O
SACERDÓCIO:
UMA BÊNÇÃO
PARA O POVO DE DEUS
Durante o Ano Sacerdotal houve um grande esforço em toda a Igreja para uma renovação profunda da graça da ordenação sacerdotal no coração de todos os sacerdotes. Retiros espirituais, muitas orações especiais pelos sacerdotes em toda a Igreja, muitas pregações, pronunciamentos, artigos e livros escritos sobre a importância, a santidade, a grandeza e a necessidade imprescindível dos sacerdotes na vida do povo de Deus.
O Ano Sacerdotal terminou, mas os sacerdotes prosseguem, reanimados, a “gastar gratuitamente suas vidas” para pastorear o povo de Deus. Todo enriquecimento de cada sacerdote ocorrido durante esse Ano Sacerdotal, transbordará em forma de bênçãos de toda espécie para o bem de todos os católicos por ele servidos.
Um homem feito ponte
O sacerdote é um homem escolhido por Deus, chamado por Jesus, formado pela Igreja, para ser o intermediário direto e imediato entre Deus e os seres humanos. Daí vem o nome “pontífice”, que significa um “homem feito ponte”. Ponte é uma estrutura que liga margens opostas de um rio. Sua finalidade é possibilitar e facilitar a passagem de um lado para o outro. Assim o sacerdote é a “ponte” para possibilitar e facilitar a passagem de Deus que quer chegar aos homens, e a passagem dos homens que querem chegar a Deus. O sacerdote é o “provocador” desses encontros entre Deus e os homens, a fim que Deus possa realizar a sua obra de salvação e santificação na vida do ser humano, e este possa receber todas essas bênçãos que Deus lhe tem reservado.
É muito lindo o que o Espírito Santo inspirou São Paulo a escrever sobre o sacerdócio. Na leitura dê atenção à palavra “pontífice”, pois ela veio do Espírito Santo. “Em verdade, todo ‘pontífice’ é escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Sabe compadecer-se dos que estão na ignorância e no erro, porque também ele está cercado de fraqueza. Por isso, ele deve oferecer sacrifícios tanto pelos próprios pecados quanto pelos pecados do povo. Ninguém se aproprie desta honra, senão somente aquele que é chamado por Deus, como Aarão. (Hb 5, 1-4)
Essas palavras bíblicas revelam a missão fundamental do ministério sacerdotal. Elas são tão explícitas e claras que dispensam comentários. Vale a pena relê-las e pesá-las.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial