27 de agosto de 2012

AS VIRTUDES TEOLOGAIS

A VIRTUDE DA ESPERANÇA


A esperança é a virtude pela qual desejamos como nossa felicidade o Reino dos Céus e a vida eterna, pondo nossa confiança nas promessas de Jesus Cristo, apoiando-nos, não em nossas forças, mas no socorro da graça do Espírito Santo.
A virtude da esperança é a expectativa do Céu, da felicidade eterna. A esperança é a expectativa de alguma coisa muito importante que vai acontecer com certeza. É uma esperança certeza. O que se espera, é certo que irá acontecer. Como a morte é certa... a vida eterna também é certa. E essa vida eterna, que é certa, vai acontecer e nós vamos recebê-la.
A virtude da esperança responde à aspiração de felicidade colocada por Deus no coração de todo ser humano. Purifica as esperanças humanas para ordená-las ao reino dos céus. Protege contra o demônio. Dá alento em todo esmorecimento. Dilata o coração em toda expectativa da bem-aventurança eterna.
A esperança cristã se manifesta desde o início da pregação de Jesus no anúncio das bem aventuranças. As bem aventuranças elevam nossa esperança para o céu. Pelos méritos de Jesus Cristo e de sua Paixão, Deus nos guarda na esperança “que não decepciona” (Rm 5,5). É uma arma que nos protege no combate da salvação: “Revesti-vos da couraça da fé e da caridade, e do capacete da esperança da salvação. (1ts 5,8). Ela traz alegria mesmo nas provações: “Alegrai-vos na esperança perseverando na tribulação (Rm 12,12)
Os mártires se entregavam como alegria aos seus sofrimentos porque sabiam que logo após o martírio viria o Céu!
Podemos esperar com certeza a glória do céu prometida por Deus aos que O amam e fazem sua vontade. Em qualquer circunstância cada qual deve esperar, com a graça de Deus, perseverar até o fim e alcançar a alegria do céu, como recompensa eterna de Deus pela boas obras praticadas com a graça de Cristo.
“Espera, ó minha alma, espera! Ignoras o dia e a hora. Vigia cuidadosamente, tudo passa com rapidez, ainda que tua impaciência torna duvidoso o que é certo, e longo o tempo bem curto. Considera que quanto mais pelejares, mais provarás o teu amor que tem a Deus, e mais te alegrarás um dia com o teu bem amado em gozo e deleite que não podem ter fim.(Santa Teresa)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial