10 de novembro de 2011

JESUS CRISTO, REI DOS CORAÇÕES

No dia 20 deste mês de novembro celebramos solenemente em toda a Igreja Católica a solenidade de Jesus Cristo, Rei do universo, Rei dos corações. Esta solenidade encerra todo o percusrso do ano eclesial de 2.011, para, em seguida, iniciarmos o novo ano litúrgico de 2.012, com o primeiro domingo do Advento. A festa da realeza de Jesus Cristo coroa também todas as festividades dedicadas a Ele, durante o transcurso de um ano: o Natal, a Epifania, a Ressurreição, a Ascensão, a Transfiguração, Corpus Christi e Coração de Jesus.
Jesus Cristo é rei. Sua realeza no planeta Terra, sua realeza na humanidade foi-lhe dada por Deus Pai, porque Jesus, ao aceitar vir para salvar a humanidade de seus pecados e males, reconciliá-la com Deus, e salvá-la para a vida definitiva da glória dos céus, Ele sacrificou na cruz aquilo que de mais precioso possuía: sua vida. Foi pelo dom de sua vida para a salvação da humanidade que Jesus adquiriu o direito de ser rei, de orientar a vida das pessoas, de julgar a todos os seres humanos, de dar o Céu aos aprovados pelas obras boas de suas vidas, e de condenar os que forem reprovados por suas más ações.
Jesus Cristo tinha consciência de seu direito de realeza. Embora não reclamasse seus direitos de realeza durante a sua vida, quando chegou o momento de dizer a verdade, Ele foi muito claro. Perguntado pelo governador Pôncio Pilatos se Ele era rei, Jesus foi categórico em sua resposta.- És tu o rei dos judeus? - Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é deste mundo. Perguntou-lhe então Pilatos: És, portanto, rei? Respondeu Jesus: Sim, eu sou rei (Jo 18, 35-37).

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial