5 de novembro de 2012

O ANO DA FÉ - 3ª POSTAGEM


PASSAR  PELA  PORTA  DA  FÉ
 Escreveu o Papa: A Porta da fé (cf. At.  14, 27), que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma.
            O que fazer para passar por essa porta da fé? Bento XVI diz que “É possível passar por esta porta, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma”. A fé vem do ouvir. Quando a Palavra de Deus é anunciada, quando pela palavra de Deus e pela pregação se falar muito bem de Jesus ressuscitado  e das verdades por Ele reveladas, a pessoa recebe o gérmen da fé, começa a crer, inicia a sua vida de fé, e com isso “atravessa a porta” e entra em comunhão com Deus e em uma vida cristã na Igreja.
            Diz o documento do Papa: É possível passar por esta porta, 1º quando a Palavra de Deus é anunciada e 2º o coração se deixa plasmar pela graça que transforma” Isto nos diz que a obediência à fé é um ato humano livre. Deus não força, não obriga a crer nEle e na vida que Ele oferece. O coração precisa “se deixar plasmar”, modelar, trabalhar, converter, transformar pela Palavra anunciada, pelo Deus anunciado na Palavra.
            Deus não força ninguém a crer. No entanto, aquilo que Ele oferece é tão extraordinário, tão importante para o ser humano, tão necessário para sua vida presente e futura que Deus chama com insistência a todos, oferecendo tudo gratuitamente. Deus  oferece uma “comunhão” de amor com Ele, como Pai criador, como Filho Salvador e como Espírito Santo santificador. Existe coisa maior do que poder viver em comunhão de vida e amizade com o próprio Deus? É Ele quem oferece essa bênção, e quem dá a fé para poder compreender e viver essa maravilha.
            Quando o coração passa pela porta da fé, aceita e crê no Deus que oferece a sua comunhão de amor, e o coração se deixa plasmar pela graça, inicia-se uma nova forma de vida, uma vida cristã. Ao ser plasmado pela graça, o coração vai sendo perdoado dos pecados, libertado de suas escravidões interiores, curado dos seus vícios, revestido de virtudes cristãs, iluminado sempre mais pela Palavra que vai esculpindo uma personalidade cristã, com uma vida cristã autêntica.
            Somos felizes por termos cruzado o limiar da porta da fé, por vivermos a comunhão com Deus e por vivermos nossa vida de fé e obras na Igreja de Jesus.

Muito  grato  por  sua  visista!





0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial