14 de dezembro de 2013

QUARTO DIA - 15 / 12

OS GRANDES PERSONAGENS 
DO NATAL

Neste quarto dia de nossa novena, queremos penetrar com nosso coração na grandeza do Natal, e contemplar todas as pessoas envolvidas nesse acontecimento tão belo e tão importante para a humanidade e para cada um de nós. Com certeza, muitos irão fazer descobertas interessantes. Irão descobrir outras pessoas envolvidas, muito envolvidas, no acontecimento do nascimento de Jesus.
Iniciemos nossa celebração, traçando sobre nós mesmos o sinal da cruz redentora e invocando a Trindade santa. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração: Ó Jesus ressuscitado, / no dia do Natal nascentes da Virgem Maria, / viestes nos ensinar os caminhos do amor, / e  quereis nos salvar para uma vida eterna nos Céus. / Quando nascestes / tivestes que nascer na fria gruta de Belém. / Agora que vindes de novo / neste de Natal / nós queremos receber-vos muito bem. / Queremos aceitar-vos como nosso Salvador / e queremos ouvir / aceitar e viver ainda melhor / o os vossos  ensinamentos.
Vinde, Senhor Jesus / nossas casas estão abertas.
Vinde, Senhor Jesus / nossas vidas estão abertas.
Vinde, Senhor Jesus / estamos à vossa espera.

Evangelho de São Lucas
Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.  E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência (divina). Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou. (Lc 2, 8-14)

Prezados amigos:
Prosseguindo em nossa renovação pessoal a respeito da festa do Natal de Jesus Cristo, queremos penetrar, hoje, bem no fundo do coração dessa festa, para descobrir, nela, todas as pessoas envolvidas. São várias as pessoas que colaboraram diretamente para que o Natal de Jesus acontecesse. Quais são essas pessoas? Você já pensou nelas? Alguém já lhe falou delas? Hoje queremos apresentá-las a vocês.
Falemos da primeira pessoa tão envolvida no Natal de Jesus: "Deus Pai, o Pai Celeste". Que lindo! Tudo começou no coração do nosso bom Pai do céu. Já no paraíso terrestre, logo depois do pecado de Adão e Eva, o Pai celeste percebeu toda a infelicidade que havia entrado no coração deles. Percebeu todo mal, todo sofrimento, todo problema, todo desamor, toda infelicidade que estaria presente no coração de todos os seres humanos, em todos os tempos. Deus Pai percebeu, ainda, toda maldade que penetrou no coração humano, e todos os imensos problemas que afetariam toda a humanidade, em todos os tempos. As guerras, a fome, as doenças, a pobreza, as violências, os ódios, os abortos, os seqüestros, a destruição das famílias, as drogas, a exploração do homem pelo homem, as ganâncias, as perversões sexuais, as falsas religiões, enfim, todos os males humanos que já aconteceram, e que ainda irão acontecer.
Deus Pai previu tudo. Previu toda a infelicidade de cada ser humano. Previu todo sofrimento de nossas pessoas, de nossas famílias, de nossos conhecidos e vizinhos, enfim, de todos. E o Pai ficou muito impressionado! Muito chocado! Muito triste! Ele havia nos criado para a felicidade, e aí estávamos, infelizes, cheios de problemas e sofrimentos. Ele nos havia criado para uma amizade profunda e maravilhosa com ele, e aí estávamos afastados dele, e por isso, tão infelizes. Ele nos havia criado para a felicidade total, e aí estávamos todos condenados, perdidos, caminhando nas trevas do erro e de todo sofrimento. E toda a culpa por tanto sofrimento estava no próprio ser humano. Nós desobedecemos... Nós nos afastamos... Nós pecamos... Nós mesmos, seres humanos, criamos todos esses males e sofrimentos.
Deus Pai ficou muito penalizado! Seu coração se revolveu em dó e compaixão, como ele mesmo diz pelo profeta Oséias. E em sua infinita compaixão, imensa misericórdia e amor sem medidas, Deus Pai decidiu salvar-nos. Decidiu enviar-nos um Salvador, que viesse nos libertar de tantos sofrimentos; que viesse nos salvar de tantos males, problemas, misérias e pecados. O coração de Deus Pai inclinou-se sobre a humanidade, sobre cada um de nós, e decidiu nos salvar. Graças a Deus! Movido por seu imenso amor, Deus Pai idealizou um maravilhoso plano de salvação para nós.
A encarnação de Jesus no seio de Maria, por milagre do Espírito Santo, seu nascimento, sua vida de trabalho, sua pregação e milagres, sua morte e ressurreição, a fundação da Igreja com toda sua riqueza espiritual, sua permanência conosco, tudo nasceu no coração do Pai celeste! Por isso, na festa de Natal, Deus Pai ocupa um lugar muito especial. E nós queremos homenageá-lo e agradecer-lhe de todo o coração.
  Portanto, Deus Pai deve ocupar um lugar importante no nosso Natal, pois foi Ele quem nos deu o “maior presente natalino” o seu próprio Filho, Jesus, para ser o nosso Salvador. Que neste Natal nós não esqueçamos de homenagear, louvar e agradecer muito a Deus Pai, pelo dom de Jesus, por nos ter dado um salvador.
            Muito obrigado, Deus Pai, pelo grande presente que nos destes: Jesus ressuscitado como nosso Salvador.

ORAÇÃO:
Elevemos com confiança nossas preces a Jesus, para que toda a Igreja, e todos nós, possamos ser muito abençoados neste Natal. Após cada prece, digamos: Vinde novamente, Jesus, / nós precisamos muito de vós!
Todos: Vinde novamente, Jesus, / nós precisamos muito de vós!
1. Para iluminar o Santo Padre, os bispos e sacerdotes do mundo inteiro, a fim de que conduzam a Santa Igreja conforme os vossos desejos, vinde, Jesus!
2. Para nos revelar e comunicar ainda mais o grande amor do vosso e nosso Pai celeste, a fim de que nos sintamos filhos amados por ele, vinde, Jesus!
3. Para revelar-nos e dar-nos o vosso Espírito Santo, a fim de que nos santifique ainda mais, e dentro de nossos corações derrame o amor de Deus e do próximo, vinde, Jesus!
4. Para dar-nos um carinho ainda maior por vossa e nossa mãe, Maria, a fim de que, a seu exemplo, saibamos vos acolher plenamente em nossas vidas, vinde, Jesus!
5. Para que nossas famílias saibam homenagear todas as maravilhosas pessoas envolvidas no acontecimento do Natal, vinde, Jesus!
6. Para iluminar os jovens todos, e em especial os de nossa comunidade, para que despertem para vós e sigam o vosso Evangelho: vinde, Jesus!


ORAÇÃO:
Senhor Jesus, Filho de Deus Pai, concebido por milagre do Espírito Santo, nascido da Virgem Maria, amado e protegido por São José, que viestes para nos libertar, curar e salvar, ajudai-nos a abrir nossos corações ao amor do Pai, à santidade do Espírito, ao amor de todos os irmãos, para que vivendo como Filhos de Deus, e irmãos entre nós, possamos ser felizes, e possamos ajudar a muitos a serem realizados e felizes.
Maria, mãe de Jesus e nossa, preparai nossas vidas, assim como preparastes a vossa, para a chegada de Jesus. Ajudai-nos a abrir ainda mais os nossos corações ao vosso Filho, neste Santo Natal. Amém.


1 Comentários:

Anonymous yanese disse...

Obrigado Pai Amado por tanto amor e carinho pelos teus filho. A Ti toda Honra, Glória e Louvor.

15 de dezembro de 2013 às 11:21  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial