15 de abril de 2019

O GRANDE BANQUETE DO REINO


Resultado de imagem para fotos de banquete
            Jesus Cristo, na sua missão evangelizadora, anunciou, inaugurou e realizou a realidade do Reino de Deus, ou do Reino dos Céus. O Reino de Deus está naquele coração que crê firmemente no Deus vivo e verdadeiro, mantém um relacionamento com Ele por meio de uma vida de oração, vive uma vida crista iluminada pelo Evangelho de Jesus Cristo, com o fim de receber a vida eterna. Para levar o ser humano a conhecer e a viver essas realidades, Jesus usou muitas vezes de parábolas concretas e fáceis de serem entendidas.
            Um dia Jesus disse aos seus ouvintes: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. E à hora do banquete, enviou seu servo para dizer aos convidados: Vinde, tudo já está preparado. Mas todos, um a um, começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um terreno e preciso sair para vê-lo; rogo-te me dês por escusado. Disse outro: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; rogo-te me dês por escusado. Disse também um outro: Casei-me e por isso não posso ir. Voltou o servo e referiu isto a seu senhor. Então, irado, o pai de família disse a seu servo: Sai, sem demora, pelas praças e pelas ruas da cidade e introduz aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos. Disse o servo: Senhor, está feito como ordenaste e ainda há lugar. O senhor ordenou: Sai pelos caminhos e atalhos e obriga todos a entrar, para que se encha a minha casa. Pois vos digo: nenhum daqueles homens, que foram convidados, provará o meu banquete. (Lc. 14,16-24)
            Aquele que preparou o banquete é o Pai do céu. Os convidados para o banquete somos todos nós, seres humanos. O banquete do Reino é a fé no Deus verdadeiro, a amizade profunda com Ele, a vida vivida na alegria da presença, do amor e da alegria de Deus. Para aqueles que aceitam o convite do Pai, abrem seus corações à fé, ao amor, à convivência, à paz e a alegria da amizade com Deus, experimentam as delícias desse banquete espiritual, já na vida terrena e depois na vida eterna.
            Muitos, muitíssimos dão desculpas de toda espécie para não aceitarem o amor, a amizade, a convivência com Deus, e a viver uma vida fora do caminho da salvação. Preferem uma vida sem Deus, sem fé, longe dos mandamentos e das verdades do Evangelho.Todos estes não irão experimentar as delícias sobrenaturais que experimentam os que entram para o banquete. A realização plena desse banquete é a felicidade e a glória do céu.

1 de abril de 2019

AS RIQUEZAS MATERIAIS


 Imagem relacionada
            Jesus Cristo, na sua missão evangelizadora, para ensinar os verdadeiros valores da existência humana e as realidades sobrenaturais da vida eterna, usou de muitas parábolas de linguagem concreta e de fácil compreensão. Entre as diversas parábolas, um dia pregou dizendo: “Havia um homem rico cujos campos produziam muito. E ele refletia consigo: Que farei? Porque não tenho onde recolher a minha colheita.  Disse então ele: Farei o seguinte: derrubarei os meus celeiros e construirei maiores; neles recolherei toda a minha colheita e os meus bens. E direi à minha alma: ó minha alma, tens muitos bens em depósito para muitíssimos anos; descansa, come, bebe e regala-te.  Deus, porém, lhe disse: Insensato! Nesta noite ainda exigirão de ti a tua alma. E as coisas que ajuntaste, de quem serão? Assim acontece ao homem que entesoura para si mesmo e não é rico para Deus. (Lc.12,16-21)
            São muitos, muitíssimos os homens e as mulheres que têm a mesma mentalidade materialista e acumuladora do rico da parábola. Vivem acumulando bens materiais, e sobre eles depositam as seguranças de seus corações, a confiança num futuro seguro, a esperança de muitos anos vividos na riqueza, como se os anos não passagem, a vida não terminasse. Ouvimos o rico da parábola dizer: “: ó minha alma, tens muitos bens em depósito para muitíssimos anos; descansa, come, bebe e regala-te” . Que lhe aconteceu neste dia?  Deus, porém, lhe disse: Insensato! Nesta noite ainda exigirão de ti a tua alma. E as coisas, que ajuntaste, de quem serão?-  É o que ocorre com a grande maioria dos ricos que depositam suas certeza, confianças e esperanças nos bens materiais.
            Ao final da parábola, Jesus conclui: “Assim acontece ao homem que entesoura para si mesmo e não é rico para Deus”. Quem é rico para Deus? E que recompensa recebe aquele que é rico para Deus? Rico para Deus é aquele que crê firmemente no Deus verdadeiro, crê com plena certeza na vida eterna, segue Jesus Cristo como discípulo, vive sua vida segundo os ensinamentos do Mestre, vive uma vida cristã exemplar no matrimônio, na família, na profissão, na sociedade, e põe sua certeza e segurança na salvação eterna. Quem é rico de bens materiais, ao morrer, nada leva consigo. O que é rico para Deus, ao morrer leva toda a riqueza humana e espiritual que cultivou na vida. Receberá a vida eterna, plenamente feliz e para sempre.