13 de outubro de 2011

OS ANJOS - SERVIDORES DE DEUS


Servidores de Deus

Os anjos são “servidores e mensageiros de Deus”, “poderosos executores de sua palavra, e obedientes ao som de sua voz ( Sl. 103, 20).
Baseados em diversas citações bíblicas, alguns escritores sagrados os dividem três hierarquias. Cada hierarquia é formada por três categorias, formando nove categorias ou ordens de espíritos angélicos.
A primeira hierarquia é formada pelos espíritos Serafins, pelos Querubins e pelos Tronos. Esses três grupos se mantém junto do trono de Deus, O adoram, contemplam, servem e engrandecem. Os Serafins são os “inflamados” do amor de Deus. Os Querubins são os portadores da plenitude da ciência divina. Os Tronos vivem a “fruição perpétua” da presença de Deus.
A segunda hierarquia é formada pelos espíritos Dominações, pelos Virtudes e pelos Potências. Os Dominações presidem, organizam, dão ordens a outros espíritos. Os espíritos Virtudes são os executores: agem, fazem. E os Potências exercem o poder. Têm poder de remover obstáculos aos planos divinos e favorecer sua implantação.
A terceira hierarquia é formada pelos espíritos chamados: Principados, pelos Arcanjos e pelos Anjos. Os Principados exercem poderes em nome de Deus, para o reino de Deus, em regiões maiores: países, províncias, estados. Os Arcanjos, exercem domínios sobre cidades. Os Anjos, exercem o cuidado de pessoas. (Cf Legenda Áurea, pg. 813-824)
A bem da verdade, é preciso dizer que alguns escritores sacros divergem, não dos nomes das nove categorias de anjos, mas das atribuições de cada classe, descritas acima.
Todos esses espíritos celestes são criados por Deus, estão na felicidade dos céus, servem em profundo amor e obediência a Deus, são profundamente unidos entre si na execução da missão geral dada por Deus, bem como nas incumbências pessoais.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial