29 de julho de 2010

A MÍSTICA DOS DEZ MANDAMENTOS

Terceiro: “Guardar – observar e celebrar – o Domingo e os Dias Santos”.
Qual a mística deste mandamento? Por amor paterno, Deus nos prescreve este mandamento para mantermos, crescermos e amadurecermos sempre mais nosso relacionamento com ele, e neste relacionamento, mantermo-nos em nosso processo perene de salvação e santidade. Celebrar o domingo, participar da santa Missa ou de outras celebrações, celebrar santamente os sacramentos, dedicar-se a acolher mais a palavra de Deus é uma necessidade e garantia de se poder manter no amor de Deus, de crescer e amadurecer nas virtudes cristãs e nas boas obras.
Aquele que deixa de santificar o Domingo, que se ausenta da santa Missa dominical e dos sacramentos, aos poucos vai se distanciar de Deus, e vai perder o “bem supremo” com tudo quanto ele traz ao coração e à vida. Quando alguém se distancia e se esvazia de Deus, de seus mandamentos e de seus conselhos, passará a se encher das coisas mundanas, a acolher as paixões e vícios, a entrar por atalhos que levam ao pecado, à falta da bênção divina, e pior, ao caminho da condenação. É por isso, aliás, que Deus nos quer manter perto de si: para nos abençoar e conduzir pelo caminho do bem.
O descanso dominical também está na ótica do amor. A saúde é um grande dom de Deus. Descansar no Domingo é preservar e cultivar a saúde. É por isto que o Pai nos ordena o descanso dominical.

Quarto: “Honrar Pai e mãe”
Deus nos criou por amor e para o amor. O ser humano só se realiza se conseguir realizar-se no amor. Deus criou a família e a unifica pelos os laços de sangue para que seja um “ninho de amor”, aliás, imprescindível para a felicidade e a realização humana. Eis o ponto de partida para entender este mandamento: o amor profundo entre pais e filhos para formar uma família que seja um ninho de amor.
Quando há amor permanentemente cultivado entre os pais, eles o transbordam para os filhos. Filhos bem amados, amam e retribuem com amor. Esse amor leva os filhos a amarem, honrarem, cuidarem, defenderem e promoverem seus Pais.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial