4 de junho de 2012

A FESTA DE CORPUS CHRISTI


A Igreja toda, no mundo inteiro, em todas as comunidades onde haja sacerdotes, ou até mesmo onde haja apenas ministros extraordinários da Eucaristia, celebra cheia de louvor e de ação de graças, em meio a solenidades, procissões festivas ou outras comemorações, a festa de Corpus Christi, a festa da Sagrada Eucaristia.
A finalidade primeira dessa solenidade é agradecer e louvar a Jesus, pelo dom da Eucaristia. Diz o Missal popular: “A festa do Corpo de Deus é a solene comemoração do Santíssimo Sacramento do Altar. Por ela agradecemos e louvamos o amor de Jesus, pelo dom inefável da Eucaristia”.
O nome “Corpus Christi” se traduz como “Corpo de Cristo”. Na verdade, é a festa do “Corpo e Sangue” de Cristo Jesus, presentes na sagrada Eucaristia. Aliás, há também outras designações para essa festa, como: “Corpus Dómini”, que se traduz por “Corpo do Senhor”, “Solenidade do Santíssimo Sacramento do Altar”, “Festa do Corpo de Deus”, e outras. São nomes diversos para designar a mesma maravilha: a “Presença real de Jesus Cristo” sob as espécies e aparências do Pão e do Vinho consagrados na Santa Missa.
O grande mistério da “Presença Real de Jesus na Eucaristia” foi instituído por Jesus, na quinta-feira santa, durante a Santa Ceia. Naquela histórica noite, terminada a ceia judaica do Cordeiro Pascal, Jesus pôs fim à antiga aliança, à antiga ceia, bem como a todo o ritual dos sacrifícios oferecidos no tem-plo. De imediato inaugurou o Novo Testamento, instituindo a Nova C eia do Novo Cordeiro Pascal, a Eucaristia.
Jesus, em seu infinito e divino amor, quis permanecer na Igreja de forma sacramental, num sinal visível revelador de Sua presença, a Sagrada Eucaristia. Na Eucaristia, Jesus deixou à Igreja o único, eterno e supremo sacrifício de Sua vida, oferecido na Cruz, a fim de que Ela o possa oferecer ao Pai celeste em cada Santa Missa celebrada. Ao mesmo tempo, na Eucaristia, Jesus quer dar-se aos seus, em forma de “Comunhão”, para ser companheiro de caminhada, para ser força, ânimo, remédio, libertação, salvação e fonte de santidade para o ser humano.(Continua abaixo...)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial