29 de novembro de 2013

CREIO DA REMISSÃO 
DOS PECADOS
            Em nossa profissão de fé católica, nós declaramos que cremos na “remissão dos pecados”. Isto é, declaramos que nós sabemos e cremos que os pecados podem ser perdoados por Deus.
            O perdão dos pecados é uma necessidade premente e absolutamente necessária porque todos somos pecadores, uns mais outros menos. Diz São João que se alguém diz não ter pecado é um mentiroso. “Se dizemos que não temos pecado enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. (1 Jo, 1,8)
            Deus Pai enviou seu Filho Jesus ao mundo, como Salvador, exatamente para alcançarmos a possibilidade do perdão dos pecados, para sermos salvos e santificados. O próprio nome “Jesus” significa “salvador”. Ele se torna Salvador à medida que nos perdoa dos nossos pecados.
            São João nos confirma essa verdade quando nos diz: Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqüidade. Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. Filhinhos, eu vos escrevo, porque vossos pecados vos foram perdoados pelo Seu nome. Se, porém, andamos na luz como Ele mesmo está na luz, temos comunhão recíproca uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado (1Jo 1,9. 2,2. 2,12.1,7)
            Percebemos nesta passagem como Deus quer perdoar os nossos pecados, como Jesus, por sua morte e ressurreição nos alcançou a possibilidade do perdão, se reconhecemos nossos pecados e pedirmos perdão, seremos perdoados.
            Nossos pecados podem ser perdoados pelo sacramento da Confissão. Jesus instituiu esse sacramento no Domingo da Páscoa, quando, aparecendo aos Apóstolos, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados”. (Jo 20,23)
            Pela Confissão podem ser perdoados todos os pecados. Os pecados mortais devem ser obrigatoriamente levados à confissão sacramental. Como os pecados mortais, graves, ofendem gravemente a Deus e rompem o estado de graça, é necessária a Confissão tanto para uma reconciliação com Deus, bem como para uma reconciliação com o povo de Deus, a Igreja.
            Os pecados veniais podem ser perdoados pela Confissão, mas também de outras maneiras como: por um ato penitencial bem feito no início da Santa Missa. por uma santa Comunhão muito bem realizada e piedosa, na qual manifestamos ao Senhor nosso pesar por nossos pecados cometidos. por um ato penitencial piedoso, realizado em oração pessoal pela piedosa e contrita participação de uma confissão comunitária. por boas obras de caridade realizadas com a finalidade de receber o perdão dos pecados veniais.
            O perdão de Deus é uma necessidade para toda a nossa vida terrena. A fraqueza humana nos acompanha como uma sombra, e nos leva sempre a cometer novos pecados. A virtude da humildade nos deve também acompanhar sempre, a fim de reconhecermos os nossos pecados, pedirmos perdão, a fim de sermos perdoados. Até no purgatório há a necessidade do perdão divino, a fim de que os pecados levados, e as penas devidas pelos pecados sejam perdoadas.

            Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós!.

1 Comentários:

Anonymous yanese disse...

Excelente

2 de dezembro de 2013 às 00:18  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial