18 de junho de 2017

TUA FÉ TE CUROU !


            A fé é uma energia espiritual e uma iluminação da mente que capacita alguém a crer em Jesus, e por isso, a aceitar  e crer em todas as verdades por Ele reveladas.
            Encontramos nos Evangelhos várias passagens onde Jesus disse: “Tua fé te salvou... Tua fé te curou”. Precisamos compreender o que Jesus queria dizer com essas afirmações.
            Lemos em Mateus  9,20-22 “Ora, uma mulher atormentada por um fluxo de sangue, havia doze anos, aproximou-se dEle por trás e tocou-lhe a orla do manto. Dizia consigo: Se eu somente tocar na sua vestimenta, serei curada. Jesus virou-se, viu-a e disse-lhe: Tem confiança, minha filha, tua fé te salvou. E a mulher ficou curada instantaneamente”.
            Com certeza, Jesus quis lhe dizer:”Mulher, porque você acreditou que eu poderia curá-la, você veio a mim, e eu pude curá-la”. Esse é o sentido real das palavras de Jesus. Se a mulher não acreditasse em Jesus, não O procuraria e não seria curada. A fé da mulher a levou a Jesus. Jesus a curou porque ela acreditou nEle. Portanto, não é que a fé dela foi a força milagrosa que a curou. Se fosse isso, ela não precisaria ter procurado Jesus e tocá-lo. Ela ficaria curada lá na sua casa, sem Jesus.
            A fé, nesses casos, consiste em acreditar de todo coração em Jesus, no seu poder, nas suas palavras, e movido por essa convicção, procurá-lo e pedir que se manifeste. A fé leva ao encontro de Jesus, e Ele perdoa, liberta, cura e salva. Ainda hoje. O importante é crer em Jesus e ir ao seu encontro. Ele é a grande fonte de todas as graças.
            Queremos renovar-nos e revigorar-nos em nossa fé para com Jesus e para com todas as verdades que Ele nos revelou. Para isso, procuremos participar de todas as iniciativas da paróquia e da Igreja, a fim de renovarmo-nos no conhecimento da Trindade e de todas as verdades reveladas.

            

2 de junho de 2017

OS SÍMBOLOS E AS EXPRESSÕES DA FÉ


A fé é uma energia espiritual e uma luz que ilumina o intelecto, e dessa forma capacitam o coração humano a crer em Jesus Cristo e em todas as verdades por Ele reveladas e ensinadas na Igreja. A fé é um presente de Deus ao coração que a Ele se abre e o procura.
       A palavra “símbolo” deve ser entendida em dois significados. 1º. Como os resumos de nossa fé católica. Chamamos de “Símbolo Apostólico” o resumo das verdades principais de nossa fé, retiradas da pregação do Santos Apóstolos. Nós o chamamos também de “CREDO”, porque se inicia com a palavra CREIO. E chamamos de “Símbolo Niceno-Constantinopolitano”, outro resumo das verdades de nossa fé católica, feito a partir da fé professada em dois concílios ecumênicos: de Niceia e de Constantinopla. Nós os proclamamos, ora um ora outro, nas santas missas dominicais.  
2º Chamamos de símbolos a certos sinais religiosos que na tradição da Igreja simbolizam a virtude da fé. Entre eles citamos: 1º O Círio Pascal, símbolo de nossa fé no Senhor ressuscitado. 2º A vela batismal entregue ao batizando, a qual significa a entrega da luz da fé em Jesus Cristo, no qual o batizando deve crer para ser salvo. 3º As velas acesas no altar da Santa Missa as quais simbolizam a fé da Igreja e do povo de Deus na presença real do sacrifício de Jesus na Eucaristia 4º As velas acesas quando da exposição de Jesus Eucarístico para a adoração. 5º As velas acesas à cabeceira do caixão de defunto no guardamento, símbolo de nossa fé na vida eterna.
                As expressões de nossa fé cristã são todas as manifestações religiosas sob forma de celebrações e orações comunitárias, são todas as práticas pessoais de manifestações religiosas, bem como todos os sinais sagrados como: crucifixos, imagens, quadros, medalhas e outros objetos religiosos. Numa palavra, expressões de nossa fé são todas aquelas manifestações pelas quais desejamos realizar um contato com Deus Pai, com o Filho e com o Espírito Santo, bem como com Nossa Senhora , com os Anjos e Santos.
                Queremos aprofundar a pureza de nossa fé cristã, pelo estudo das verdades de nossa Igreja, bem como por uma expressão mais adequada.