AS DEZ VIRTUDES CRISTÃS
A VIRTUDE DA BONDADE
CONTINUAÇÃO
Quem possui a virtude da bondade naturalmente transborda por suas palavras, por seus atos, por sua vida, a bondade de seu coração. Ele não é apenas bom para com aqueles que são bons ou que lhe demonstram sua bondade. É bom para todos. Faz o bem a todos. Mesmo àqueles que lhe fazem mal. Aliás, Jesus ensinou isso quando disse em Mateus 5,44 “Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos perseguem e caluniam”.
A virtude da bondade é reconhecida pela gratuidade. A pessoa bondosa faz sempre e só o bem, gratuitamente, sem buscar ou esperar recompensas. A bondade gera uma necessidade deveras interessante no coração da pessoa: a necessidade de fazer o bem. Há uma inclinação interior ao bem. Isto é obra do Espírito Santo.
Lemos em Lucas 6, 33 as palavras de Jesus que nos mostram essa gratuidade: “E se fazeis o bem aos que vos fazem o bem, que recompensa mereceis? Pois o mesmo fazem também os pecadores”. E em Lucas 6,35 “Pelo contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem daí esperar nada. E grande será a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bom também para com os ingratos e maus”.
A pessoa boa nos faz olhar para cima, para coisas mais nobres e boas. Nos ajuda a sair do nosso olhar egoísta, nos ajuda a sermos pessoas melhores. A pessoa boa tem virtudes reais e por isso eleva o nível das pessoas à sua volta com um modo de ser mais humano. A pessoa boa perdoa. Tira por menos as dificuldades do convívio devidos às diferenças de caráter, oferece um entendimento misericordioso perdoando rapidamente modos de ser desagradáveis e defeitos dos demais. A pessoa boa faz acreditar na verdade, leva os demais para Deus. Nela existe uma harmonia de pensamento e ação. Há uma harmonia entre interior e exterior. É uma pessoa de uma peça só. A pessoa boa tem as suas fraquezas mas não é dominada por elas e mantém o esforço permanente de melhorar e combater seus defeitos. A pessoa boa tem sempre o coração aberto: para os demais, para os diferentes modos de ser, para as diferentes expressões culturais, para continuar aprendendo. A pessoa boa ama a todos sem que tenha que ter razões especiais para isto. A todos deseja o bem. É muito bom ser bom!
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial