O PRECIOSO SANGUE DE JESUS
09 DE JULHO DE 2012 - SEGUNDA FEIRA
Beber o Sangue de Jesus?
Beber o Sangue de Jesus?
Mas como se pode – hoje – beber o sangue de Jesus?
Para os corações católicos que conhecem o dogma da presença real de Jesus na Eucaristia, que nele crêem firmemente com o coração, não há problema de compreender “como e quando” se bebe o Sangue de Jesus. O dogma católico definido no Concílio Ecumênico de Trento diz: “"No santíssimo sacramento da Eucaristia, estão contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente, o Corpo e o Sangue, em união com a Alma e a Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, portanto, o Cristo todo" (Can. 1, DS 1651, FC 745). "O Corpo está presente sob a espécie do pão, e o Sangue sob a espécie do vinho, em virtude das palavras (de Jesus, na ceia), mas o Corpo está sob a espécie do vinho, e o Sangue sob a espécie do pão, e a Alma sob ambas as espécies, em virtude dessa relação e dessa concomitância natural, pela qual, as partes do Cristo Senhor, que 'ressuscitado dos mortos, não morre mais' (Rm 6,9), estão ligadas entre si. Quanto à divindade, ela está presente por causa da sua admirável união hipostática com o Corpo e a Alma" (DS 1640, FC 838).
Aconselho o leitor a reler, parte por parte, e a procurar compreender toda a dimensão, a clareza e a beleza das verdades declaradas pelo Concílio, no texto acima citado.
Portanto, quando realizamos uma Comunhão Eucarística, ao recebermos a Hóstia Consagrada, estamos acolhendo e comungando Jesus todo: Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Recebemos Jesus todo: vivo, ressuscitado, glorioso, como está no céu. E se a alguém, na Comunhão Eucarística, não lhe fosse dada a Hóstia, mas bebesse do cálice sagrado, estaria comungando igualmente Jesus todo: Corpo, Sangue, alma e divindade, vivo, ressuscitado e glorioso, como está no céu. Já não se pode beber o Sangue, excluindo-se o corpo, a alma e a divindade do Senhor.
Para os corações católicos que conhecem o dogma da presença real de Jesus na Eucaristia, que nele crêem firmemente com o coração, não há problema de compreender “como e quando” se bebe o Sangue de Jesus. O dogma católico definido no Concílio Ecumênico de Trento diz: “"No santíssimo sacramento da Eucaristia, estão contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente, o Corpo e o Sangue, em união com a Alma e a Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, portanto, o Cristo todo" (Can. 1, DS 1651, FC 745). "O Corpo está presente sob a espécie do pão, e o Sangue sob a espécie do vinho, em virtude das palavras (de Jesus, na ceia), mas o Corpo está sob a espécie do vinho, e o Sangue sob a espécie do pão, e a Alma sob ambas as espécies, em virtude dessa relação e dessa concomitância natural, pela qual, as partes do Cristo Senhor, que 'ressuscitado dos mortos, não morre mais' (Rm 6,9), estão ligadas entre si. Quanto à divindade, ela está presente por causa da sua admirável união hipostática com o Corpo e a Alma" (DS 1640, FC 838).
Aconselho o leitor a reler, parte por parte, e a procurar compreender toda a dimensão, a clareza e a beleza das verdades declaradas pelo Concílio, no texto acima citado.
Portanto, quando realizamos uma Comunhão Eucarística, ao recebermos a Hóstia Consagrada, estamos acolhendo e comungando Jesus todo: Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Recebemos Jesus todo: vivo, ressuscitado, glorioso, como está no céu. E se a alguém, na Comunhão Eucarística, não lhe fosse dada a Hóstia, mas bebesse do cálice sagrado, estaria comungando igualmente Jesus todo: Corpo, Sangue, alma e divindade, vivo, ressuscitado e glorioso, como está no céu. Já não se pode beber o Sangue, excluindo-se o corpo, a alma e a divindade do Senhor.
CONTINUA NA PRÓXIMA POSTAGEM
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial