31 de outubro de 2012

OBRAS DE MISERICÓRDIA ESPIRITUAIS


      SOFRER COM PACIÊNCIA AS FRAQUEZAS DO PRÓXIMO.
Todos nascemos, trazendo dentro de nós as conseqüências do pecado original: o orgulho, o egoísmo, a inveja, a vaidade, a preguiça, a gula, a sensualidade, a agressividade e tantas outras.
Nós mesmos constatamos, até com tristeza, a presença dessas forças do mal, presentes em nós, presentes nos membros de nossas famílias e em todas as pessoas que conhecemos. Não encontramos ninguém perfeito. Mesmo pessoas muito boas, tem o seu lado doloroso e frágil.
Diante dessa realidade precisamos lutar para não permitir que nossas fraquezas ofendam, injuriem as pessoas, façamos-lhe mal. Precisamos, também, nos munir de cuidados para não nos deixarmos ferir, ofender pelos que erram contra nós.
A proposta dessa obra de misericórdia é de procurarmos sofrer com paciência as fraquezas do próximo. As esposas terem paciência diante de seus maridos, e os maridos terem paciência com as esposas. Os pais, com seus filhos, e os filhos com seus pais. Os irmãos e parentes com seus familiares, e estes com eles. Enfim, usar de paciência com todos os que erram.
Também essa obra de misericórdia espiritual não é tão fácil de ser cumprida. Nem sempre conseguimos manter a paciência. Mas ela é muito benéfica para a nossa paz na convivência com as pessoas. Também esta obra merece a promessa de Jesus que diz: “Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”. Alcançar de Deus a misericórdia diante de nossos pecados e erros é uma graça extraordinária.
            Oração
            Divino Espírito Santo, que produzis no coração aberto para Vós o fruto tão importante da paciência, concedei-me um coração paciente no meu relacionamento com os meus familiares, parentes, amigos e desconhecidos, enfim, todos os que agem de forma incorreta ou má. Dai-me a capacidade de manter uma atenção pronta a permanecer-me paciente em face das fraquezas do próximo. Que eu saiba calar quando for útil, que eu saiba me conter quando a ocasião for necessária, que eu saiba minimizar os erros para me conter em estado de paciência quando as fraquezas humanas aparecerem nos meus relacionamentos. Amém.

Muito grato por sua visita !

30 de outubro de 2012

OBRAS DE MISERICÓRDIA ESPIRITUAIS


PERDOAR AS INJURIAS.
   Vivemos num mundo onde há uma presença do bem e do mal, dos bons e dos maus. Nós mesmos sofremos pela presença de forças do mal dentro de nós, que muitas vezes nos levam a fazer o mal que não queremos e a não fazer o bem que gostaríamos de fazer.
   Infelizmente pode ocorrer que em algum momento de nossa vida soframos injustiças, ingratidões, ofensas, calúnias e injúrias. Estas atitudes ferem o nosso coração, e essas feridas emocionais produzem emoções de raivas, de mágoas, de ódios, de ressentimentos e até de vinganças.
  Essas emoções de desamor são muito prejudiciais à nossa vida pessoal. Causam males ao nosso psíquico, ao nosso emocional, e até à nossa saúde física.
 O remédio para curar essas feridas emocionais se chama perdão. Quando nós nos decidimos perdoar, e de fato perdoamos de coração, e repetimos esse perdão dentro de nós mesmos mais vezes, conseguimos vencer aqueles sentimentos tão negativos de raivas, mágoas, ressentimentos, ódios e vinganças. Curar essas feridas é uma bênção para nós.
  Perdoar essas injúrias e ofensas se constitui numa excelente obra de misericórdia que, Aliás, além de nos fazer um grande bem, recebemos a promessa de Jesus que diz: “Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”. Além de fazermos um bem importante para nós mesmos, nos tornamos merecedores da misericórdia divina.

Oração:
Divino Espírito Santo, amor eterno, fogo divino que queimais o pecado, cauterizais as feridas espirituais e psicológicas, dai-me a sabedoria de sempre querer perdoar as injúrias recebidas, a fim de curar as minhas feridas e eliminar os sentimentos de mágoas, raivas, ódios ou vinganças presentes em meu coração. Convencei o meu coração para que ele queira perdoar todas as injúrias. Convencei-o a fim de que, perdoando, fique curado de todas as feridas emocionais, seja mais sadio, alegre e feliz. Amém.

Agradeço sua visita! Deus lhe dê suas bênçãos!

29 de outubro de 2012

OBRAS DE MSERICÓRDIA ESPIRITUAIS


 CONSOLAR OS TRISTES
Uma obra de misericórdia espiritual que podemos realizar muitas vezes é consolar os tristes. São inúmeras, incontáveis, as causas das tristezas das pessoas. Desde as tristezas mais profundas pela morte de uma mãe, de um pai, de uma esposa, de um marido, de um filho, de um familiar ou amigo, até a tristeza de um adultério, de uma traição no amor de noivo ou namorado, até as ingratidões e decepções que pessoas em quem confiávamos, até todas as inúmeras causas emocionais das depressões.
Esta obra de misericórdia é sempre muito bem recebida pelas pessoas tristes. Mesmo que sejam pessoas desconhecidas. Quem vai consolar deve sempre demonstrar a sua boa vontade, o seu desejo de auxiliar. O triste deve perceber nas nossas palavras o nosso desejo de solidariedade, de compreensão e de caridade. Para consolar, jamais falar de exemplos de desgraças maiores ou piores, de sofrimentos mais agudos. É preciso usar palavras animadoras que possam confortar e consolar. Muitas vezes, em determinadas situação, nem são necessárias palavras. Bastam gestos.
            Se estivermos atentos, encontraremos ao nosso lado muitas pessoas tristes, que tem a alma amargurada, decepcionada, desiludida e deprimida. Como faz bem uma boa palavra nestas ocasiões. Não percamos oportunidades de reanimar aqueles que, perto de nós, trazem um coração entristecido.
Sendo também essa uma obra de misericórdia, ela recebe a recompensa de Jesus que diz: “Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”.
Por serem muitas as oportunidades de encontrarmos pessoas tristes, façamos este bem àqueles que sofrem em suas tristezas.
Oração
Divino Espírito Santo, alegria de Deus, que comunicais o fruto da alegria aos corações que de Vós se aproximam, dai-me palavras inspiradas pela Vossa sabedoria para que eu possa consolar aqueles corações que carregam a grossa sombra da tristeza e da dor no coração. Ensinai-me a consolar os tristes. Ensinai-me a reerguer os abatidos pelas ingratidões e injustiças sofridas. Que eu aproveite toda ocasião para consolar e reanimar os corações entristecidos.
Amém.

Muito grato por sua visita. Deus abençoe!


28 de outubro de 2012

OBRAS DE MISERICÓRDIA ESPIRITUAIS


    CORRIGIR OS QUE ERRAM
            Uma obra de misericórdia espiritual, sem dúvida importante, mas delicada e, às vezes, difícil e espinhosa é corrigir os que erram. Quem nunca errou? Quem está isento de errar? Quanto menos conseguirmos errar, tanto melhor.
Nem sempre gostamos de ser corrigidos. O orgulho presente em todo coração humano é a causa de não gostarmos de ser corrigidos, e é, também, a causa de que os outros não gostem de ser corrigidos por nós. Às vezes, a omissão diante de uma correção a fazer pode levar alguém a cometer erros graves que comprometem a sua vida ou a de outros.
            Essa correção, que é obra de misericórdia espiritual, deve sempre ser feita com o objetivo de auxiliar a pessoa, de tirá-la de um mau caminho, de hábitos errados, de vícios, enfim, daquilo que a pessoa está fazendo, desejando, pensando ou falando que não seja bom para ela e, eventualmente, para os demais.
            Essa correção sempre deve ser feita na hora certa, com as palavras corretas, com sentimentos de bem querer, de modo que a pessoa corrigida percebe o bem que lhe queremos.
            Corrigir os que erram, com amor e com vontade de ajudá-los, é uma excelente obra de bondade e de caridade. Quantos erros são evitados graças a essas correções. Sendo uma obra de misericórdia, também essa alcança a promessa de Jesus que disse: “Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”. Não nos omitamos de corrigir quando se trata de ajudar alguma pessoa. Mesmo que seja espinhoso.
            Oração
            Divino Espírito Santo, que sois a luz iluminadora nas trevas do mundo e nos caminhos obscuros do ser humano, Vós que quereis que todos os seres humanos andem pelos vossos caminhos de luz, de bem, de verdade, de justiça e de amor, dai-me palavras acertadas e cheias de sabedoria para aconselhar àqueles que estão à minha volta, quando precisarem de uma boa palavra para abandonarem o erro, o falso, o injusto, e aquilo que é mau, a fim de que voltem ao bom caminhos, a uma vida mais virtuosa e justa. Ensinai-me a corrigir os que erram. Amém.

Muito obrigado por sua visista. Deus lhe dê muitas bênçãos!

27 de outubro de 2012

SEGUNDA OBRA DE MISERICÓRDIA ESPIRITUAL


  ENSINAR OS IGNORANTES

O termo “ignorante” significa, aqui, a pessoa que tem falta de conhecimento. Em se tratando da obra de misericórdia, a ignorância se refere principalmente ao desconhecimento daquilo que a pessoa precisaria saber para viver bem, para fazer o bem, para se relacionar bem com Deus, com a família e com todas as pessoas.
Por falta de conhecimento das verdades de fé e de religião, alguém não se relaciona, não respeita, não cultua a Deus, e até pode ofendê-lo pelas ações contra os mandamentos divinos. Levar alguém a conhecer a Deus, a sentir-se amado por Ele, a amá-Lo, a adorá-lo e cultuá-lo é uma obra de valor inestimável. O conhecimento mais importante para uma pessoa humana é conhecer, amar, se deixar amar, cultuar e servir a Deus por uma vida santa.
Muitas vezes, as crises de casais e de famílias se originam pela falta de conhecimentos sérios e sadios a respeito dos comportamentos que devem orientar os cônjuges na sua vida matrimonial. Ensiná-los, orientá-los, aconselhá-los é ajudá-los a viverem melhor a vida conjugal, familiar, bem como a serem mais felizes.
Cabe também dentro do sentido dessa obra de misericórdia espiritual, ensinar alguém gratuitamente a exercer uma profissão, a fim de que o ensinado possa trabalhar e ganhar o pão com “o suor de seu rosto”.
Por ser obra de misericórdia, realizada com esse espírito de caridade, também esta recebe a promessa de Jesus: “Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”. Alcançar misericórdia de Deus é uma recompensa preciosa. Animemo-nos a ensinar algo a alguma pessoa ignorante.

Oração:
Divino Espírito Santo, Deus de infinita sabedoria, iluminai-me com o Dom da Sabedoria para que eu saiba ensinar o caminho do amor a Deus, à família e ao próximo, àqueles que por ignorância acabam agindo mal e vivendo mal.
Dai-me a coragem e a alegria de saber ensinar aquelas pessoas que, por falta de uma formação melhor, ignoram a Deus, ignoram seus mandamentos e ensinamentos, como também àqueles que por ignorância não vivem bem sua vida matrimonial, familiar e social. Ensinai-me a ensinar. Amém.

Muito grato por sua visita. Até amanhã!