21 de setembro de 2012

AS RAIZES DOS PECADOS CASPITAIS


Segundo o ensino de S. Tomás de Aquino, todos os pecados capitais brotam de um amor próprio desordenado, ou seja, do egoísmo que nos impede de amar a Deus acima de tudo e de todos, e nos inclina a nos afastarmos d'Ele.
É do desordenado amor a si mesmo, raiz de todo pecado, que brotam as três concupiscências de que fala S. João quando diz: "Porque tudo que há no mundo, 1º a concupiscência da carne; 2º a concupiscência dos olhos; 3º a soberba da vida, estas três coisas não vem do Pai, mas do mundo". Estas são, de fato, as três maiores manifestações do espírito do mundo no que se refere aos bens do corpo, aos bens exteriores e aos bens espirituais:

AS CONSEQUÊNCIAS DOS  PECADOS CAPITAIS
Vimos no início que os pecados capitais são chamados assim porque são como a cabeça, o princípio, a raiz de muitos outros. Somos, antes de mais nada, inclinados a eles e, a partir deles, a ou-tros pecados que geralmente são mais sérios.
Assim, o orgulho ou soberba leva à desobediência, à hipocrisia, à alegrar-se com o mal alheio, à discórdia, à curiosidade refinada e à teimosia. É um vício que pode nos levar às mais lamentáveis quedas e até à apostasia.

CONTINUA ABAIXO

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial