bem pertinho de nós, temos a heroína, beata Irmã Dulce dos pobres, na Bahia, que dedicou com heroísmo toda a sua vida para assistir e promover os pobres dos mais pobres. Podemos citar a jovem mártir da castidade Beata Albertina Berkenbrock e Santa Paulina

         

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial