12 de dezembro de 2014

JESUS VEIO AO NOSSO ENCONTRO 
NO NATAL

Saúdo a todos com alegria, e desejo que a paz do Deus vivo se manifeste em nossos corações e permaneça para sempre. Queremos prosseguir em nossa preparação pessoal e familiar, para uma mais consciente e alegre recepção de Jesus que vem no Natal. Neste segundo dia de preparação, queremos refletir e orar sobre a realidade da vinda de Jesus Cristo ao mundo dos homens.
Entremos todos em sintonia espiritual com Deus Pai, com Jesus, e com o Espírito Santo, iniciando nossa segunda celebração em nome da Santíssima Trindade. Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

ORAÇÃO: Ó Jesus ressuscitado, / no dia do Natal nascentes da Virgem Maria, / viestes nos ensinar os caminhos do amor, / e  quereis nos salvar para uma vida eterna nos Céus. / Quando nascestes / tivestes que nascer na fria gruta de Belém. / Agora que vindes de novo / neste de Natal / nós queremos receber-vos muito bem. / Queremos aceitar-vos como nosso Salvador / e queremos ouvir / aceitar e viver ainda melhor / o os vossos  ensinamentos.
Vinde, Senhor Jesus / nossas casas estão abertas.
Vinde, Senhor Jesus / nossas vidas estão abertas.
Vinde, Senhor Jesus / estamos à vossa espera.

Leitura do Evangelho de São Mateus
 Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente.  Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.
 Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta:  Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7, 14), que significa: Deus conosco. Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa. sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus.  (Mt 1, 18-25

Prezados amigos:
Ontem falamos que o Natal é a festa pela qual festejamos o nascimento e o aniversário de Jesus Cristo, e o início de nossa salvação. Vocês poderiam perguntar: "Por que, ainda hoje, depois de dois mil anos, se celebra com uma festa tão grande e tão bela o nascimento e o aniversário de Jesus?" A resposta é: "Porque o nascimento de Jesus marcou a chegada do Deus Salvador, e portanto, o começo real da salvação da humanidade, e da nossa própria salvação pessoal. Podemos, então, afirmar: "Se eu, enquanto estou vivendo, posso ser salvo, liberto e curado de meus pecados, de meus males e de meus problemas, é porque Jesus nasceu e está comigo! É porque Ele está no meio de nós!
Nós sabemos que os primeiros seres humanos foram atingidos pelo mal do pecado original. Porque eles eram o início da humanidade, o mal que entrou neles passou a todos os seres humanos, e chegou até nós. Todos nós podemos perceber a existência da força desse mal. Ali estão, por exemplo: o orgulho, a inveja, a vaidade, a preguiça, a maledicência, a mentira, a sensualidade, o egoísmo, o materialismo, as ganâncias, o erotismo sob todas as formas, os medos, a solidão, as descrenças, e todas as demais imperfeições. Esses males são os sinais claros, claríssimos, da presença do pecado das origens em nossos corações. Todos nós já experimentamos algumas dessas forças negativas.
Por causa desse mal, todos havíamos perdido a amizade de Deus, e o nosso coração afastou-se do seu amor. A perda da amizade de Deus, e as forças do mal que existem em nós, são a causa primeira de quase todos os nossos erros e males.
Por outro lado, o mal que penetrou no coração humano é a causa de todos os enormes males da sociedade e da humanidade. Todas as guerras, a fome que mata milhões de pessoas, a falta de hospitais e postos de saúde, a falta de escolas para todos, a falta de terra e moradia para muitas  famílias, o desemprego, o problema das crianças abandonadas, dos jovens drogados e marginalizados, o terrível pecado do aborto, as separações dos casais que causam tantos sofrimentos, a exploração das nações pobres pelas ricas, a corrupção política,  enfim, todos os males sociais, nacionais e internacionais nascem, existem e acontecem por causa das  forças do mal que afetou os corações humanos. É de dentro dos corações das pessoas que surgem todos esses males! É o próprio ser humano que os provoca, os faz acontecer. Atenção: Deus não quer esses males! Eles não vem de Deus! Deus quer só bem. O bem de todos e de cada um.
Como sabemos, logo que Deus viu toda a humanidade mergulhada em toda espécie de erros e males, Ele nos prometeu um Salvador. Por puro amor e compaixão para conosco, Deus Pai prometeu enviar seu próprio Filho, para nos libertar de todos esses males. Deus Pai nos avisou por meio dos profetas, que Jesus iria nascer de uma Virgem. Que viria para nos ensinar a mensagem do amor a Deus e ao próximo. Que iria morrer na cruz para resgatar-nos dos nossos pecados pelo preço de seu sangue e pela entrega de sua vida até à morte na cruz. Mas depois de morto, Jesus iria ressuscitar, para ser a garantia, o exemplo de nossa futura ressurreição. Essa foi a grande promessa feita por Deus Pai no paraíso, e repetida muitas vezes, em todo Antigo Testamento.
Quando chegou o tempo marcado por Deus Pai, a Virgem Maria, mocinha humilde de Nazaré, escolhida e preparada maravilhosamente por Deus Pai, foi avisada pelo Arcanjo Gabriel que seria a Mãe do Salvador. De fato, naquele momento em que Maria aceitou o convite  de Deus, ficou grávida por milagre do Espírito Santo. Ela concebeu em seu seio, Jesus Cristo. O Filho de Deus Pai, que também é Deus, tornou-se também homem. Tornou-se igual a nós em tudo. Menos no pecado.
Nove meses depois, Maria e José estavam em Belém para darem seu nome no recenseamento decretado pelo imperador romano. A gravidez de Maria estava no fim. Jesus estava para nascer. Ao chegar em Belém, São José procurou um lugar, um quarto, nas hospedarias, onde Maria pudesse descansar e dar à luz. Foi em vão. Não encontrou. Foi, então, abrigar-se numa gruta natural, no meio de uma pastagem. Lá, naquela gruta fria, Jesus Cristo nasceu! Nasceu o Salvador da humanidade! Nasceu: o seu, o meu, o nosso Salvador!
Era Natal! Era a noite santa do Natal! Era a noite em que Deus veio ao nosso encontro para salvar-nos! Veio para reconduzir-nos à sua amizade, ao seu amor. Veio para reconciliar-nos uns com os outros, para formar uma grande família.
Eis aí porque o Natal é tão importante para nós! É justo, portanto, que façamos uma linda festa para Jesus, no Natal, e nos sintamos alegres e felizes naquele dia. A alegria do Natal é a alegria de gente que vive com Jesus, e caminha com ele nos caminhos da vida.
Vinde, Senhor Jesus, vinde novamente no Santo Natal!

Oração: Meus amigos, após termos ouvido tão belas verdades, apresentemos a Jesus os nossos pedidos, para alcançarmos as luzes e as forças necessárias para abrirmos ainda mais o nosso coração ao Salvador, nesta preparação para o Santo Natal. Após cada prece, queremos afirmar:
 Vinde novamente, Jesus, / manifestai a vossa salvação!
1. Para renovar e fortalecer a Santa Igreja, para conservar em saúde o nosso Santo Padre, o Papa, para proteger os bispos, os sacerdotes e todos os religiosos, que servem na vossa Igreja, vinde, Jesus!
2. Para que este Natal seja para todos nós uma ocasião de aceitarmos ainda mais vossa pessoa, vossos ensinamentos e vossa Igreja, vinde, Jesus!
3. Para aumentar nossos bons desejos, firmar nossos propósitos de viver como irmãos, e como pessoas que caminham em fraternidade na Igreja, em busca de um mundo melhor, e da salvação de todos os males, vinde, Jesus!
4. Para fazer crescer ainda mais o amor, o diálogo, o respeito e a boa vontade entre os casais, entre pais e filhos, entre empregadores e empregados, vinde, Jesus!
5. Para orientar os transviados, para dar paz aos revoltados, para fazer justiça aos injustiçados, para libertar os prisioneiros dos vícios, e de todo tipo de escravidões, vinde, Jesus!
6. Para consolar, fortalecer e iluminar nossos velhinhos e doentes, a fim de que façam dos seus sofrimentos um meio de aproximação de vós, e uma fonte de bênçãos para suas famílias, vinde, Jesus!


ORAÇÃO: Senhor Jesus, nascendo da Virgem, em Belém, viestes participar de nossa vida humana. Quisestes passar por todas as nossas boas e amargas experiências, para nelas, dar-nos o exemplo de uma vida repleta de aceitação, doação e amor. Concedei-nos que, como fruto deste Natal, nos decidamos a viver uma vida de gente salva. Que nosso modo de viver seja um exemplo para quantos convivem conosco.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial