AS VIRTUDES
CRISTÃS
A
palavra “virtude” vem do latim, “virtus”, que significa uma força interior que
procede do psiquismo humano e que lhe possibilita realizar com mais facilidade,
coragem e fortaleza, os atos bons que deseja realizar.
O
termo “virtus”, por sua vez, vem de “vir” que significa varão, varonil. e
sugere força, vigor; e “tus”, que sugere incenso, incensado, cultuado.
Portanto, “virtus” é o cultivo voluntário de uma força interior para realizar o
bem, para realizar os atos de virtudes.
Virtude, pois, é um vigor, uma força
presente no psiquismo humano que facilita e possibilita realizar coisas boas, o
bem, com maior prontidão, facilidade e êxito.
Virtude é um habito bom. Hábito é
uma força interior que leva a realizar os “atos” que deram origem ao “hábito”.
É pela repetição voluntaria dos ”atos bons” que se cria o “hábito bom”.
O contrário da virtude é o vício.
Este é uma força interior que leva o ser humano a praticar atos maus. Foi pela
repetição dos atos maus que se criou o vício.
“Com todas as forças sensíveis e
espirituais, a pessoa virtuosa tende ao bem, persegue-o e o escolhe na prática”
(CIC = Catecismo da Igreja Católica - 1803)
AS
VIRTUDES TEOLOGAIS
As
virtudes teologais se referem diretamente a Deus. Dispõe os cristãos a viver em
relação à Santíssima Trindade e tem a Deus Uno e Trino como origem, motivo e
objeto.
As
virtudes teologais fundamentam, animam e caracterizam o agir moral do cristão.
Informam e vivificam todas as virtudes morais. São infundidas por Deus na alma
dos fiéis para serem capazes de agir como filhos de Deus e irmãos entre si, e
merecer a vida eterna. São o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas
faculdades do ser humano.
As
virtudes teologais são três: Fé, Esperança e Caridade. Deus é o alicerce infalível da fé. Deus é a
garantia absoluta da Esperança. Deus é a fonte inesgotável do amor.
Diante
da revelação de Deus, que propõe o seu projeto de salvação, o ser humano é
convidado a responder através da fé, da esperança e da caridade. Crendo, esperando
e amando, o homem coloca-se na dinâmica de uma existência voltada para Deus.
Mais do que um conjunto de conteúdos, é um caminho de vida, uma disposição, uma
capacidade e disponibilidade de cumprir todos os dias os “atos de fé”, de
colocar-se nas mãos de Deus com plena confiança, esperando Dele a plenitude dos
bens e a vida eterna. Santo Agostinho aprofundou a interioridade da decisão da
fé, a sua ligação com a esperança e a caridade, tudo com uma forte referência a
Cristo.
1 Comentários:
Excelente
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial