15 de novembro de 2012

O ANO DA FÉ - 13ª POSTAGEM


DOIS  LIVROS  IMPORTANTES
O Papa Bento, no seu documento “A Porta da Fé” pelo qual instituiu o Ano da Fé, indica dois livros importantes para a redescoberta, a renovação, o aprofundamento e a vivência da fé cristã, para a comunhão com o Deus Trindade, para uma vida cristã sólida que leva à salvação.O primeiro é o livro que contém todos os documentos do Vaticano II, que há 50 anos iniciou um grande processo de renovação da Igreja, renovação que prossegue até hoje e deve prosseguir no futuro. O Outro livro é o Catecismo da Igreja Católica, que a 20 anos traz toda a doutrina católica de forma sistemática e pedagógica.
Para uma renovação profunda dos conhecimentos de toda a doutrina da Igreja, doutrina que tem como fundamento principal a Bíblia, o estudo desses dois livros é de suma importância. Verdade que são dois livros volumosos, que para estudá-los se leva muito tempo. Mas são preciosos.
A respeito do livro dos documentos do Vaticano II, escreveu o Papa: “Pareceu-me que fazer coincidir o início do Ano da Fé com o cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II poderia ser uma ocasião propícia para compreender que os textos deixados em herança pelos Padres Conciliares, segundo as palavras do Beato João Paulo II, «não perdem o seu valor nem a sua beleza. É necessário fazê-los ler de forma tal que possam ser conhecidos e assimilados como textos qualificados e normativos do Magistério, no âmbito da Tradição da Igreja. Sinto hoje ainda mais intensamente o dever de indicar o Concílio como a grande graça que beneficiou a Igreja no século XX: nele se encontra uma bússola segura para nos orientar no caminho do século que começa».Quero aqui repetir com veemência as palavras que disse a propósito do Concílio poucos meses depois da minha eleição para Sucessor de Pedro: «Se o lermos e recebermos guiados por uma justa hermenêutica, o Concílio (o livro do concílio)  pode ser e tornar-se cada vez mais uma grande força para a renovação sempre necessária da Igreja».
Seria muito bom se nas famílias católicas houvesse, junto com a Bíblia, a presença desse livro que contém todos os documentos do Vaticano II, e que aos poucos, fosse lido e meditado.
Quanto ao Catecismo da Igreja Católica, terei a oportunidade de falar dele na próxima postagem.

Muito grato por sua visita!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial