A D V E N T O
Estamos no Advento preparatório para a celebração do nascimento de Jesus Cristo, nosso Salvador. A palavra “Advento” vem do verbo latino: advenire, que se traduz por “vir para junto, chegar bem perto”. Na linguagem cristã católica, o Advento é o tempo litúrgico que precede a grande festa do Natal de Jesus. São as quatro semanas preparatórias dos corações para o natalício de Jesus Cristo. Nessa oportunidade, somos chamados a realizar uma aceitação mais profunda da pessoa de Jesus, do seu Evangelho, bem como de sua Igreja, com toda a abrangente riqueza espiritual que ela oferece.
O significado existencial da palavra Advento é muito sugestivo. Advento sugere e exprime uma atitude e uma decisão de alguém querer vir para perto de nós. Mas ao mesmo tempo, sugere a nossa atitude e decisão de corresponder àquele que vem, indo ao seu encontro, felizes por causa de sua vinda, e com determinação de acolhê-lo da melhor forma.
O Advento é esse tempo no qual já estamos caminhando, e que se estende até o santo Natal. São as quatro semanas destinadas à preparação do nosso coração para um renovado encontro com aquele que vem, e a quem somos convocados a acolher da forma mais consciente e calorosa.
Quem é aquele que quer chegar bem perto de nós na caminhada do Advento? Quem é aquele que quer bastante tempo - quatro semanas - para vir chegando pertinho de nós? Por que Ele quer vir para junto de nós, e vai chegar ao final do Advento? Quem é aquele de quem nós queremos aproximar-nos mais, e para isso precisamos de quatro semanas para prepararmo-nos? Só poderia ser alguém que muito nos ama, e a quem estimamos sobremodo, já que Ele tem um tempo bem marcado e longo para vir. O personagem que vem não poderia ser mais maravilhoso: Jesus ressuscitado! Sim, Jesus vivo, nosso Salvador pessoal, Senhor de nossa vida, nosso Mestre divino, nosso amigo mais incondicional. É Ele aquele que quer vir para junto de nós, ao final do Advento, no dia santo do Natal. Sei também que nós iremos ao seu encontro, para estar ainda mais junto dele.
Este nosso encontro com Jesus, desejado, preparado carinhosamente, esperado ansiosamente por ambos, transformar-se-á em Natal. Fará acontecer o Natal. Trará o Natal para dentro do nosso coração. Jesus vivo terá chegado e envolvido nossa vida com seu amor salvador, com sua palavra de vida, com sua presença tão honrosa e transformadora.
Este encontro com Jesus, encontro que se chama Natal, Natal do coração, Natal de verdade, Natal celestial, deixará saldos maravilhosos de graças e luzes, de sabedoria de vida e de felicidade.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial