3 de abril de 2017

AS RIQUEZAS MATERIAIS


            Jesus Cristo, na sua missão evangelizadora, para ensinar os verdadeiros valores da existência humana e as realidades sobrenaturais da vida eterna, usou de muitas parábolas de linguagem concreta e de fácil compreensão. Entre as diversas parábolas, um dia pregou dizendo: “Havia um homem rico cujos campos produziam muito. E ele refletia consigo: Que farei? Porque não tenho onde recolher a minha colheita.  Disse então ele: Farei o seguinte: derrubarei os meus celeiros e construirei maiores; neles recolherei toda a minha colheita e os meus bens. E direi à minha alma: ó minha alma, tens muitos bens em depósito para muitíssimos anos; descansa, come, bebe e regala-te.  Deus, porém, lhe disse: Insensato! Nesta noite ainda exigirão de ti a tua alma. E as coisas que ajuntaste, de quem serão? Assim acontece ao homem que entesoura para si mesmo e não é rico para Deus. (Lc.12,16-21)
            São muitos, muitíssimos os homens e as mulheres que têm a mesma mentalidade materialista e acumuladora do rico da parábola. Vivem acumulando bens materiais, e sobre eles depositam as seguranças de seus corações, a confiança num futuro seguro, a esperança de muitos anos vividos na riqueza, como se os anos não passagem, a vida não terminasse. Ouvimos o rico da parábola dizer: “: ó minha alma, tens muitos bens em depósito para muitíssimos anos; descansa, come, bebe e regala-te” . Que lhe aconteceu neste dia?  ”Deus, porém, lhe disse: Insensato! Nesta noite ainda exigirão de ti a tua alma. E as coisas, que ajuntaste, de quem serão?-  É o que ocorre com a grande maioria dos ricos que depositam suas certeza, confianças e esperanças nos bens materiais.
            Ao final da parábola, Jesus conclui: “Assim acontece ao homem que entesoura para si mesmo e não é rico para Deus”. Quem é rico para Deus? E que recompensa recebe aquele que é rico para Deus? Rico para Deus é aquele que crê firmemente no Deus verdadeiro, crê com plena certeza na vida eterna, segue Jesus Cristo como discípulo, vive sua vida segundo os ensinamentos do Mestre, vive uma vida cristã exemplar no matrimônio, na família, na profissão, na sociedade, e põe sua certeza e segurança na salvação eterna. Quem é rico de bens materiais, ao morrer, nada leva consigo. O que é rico para Deus, ao morrer leva toda a riqueza humana e espiritual que cultivou na vida. Receberá a vida eterna, plenamente feliz e para sempre

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial