30 de junho de 2012

OS TESOUROS DA IGREJA CATÓLICA

DOMINGO - DIA 1º DE JULHO

Quando paramos para penetrar com a inteligência e o coração no mistério maravilhoso da Igreja de Jesus Cristo, a nossa querida Igreja Católica, não podemos deixar de descobrir, admirar e nos encantar com sua riqueza divina e humana, bem como com seus tesouros espirituais de valor incalculável e eterno.

A Igreja é divina e humana. Se, por um lado, a Igreja é constituída de pessoas humanas, e onde há ser humano há sempre a possibilidade da fraqueza, do erro, da miséria e do pecado, por outro lado, há o aspecto divino da Igreja, mostrando sua santidade e seus tesouros, dons gratuitos do próprio Deus. Todos esses dons divinos são sempre destinados ao próprio ser humano, a fim de que possa glorificar o seu Deus-Trindade, e ao mesmo tempo, para que ele possa ser libertado, salvo, convertido, purificado, elevado e enriquecido de vida, graça e santidade.
Deus-Trindade: O Maior Tesouro.
O maior de todos os tesouros da Igreja é o próprio Deus vivo, Uno e Trino. Na Igreja nós temos o Deus verdadeiro e único, que se revelou maravilhosamente como o Deus Amor, o Deus Trindade, o Deus que é Pai, é Filho-Jesus e é Espírito Santo. Possuímos o Deus que veio à nossa procura, que veio oferecer-nos sua amizade, que quis fazer uma aliança conosco, e nesta aliança, quer nos salvar de todos os nossos pecados e males, e ao mesmo tempo, quer nos fazer felizes e santos no amor.
O Pai. Na Igreja nós possuímos o amor de Deus Pai. Amor que nos criou, adotou-nos como filhos, deu-nos o seu próprio Filho como Salvador, e o seu Espírito para ser o nosso santificador. Que tesouro precioso é o Pai que nos adotou!
Jesus ressuscitado. Temos também Jesus vivo, ressuscitado, como irmão maior, como Salvador, como Pastor que nos conduz e nada nos deixa faltar; como caminho, verdade e vida; presente na Eucaristia, mas ao mesmo tempo caminhando conosco, ressuscitado e glorioso, para nos conduzir pelos verdadeiros caminhos verdade e da felicidade. Que tesouro precioso é Jesus!
O Espírito Santo. Temos o Espírito Santo, que habita em nossos corações, nos chama à conversão permanente, e realiza em nós o processo de santidade; que nos revela o Pai, nos confirma no amor e na obediência a Jesus, nos dá o amor para com os irmãos, nos revela as Escrituras, e opera em nós todas as graças de santificação. Que tesouro inestimável é o Espírito Santo!

Que tesouro maior poderíamos receber na Igreja do que a amizade e a aliança com o Deus Uno e Trino, bem como a certeza de seu amor, de sua salvação e santificação? Esse tesouro nós o possuímos por sermos Igreja.

A Revelação: Riqueza Preciosa
O Deus vivo nos presenteou com o grande tesouro da revelação divina. Por nós mesmos, pouco poderíamos saber da existência e da vida de Deus, do valor e do destino da vida humana, da realidade da vida eterna. Todos esses segredos maravilhosos nos foram contados, revelados e agraciados pela bondade de Deus. Que riqueza preciosa sabermos quem é o nosso Deus, como Ele é, quanto somos preciosos ao seu coração, quanto Ele deseja a nossa amizade, quanto quer nos fazer felizes. Que riqueza é o segredo a respeito de nossa existência: de onde viemos, quem somos e para onde vamos! Que tesouro é toda a verdade revelada por Jesus nos seus Evangelhos! Essa maravilhosa revelação divina nós a encontramos na Bíblia e na Tradição Apostólica. Tudo isso nós possuímos exatamente por vivermos na Igreja.

CONTINUA NA POSTAGEM SEGUINTE



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial