21 de novembro de 2013

SUBIU   AOS   CÉUS
            Em nossa profissão de fé católica nós declaramos que cremos que Jesus, quarenta dias depois de sua ressurreição, Ele subiu aos Céus.
       Nos Atos dos Apóstolos (Isto é, nas Atas das ações dos Apóstolos Pedro e Paulo) nós encontramos o texto bíblico que nos fala da Ascensão de Jesus aos Céus. Diz Lucas:  Em minha primeira narração, ó Teófilo, contei toda a seqüência das ações e dos ensinamentos de Jesus,  desde o princípio até o dia em que, depois de ter dado pelo Espírito Santo suas instruções aos Apóstolos que escolhera, foi arrebatado ao céu.  E a eles se manifestou vivo depois de sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus. Dizendo isso elevou-se (da terra) à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos.. Enquanto o acompanhavam com seus olhares, vendo-o afastar-se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco, que lhes disseram:  Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu.  (Atos 1,1-3. 9-12)
   O Filho de Deus Pai havia “descido” dos Céus, se encarnado no seio da Virgem, vivido 30 anos no escondimento, durante três anos anunciou o Reino de Deus, entregou-se à morte de cruz para a salvação da humanidade, ressuscitou, apareceu durante quarenta dias aos Apóstolos, e agora voltou para lá, de onde tinha vindo. Veio do Céu e voltou para o Céu. Veio de junto da Trindade e voltou para junto da Trindade. Ele é “uma” das três Pessoas da Trindade.
      O relato acima, de Atos, fala que Jesus “se elevou da terra”, que os Apóstolos “vendo afastar-se para o Céu”, nos daria a entender que o Céu fica no alto, além das nuvens. Se assim ocorreu, foi para que os Apóstolos se convencessem de que agora Jesus não estava mais com Eles, como esteve antes e depois de sua ressurreição.
     O Céu, sim, está “no alto”, “acima” de nosso mundo material. O Céu, para onde foi Jesus, onde se encontra a Santíssima Trindade, onde se encontram os Anjos e todos os Santos, não é um lugar material, mas um lugar sobrenatural, espiritual. Lugar espiritual que não ocupa espaço material. Céu é onde se encontra o Deus Trindade. E a presença junto do Deus Trindade cria o “Céu do Coração”, isto é, a felicidade completa, perfeita, plena, imperdível.
        A presença e a posse imperdível de Deus é que gera a felicidade para a qual fomos criados e salvos pela Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
       Fomos criados para o Céu. A vontade do Pai é de dar-nos o Céu. Sua vontade chegou ao ponto de nos enviar Jesus, O Salvador, para nos indicar o caminho do Céu, para nos resgatar daquilo que nos afasta do Céu, para nos salvar dos males que desviam do Céu, para nos levar para o Céu.
         Disse Jesus: “Não se perturbe o vosso coração. Vós credes em Deus? Crede também em mim!”. Na casa de meu Pai tem muitas moradas. E quanto eu tiver ido e tiver preparado o lugar, voltarei para tomar-vos comigo, a fim de que lá onde estou, estejais também Vós, E Vós sabeis o caminho...”(Jo 14, 1-5)

            Fomos criados para o Céu. Fomos resgatados para irmos para o Céu. Precisamos querer o Céu. Viver em função do Céu.

1 Comentários:

Anonymous yanese disse...

Excelente

21 de novembro de 2013 às 22:43  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial