31 de dezembro de 2010

OS SANTOS REIS MAGOS


Tendo Jesus nascido em Belém de Judá, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém. Perguntaram: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos sua estrela no oriente e viemos adorá-lo”. (...) E eis que a estrela que tinham visto no oriente os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o Menino, e ali parou. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. Entrando na casa, encontraram o Menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra, por outro caminho. (Mt 2, 1-2. 9b-12)
Natal! O Salvador, Jesus Cristo, enviado pelo Pai para salvar a humanidade, nasce da Virgem Maria, em Belém. Este acontecimento divide a história da humanidade entre “antes” e “depois” de Cristo, ou seja, entre antes e depois do Natal de Jesus. Eis aí a importância daquele que nasceu e é sempre de novo celebrado nas festas do santo Natal.
Para que Jesus, o Salvador, possa realizar sua missão salvadora no coração de cada indivíduo, é preciso que Ele seja conhecido, aceito, adorado, obedecido e seguido. Para que as pessoas O conheçam, é preciso que Jesus seja anunciado e testemunhado, sempre de novo.
A festa dos Santos Reis é chamada de “Epifania”, que se traduz por “manifestação”. É a mani-festação, a apresentação de Jesus aos povos todos da terra, representados pelos três Reis Magos.
A solenidade dos Santos Reis não tem como finalidade apenas recordar e celebrar esse aconte-cimento interessante, mas sim anunciar novamente Aquele que veio, apresentar e fazer a “epifania” de Jesus Cristo vivo, como Salvador e Senhor, às crianças, aos adolescentes, jovens, adultos e idosos, de todas as raças e línguas do planeta. Principalmente, àqueles que ainda não conhecem ou não aceitaram Jesus como seu Salvador pessoal.
Epifania é festa de evangelização. Epifania é festa que “envia” a evangelizar, a “fazer Jesus acontecer” na vida das pessoas. Sem essa dimensão anunciadora, essa festa será como névoa que passa...
SER ESTRELA DE BELÉM
Deus Pai usou a estrela de Belém para fazer a “epifania” de Jesus aos Reis Magos. A estrela que lhes apareceu e a inspiração do Espírito Santo nos seus corações revelando-lhes o nascimento do Sal-vador, os levou a realizar uma longa e até perigosa viagem à procura do recém nascido Rei dos judeus. Deus Pai, pela estrela, os levou até onde estava o menino. Diz o evangelho: “A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. Entrando na casa, encontraram o Menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram”.
A maior de todas as bênçãos recebidas pelos Santos Reis foi essa: “Encontraram o Menino, com sua mãe”. Encontraram Jesus, o Salvador. Encontraram a salvação. Por isso os Reis Magos são venerados, apreciados e imitados como “Santos” Reis.
Somos chamados a ser “estrelas de Belém”. Somos convocados e honrados com a missão de ser “estrelas de Belém”, para levar as pessoas até Jesus ressuscitado, para provocar encontros profundos entre as pessoas e Jesus, afim de que o conheçam, aceitem, adorem e obedeçam, e com isso sejam salvos e santificados.
A maior e mais importante missão dos pais é serem “estrelas de Belém” para seus filhos, genros, noras e netos, levando-os a Jesus, convertendo-os a Jesus, fazendo-os discípulos de Jesus vivo.
Os maridos são chamados a ser “estrelas luminosas” para suas esposas, e estas para eles. Os filhos são chamados a ser “estrelas brilhantes” para seus pais e irmãos. Os namorados são convocados a ser “estrelas de Belém”, um para o outro. A maior prova de amizade é ser “estrela de Belém” para os amigos. O Papa, os bispos, os padres, os religiosos consagrados e todos os ministros de Igreja têm como missão maiúscula e essencial, ser “estrelas de Belém” para todo o povo de Deus. Nada há de maior em nossa fé e vida cristã do que “ser estrela” e “fazer Jesus salvador acontecer” na vida das pessoas.
As estrelas têm luz própria e iluminam os astros que não a possuem. A estrela chamada sol tem luz própria e ilumina a terra que não a tem. Todos nós, chamados a ser “estrelas de Belém” para os nos-sos irmãos, precisamos ter luz própria, a fim de iluminar os que “andam nas trevas”. Nossa luz é a fé esclarecida, profunda e evidenciada no Deus vivo, em Jesus ressuscitado, nas verdades reveladas. Fé essa, confirmada por uma vida honrada e santa, expressa por muitas boas obras. Jesus disse: “Vós sois a luz do mundo! Brilhe vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus”. A fé viva, esclarecida e professada, manifesta numa vida santa e cheia de boas obras é a luz da “estrela de Belém” a que todos somos chamados a ser, a fim de iluminar o coração dos nossos irmãos que ainda vivem nas trevas do desconhecimento de Jesus Cristo.
OFERECERAM-LHE PRESENTES
“Abrindo seus tesouros ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra”. Os três presentes oferecidos pelos Reis Magos são profundamente proféticos e inspiradores. O ouro é um metal precioso tradicionalmente oferecido aos reis. Ao oferecer o ouro, os Magos reconhecem e proclamam a “realeza do Menino, Jesus Cristo Rei”. O incenso é religiosamente usado como sinal do reconhecimento da divindade e simboliza a adoração. Ao oferecer o presente do incenso, os Magos misteriosa, profética e maravilhosamente reconhecem a divindade do Menino. Reconhecem, proclamam e exaltam a divindade de Jesus Cristo, filho de Deus Pai, Deus como o Pai e o Espírito Santo. A mirra é uma resina que, resse-quida e pulverizada, era usada como anestésico nas dores incômodas. Ao oferecerem a mirra, os Magos reconhecem e profetizam que esse Menino é humano e irá ter sua cota de sofrimentos e dores. Profetizam que Ele, um dia, sofreria todas as torturas da paixão e morte de cruz.
Nesta festa da Epifania não podemos deixar de oferecer esses mesmos presentes, com um sim-bolismo particular. O “ouro” que podemos oferecer a Jesus é o nosso amor incondicional de discípulos e amigos, amor manifesto por uma vida digna, honesta e santa, cheia de profunda fé e culto ao Deus vivo, recheada de amor em forma de boas obras realizadas pelos irmãos. O “incenso” que devemos oferecer é o nosso desejo e decisão de prestar a Jesus Cristo nosso culto religioso, reconhecendo-o sempre mais profundamente como nosso Deus e Senhor. Culto esse, manifesto de forma permanente e perseverante na participação de todas as formas cultuais que se realizam na Igreja, de forma especial, na celebração e recepção dos sacramentos. A “mirra” que desejamos oferecer nesta Epifania é a oferta humilde, mas paciente, conformada e assumida dos sofrimentos que a vida humana e pessoal nos apresenta. Unimos nossos sofrimentos aos de Jesus Cristo, para que sejam fonte de conversão e santificação para nós e para os nossos familiares e irmãos de caminhada.
O ouro é o símbolo do amor, o incenso é da adoração e a mirra é do sofrimento acolhido na pa-ciência. Percebamos que esses três presentes devem percorrer todo o curso de nossa vida. O amor, a adoração e o sofrimento assumido devem ser expressões permanentes do nosso relacionamento com Jesus ressuscitado. São os presentes que podemos oferecer todos os dias, até o fim de nossos dias terrenos.

Marcadores:

15 de dezembro de 2010

SAUDAÇÃO A JESUS NO NATAL


(Para a Ceia Natalina ou para o Almoço Natalino)
É Natal! Festa maravilhosa do Natal!
Sim, Jesus, hoje é Natal, porque vós nascestes!
Celebramos hoje vosso aniversário!
“Ó Jesus, nosso amado Salvador, aqui estamos todos reunidos ao redor de vossa Pessoa, felizes e emocionados por podermos celebrar, em nosso lar, o vosso nascimento e o vosso aniversário. Que honra para nós, para nossa família! Nossos corações vibram de celestiais alegrias! São tantos e tão fortes os sentimentos de alegria, de paz e de felicidade que envolvem e emocionam nossos espíritos e nossos corações
Aceitai, Senhor Jesus, nossa saudação, nossas felicitações e nossos parabéns pelos 2.006 anos que completais, nesta data. Parabéns por todas as infinitas bênçãos que, nestes 2.006 anos, derramastes sobre toda a humanidade, a Igreja, nossa família e sobre cada um de nós.
Nosso presente de Natal pelo vosso aniversário é o nosso amor profundo e a nossa maior aceitação de vossa Pessoa, de vossos ensinamentos e de vossa Igreja. Sabemos exatamente qual é o presente que esperais receber de cada um de nós: o nosso amor, como resposta de amor ao grande amor que tendes por nós. É com grande alegria quer Vos oferecemos esse presente. Aceitai, Jesus, todo nosso amor!
Parabéns, Jesus! Que esta festa do Natal, celebrada no mundo todo, Vos dê infinitas alegrias! Amém! (Segue uma gravação de música natalina: Noite Feliz)

Marcadores:

13 de dezembro de 2010

Stille Nacht (Silent Night )

Petits Chanteurs du Mont-Royal/Luciano Pavarotti

O Holy Night by Natasha Marsh

SAUDAÇÃO A JESUS ANIVERSARIANTE


(Para a Ceia Natalina )
Jesus, hoje é Natal! Data do Vosso nascimento! Dia do Vosso aniversário! Hoje é dia de festividades tão cordiais, e de alegrias indescritíveis em bilhões de corações, em milhões de famílias, em todos os continentes, países, cidades, vilas e aldeias, no mundo inteiro, porque é o dia do Vosso Natal, é a data do Vosso aniversário. Vós, Jesus aniversariante, sois a razão de todas estas comemorações, sois o celebrado em todos estes festejos, sois a fonte de todas as nossas indizíveis e incontidas alegrias.
Caro Jesus aniversariante, todos os Natais que já celebramos em nossas vidas foram sempre muito lindos e tocantes. Aliás, os Natais são sempre tocantes!... Todas as festas anteriores de Vosso natalício, foram lindas, lindas! Esta de hoje não poderia ser diferente! Mais linda ainda, porque novamente estamos todos unidos para Vos celebrar.
Caríssimo Jesus aniversariante. Por mais que nós queiramos recordar toda a grande importância de Vossa presença em nossas famílias e em nossas vidas, não conseguiremos traduzir em palavras o que os nossos corações gostariam de Vos dizer.
Parabéns, Jesus querido, por este aniversário tão significativo! Parabéns, Jesus, pela Vossa pre-sença tão importante para a nossa vida, e nossa família! Parabéns, Jesus, por Vosso amor tão personalizado para com cada um de nós.
Jesus, neste Natal, queremos Vos acolher ainda mais, muito mais, como nosso Salvador pessoal, como nosso Mestre divino, como nosso maior benfeitor. E nós nos comprometemos a seguir-Vos ainda mais fielmente, a viver os Vossos ensinamentos, e a Vos acompanhar na caminhada de nossa comunidade e de nossa paróquia.
Parabéns, caríssimo Jesus aniversariante! Que neste Natal celebrativo dos Vossos 2.009 anos, todos os corações se abram mais e mais para acolher-Vos, e para celebrar-Vos tão festivamente, como nunca antes. Parabéns! Alegrias sem fim, neste Natal! Amor sem limites vindo de todos os cantos da terra! Parabéns, Jesus! E felicidades divinas!
(Canto ou música do Noite Feliz)

6 de dezembro de 2010

O Sonho Natalino de Maria

Maria, mãe de Jesus, teve um sonho. Foi às vésperas da celebração do natalício de seu Filho, às vésperas da festa do Santo Natal. Ao tomar o café da manhã com seu esposo José, ela abriu seu coração. Falando pausadamente, pensativa,com muitas exclamações e reticências, ela lhe disse:

"José, na noite passada tive um sonho!... Não pude compreendê-lo!... Realmente não!... Creio que se tratava do nascimento de nosso Filho!... As pessoas estavam fazendo os preparativos com seis semanas de antecedência!... Decoravam as casas,... e compravam roupas novas!... Iam às compras,... e adquiriam sofisticados presentes!... Algo estranho,... pois os presentes não eram para o nosso filho!... Envolviam-nos com finíssimos celofanes,... e os enfeitavam com preciosos laços!... Colocavam tudo debaixo de uma árvore!... Sim, José,... uma árvore dentro de suas casas!... E decoravam essa árvore também!... Nos galhos, penduravam bolas,... lâmpadas coloridas,... e enfeites que brilhavam!... Havia uma figura colocada no alto da árvore!... Parecia ser um anjo!... Era muito bonito!...

As pessoas se sentiam felizes,... e sorriam!... Todos estavam emocionados,... cumprimentando-se,... e dando presentes!... José,... não ficou nenhum... nenhum para o nosso Filho!... Sabe, acredito que nem o conheciam,... pois não mencionaram o nome durante a festa!...

Não parece estranho... que as pessoas se preparem tanto,... façam uma festa tão grande e bonita,... para celebrar o aniversário de alguém que nem sequer conhecem?... Sabe, José, tive a estranha sensação,... de que se o nosso Filho estivesse nesta celebração, seria considerado um intruso!...

Era tão maravilhosa aquela festa, José!... Todo mundo tão feliz!... Porém,... eu senti uma enorme vontade de chorar!... Que tristeza para Jesus,... não ser lembrado,... e talvez, tão pouco desejado,... em sua própria festa de aniversário!...

Bem!... Estou contente,... aliviada,... porque foi só um sonho!... Porém, que terrível seria, José, se tudo isto fosse realidade!...”


O “sonho de Maria ” será apenas um “pesadelo”, ou “será uma triste realidade” em nosso lar?...

Que lugar o “Aniversariante” vai ocupar em seu Natal... em seu lar... em sua família?...

Nosso Natal será cristão... ou será pagão?...

Marcadores:

5 de dezembro de 2010

Mirusia sings "O Holy NIght"

A D V E N T O

Estamos no Advento preparatório para a celebração do nascimento de Jesus Cristo, nosso Salvador. A palavra “Advento” vem do verbo latino: advenire, que se traduz por “vir para junto, chegar bem perto”. Na linguagem cristã católica, o Advento é o tempo litúrgico que precede a grande festa do Natal de Jesus. São as quatro semanas preparatórias dos corações para o natalício de Jesus Cristo. Nessa oportunidade, somos chamados a realizar uma aceitação mais profunda da pessoa de Jesus, do seu Evangelho, bem como de sua Igreja, com toda a abrangente riqueza espiritual que ela oferece.

O significado existencial da palavra Advento é muito sugestivo. Advento sugere e exprime uma atitude e uma decisão de alguém querer vir para perto de nós. Mas ao mesmo tempo, sugere a nossa atitude e decisão de corresponder àquele que vem, indo ao seu encontro, felizes por causa de sua vinda, e com determinação de acolhê-lo da melhor forma.

O Advento é esse tempo no qual já estamos caminhando, e que se estende até o santo Natal. São as quatro semanas destinadas à preparação do nosso coração para um renovado encontro com aquele que vem, e a quem somos convocados a acolher da forma mais consciente e calorosa.

Quem é aquele que quer chegar bem perto de nós na caminhada do Advento? Quem é aquele que quer bastante tempo - quatro semanas - para vir chegando pertinho de nós? Por que Ele quer vir para junto de nós, e vai chegar ao final do Advento? Quem é aquele de quem nós queremos aproximar-nos mais, e para isso precisamos de quatro semanas para prepararmo-nos? Só poderia ser alguém que muito nos ama, e a quem estimamos sobremodo, já que Ele tem um tempo bem marcado e longo para vir. O personagem que vem não poderia ser mais maravilhoso: Jesus ressuscitado! Sim, Jesus vivo, nosso Salvador pessoal, Senhor de nossa vida, nosso Mestre divino, nosso amigo mais incondicional. É Ele aquele que quer vir para junto de nós, ao final do Advento, no dia santo do Natal. Sei também que nós iremos ao seu encontro, para estar ainda mais junto dele.

Este nosso encontro com Jesus, desejado, preparado carinhosamente, esperado ansiosamente por ambos, transformar-se-á em Natal. Fará acontecer o Natal. Trará o Natal para dentro do nosso coração. Jesus vivo terá chegado e envolvido nossa vida com seu amor salvador, com sua palavra de vida, com sua presença tão honrosa e transformadora.

Este encontro com Jesus, encontro que se chama Natal, Natal do coração, Natal de verdade, Natal celestial, deixará saldos maravilhosos de graças e luzes, de sabedoria de vida e de felicidade.

O tempo do Advento é para isto: para esperar ansiosamente aquele que vem para perto, para junto de nós. E nesta espera, prepararmo-nos em espírito, mente e corpo para o grande encontro com Jesus no Natal

4 de dezembro de 2010

Andre Rieu - Ave Maria (Maastricht 2008) DIGITAL TV

Marcadores:

2 de dezembro de 2010

Noite Feliz-Canção Natalina

Marcadores:

Noite de paz

Marcadores: