15 de agosto de 2014

AS  VIRTUDES  HUMANAS  CRISTÃ
            As virtudes humanas cristãs são forças interiores que geram atitudes firmes, disposições estáveis, perfeições habituais da inteligência e da vontade, que regulam nossos atos, pondo em ordem nossas paixões e guiando-as segundo a razão e a fé. Possibilitam, assim, facilidade, domínio e alegria para levar uma vida moralmente boa. Pessoa virtuosa é aquela que livremente pratica o bem.
       As virtude morais são adquiridas humanamente. (sem a graça... ou com ela...) São os frutos e os germens de atos moralmente bons. (CIC 1804)
 São virtudes humanas: o amor natural, a bondade, a solidariedade, a generosidade, a compaixão, a fidelidade, a nobreza, a justiça, a honradez. a pureza da sexualidade, a humildade, a mansidão, e tantas outras. Elas são humanas e podem existir em alguém que não tenha fé, nem religião. Mas essas mesmas virtudes humanas podem ser “cristianizadas” e se tornarem virtudes cristãs.
             Adquire-se uma virtude mediante algumas ações decisivas:
1. Pelo conhecimento da mesma, pela admiração por ela, pelo desejo de possuí-la.
2. Pela decisão da vontade de realizar os atos próprios dessa virtude, toda vez que houver oportunidade. A repetição do ato gera o hábito.
3. Repetir sempre de novo os mesmos atos
     até tornar-se um hábito.
4. Criado o habito bom da virtude em questão, reforçá-lo sempre de novo com os atos repetidos com satisfação e alegria. As virtudes humanas precisam ser adquiridas. Porque nascemos com o pecado original, e por causa de suas consequências, não trazemos as virtudes na nossa natureza. Pelo contrário. Trazemos, sim, as tendências para o mal. Trazemos tendências ao orgulho, ao egoísmo, à mentira, à falsidade, ao materialismo, à conservar mágoas e ressentimentos,  e muitas outras.
    A raiz primeira das virtudes humanas pode estar já no útero materno. O modo de viver e o comportamento da mãe, durante a gestação, já pode transmitir ao bebê os inícios das virtudes humanas. E o desabrochamento das mesmas se dá na forma de comportamento dos pais, e principalmente da educação que a criança recebe na família, na escola, na igreja, em associações religiosas.
           
 As virtudes cardeais
            Dentre as virtudes humanas cristãs, quatro tem um papel central, em torno das quais se agrupam as demais. Recebem o nome de virtudes cardeais. O nome vem do latim “cardo”, que se traduz por gonzo, dobradiça, porque em torno delas se movem todas as demais virtudes humanas cristãs.
            São elas: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial