20 de agosto de 2016

5. ASSISTIR AOS ENFERMOS

           
Esta obra de misericórdia consiste em dar todo o atendimento que seja necessário a algum enfermo. seja ele pessoa da própria família, seja de alguma família conhecida ou até uma pessoa desconhecida.
            Esta assistência se refere desde os atendimentos essenciais como vestuário, alimentação, bebida, medicação, ou internação em hospital, bem como visitas caritativas para dar ânimo e conforto material ou psicológico e espiritual ao enfermo.
            Em se tratando de familiares enfermos, os próprios laços de sangue levam as pessoas a cuidar da melhor forma possível os seus enfermos. Este cuidado faz parte da justiça, do amor familiar e da obrigação humana. Nestes casos, para que esta assistência seja reconhecida como obra de misericórdia é necessário que o coração se revista de um espírito de caridade que, aliás, torna ainda mais cuidadosa toda a atenção para com o enfermo.
            Pratica esta obra de misericórdia também quem se propõe a fazer visitas a pessoas enfermos que estão em suas casas ou em hospitais. Encontramos pessoas que realizam essas visitas com a finalidade de animar, encorajar, confortar pessoas enfermos.
Este cuidado caridoso ao enfermo também merece a recompensa da misericórdia divina, bem como a aprovação das palavras de Jesus que diz: “O Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque eu era enfermo e vós me visitastes.  Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que tu estavas enfermo e nós te visitamos? ... Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.(Mt 25, 34 e SS)

Oração:
            Senhor Jesus, vivo, ressuscitado, concedei-me pelo Espírito Santo um coração sensível diante das doenças e enfermidades dos irmãos. Vós visitastes e curastes a tantos. Aliás, continuais a visitar e a curar a muitos também em nossos dias. Diante da doença e enfermidade dos irmãos, que eu me sinta compungido e solidário, procurando visitar, socorrer e encorajar aqueles enfermos que estão mais abandonados e necessitados. Nem sempre é cômodo realizar essa obra, mas com a graça do Espírito Santo, poderei praticar essa obra de misericórdia. Amém.




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial