25 de dezembro de 2014

MARTÍRIO   DE  SANTO  ESTEVÃO

            Neste dia 26 de dezembro celebramos o martírio de Santo Estevão, diácono da Igreja Apostólica, primeiro mártir do tempo da Igreja Cristã nascente. Ele foi o primeiro que deu a vida em defesa de sua fé em Jesus ressuscitado. Seu martírio ocorreu pouco tempo depois de Pentecostes, fundação da Igreja.
            Nos atos dos Apóstolos (Atas... dos Apóstolos) encontramos a passagem do relato de seu martírio. Vamos conferir
            “Estêvão, cheio de graça e fortaleza, fazia grandes milagres e prodígios entre o povo. Mas alguns da sinagoga, chamada dos Libertos, dos cirenenses, dos alexandrinos e dos que eram da Cilícia e da Ásia, levantaram-se para disputar com ele.* Não podiam, porém, resistir à sabedoria e ao Espírito que o inspirava.
Então subornaram alguns indivíduos para que dissessem que o tinham ouvido proferir palavras de blasfêmia contra Moisés e contra Deus. Amotinaram assim o povo, os anciãos e os escribas e, investindo contra ele, agarraram-no e o levaram ao Grande Conselho. Apresentaram falsas testemunhas que diziam: Esse homem não cessa de proferir palavras contra o lugar santo e contra a lei. Nós o ouvimos dizer que Jesus de Nazaré há de destruir este lugar e há de mudar as tradições que Moisés nos legou.* Fixando nele os olhos, todos os membros do Grande Conselho viram o seu rosto semelhante ao de um anjo. Homens de dura cerviz, e de corações e ouvidos incircuncisos! Vós sempre resistis ao Espírito Santo. Como procederam os vossos pais, assim procedeis vós também! Vós que recebestes a lei pelo ministério dos anjos e não a guardastes...* Ao ouvir tais palavras, esbravejaram de raiva e rangiam os dentes contra ele. Mas, cheio do Espírito Santo, Estêvão fitou o céu e viu a glória de Deus e Jesus de pé à direita de Deus:
Eis que vejo, disse ele, os céus abertos e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus. Levantaram então um grande clamor, taparam os ouvidos e todos juntos se atiraram furiosos contra ele. E apedrejavam Estêvão, que orava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. Posto de joelhos, exclamou em alta voz: Senhor, não lhes leves em conta este pecado... A estas palavras, expirou”. (Atos 6,8-15. 7,51-60

            Deu sua vida por Jesus, como Jesus a deu para nós. Estêvão não apenas morreu por Jesus, mas como Jesus, que do alto da cruz perdoou aqueles que o crucificaram, Estevão também perdoou aqueles que o apedrejaram. O Perdão aos inimigos é lição de Jesus e é característica dos discípulos de Jesus, que somos todos nós;

1 Comentários:

Anonymous yanese disse...

Excelente

25 de dezembro de 2014 às 23:22  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial