8 de agosto de 2012

PADRE DEHON E SEU SACERDÓCIO

DIA 12 DE AGOSTO - DIA DO PE. DEHON

MINISTÉRIO SACERDOTAL DE PE. DEHON

Primeira Transferência

Terminados seus estudos em Roma, recebeu sua primeira transferência. Foi uma grande decepção para ele. Com vários doutorados em sua bagagem, Padre Dehon esperava trabalhar numa universidade. E foi nomeado para ser o 7 vigário paroquial de uma pobre e problemática paróquia: São Quintino.
Apesar de tudo, assumiu sua missão com todo ardor e entusiasmo. Conhecendo as grandes necessidades daquela cidade, Padre Dehon teve várias iniciativas de grande repercussão: fundou um patronato, a que deu o nome de “São José” (1872). Fundou a Obra dos Círculos Católicos (1873). Fundou um jornal católico: Le Conservateur de L’Aisne (1874). Fundou um círculos de estudos religiosos e sociais, com a Conferência de São Vicente de Paulo (1875). Promoveu encontros de estudos com os patrões, duas vezes por mês (1876); Fundou também o Colégio São João

Fundação da Congregação

Sacerdote culto, santo e dinâmico, muito conhecido na França, Pe. Dehon tinha alguma coisa que o inquietava. Ele não estava satisfeito. Sentia que faltava alguma coisa na sua vida. Não tinha, porém, clareza o que era realmente que estava faltando.
Depois de um longo discernimento, feito de oração, de diálogo com sábios sacerdotes e orientadores espirituais, Pe. Dehon tomou a decisão de fundar a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. A data oficial da fundação é 28 de junho de 1878, dia da primeira profissão do fundador

Trabalhos do Pe. Dehon

Além dos trabalhos de governo e animação de sua congregação como superior geral, Padre Dehon participou dos grandes encontros sociais, na França daquele fim de século.
Pe Dehon se preocupava muito com os problemas dos pobres, dos operários, dos jovens e crianças. Por isso ele participava de congressos e assembleias que tratavam desses problemas.
Pe. Dehon fez muitas conferências sobre os problemas sociais, escreveu artigos em jornais e revistas, publicou livros sobre o tema.
Padre Dehon faleceu no dia 12 de agosto de 1925, aos 82 anos de idade. Seus restos mortais repousam na Igreja de São Martinho, em São Quintino, França.
No fim de sua vida ele disse: "Por Ele vivi, por Ele morro". Esse Ele é o Sagrado Coração de Jesus.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial