VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE
Minha missão religiosa foi profundamente gratificante. Não houve um dia sequer, dos vinde e um dias vividos ali, que eu não tivesse colhido alegrias e gratificações no meu ministério.
Celebrar a Santa Missa e pregar a Palavra de Deus, cada dia, no Colégio Nossa Senhora da Graça, com a presença das irmãs Damas da Instrução Cristã, com a capela cheia de fiéis piedosos, e com a animação de músicos e cantores excelentes, foi uma bênção e um avivamento espiritual diário e compensador.
Pregar um pequeno e suave retiro de cinco dias para o grupo das imãs idosas do colégio, percebendo nelas o silêncio religioso profundo, a piedade religiosa entranhada, a abertura de participar da oração espontânea nas adorações a Jesus presente na Eucaristia, foi outra missão realizada com muito carinho e com gratificação. Eu amo essas irmãs!
Uma noite de pregação para cento e vinte ministros da Eucaristia, celebrar a Santa Missa de encerramento para o Encontro de Casais com Cristo, (ECC) com a chance de pregar sobre a importância do amor afetivo na vida dos casais e das famílias, foram outras duas atividades muito gratificantes.
A missão mais densa foi o Seminário: “Coração Pleno de Amor: Vida Sadia”. Iniciou-se na sexta-feira e se estendeu até domingo à tarde. Uma participação exemplar, atenta, piedosa e cantante de mais de setecentas pessoas. Pregações sobre o “amor efetivo e afetivo”, para o qual fomos criados, e que é a fonte da verdadeira realização humana; sobre os obstáculos à vida de amor pessoal e familiar; sobre como curar as “feridas causadas pelo desamor”; a importância de curar o coração para se poder amar; o treinamento com dinâmicas dramatizadas para curar o coração ferido; a adoração a Jesus na Eucaristia com momentos fortes de intercessão; as três celebrações eucarísticas intensamente participadas, formaram o programa do seminário.
Os frutos do seminário deverão ser produzidos por muito tempo, pois a tônica de participação foi “convencer os participantes” a realizarem em suas vidas o que foi ensinado. “Passar a pomada de Jesus nas feridas, muitas vezes, até que as dores das mágoas, das raivas, dos ódios, das vinganças, das tristezas, dos ressentimentos desapareçam, as feridas fiquem curadas, e a paz do coração se torne uma presença constante”.
Realizar uma missão sacerdotal como essa é o que satisfaz plenamente meu coração, e o que dá a verdadeira gratificação pelo trabalho realizada.
A acolhida, a amizade e o carinho demonstrado por esse povo tão afetuoso, tão alegre, cheio de fé cristã e tão agradecido pelos mínimos favores recebidos, faz que não se sinta vontade de deixá-los, e faz com que a saudade comece a se fazer sentir antes mesmo de se sair de sua convivência.