30 de maio de 2012
A primeira realidade que precisamos conhecer é que quando dizemos “Coração de Jesus” não estamos falando do seu coração de carne que pulsava em seu peito humano, e que foi glorificado na ressurreição. Embora seja justo dizer que, assim como podemos cultuar Suas chagas, Seu sangue derramado, Suas mãos ensanguentadas, por serem parte da Pessoa de Jesus, assim podemos também cultuar o coração carnal, agora glorificado.
No entanto, a não ser que seja citado expressamente que se trata do ‘coração físico”, sempre que se diz “Coração de Jesus” se quer indicar a Pessoa de Jesus, enquanto movida por seu amor. Porque o coração é o símbolo do amor, a Jesus, que sempre é movido por seu amor, damos o nome de ‘Sagrado Coração de Jesus’.
Quando alguém conhece pessoalmente Jesus vivo, quando conhece sua vida, sua história, seus ensinamentos, seus milagres, sua paixão, morte e ressurreição, quando conhece todas as riquezas espirituais que Ele nos deixou na Igreja, descobre de imediato que sua riqueza maior e mais comunicante é seu amor, sua capacidade incrível de amar, a força todo-poderosa de seu amor, a perfeição total de seu amor. Percebe que em tudo houve a força do Seu amor.
Jesus ressuscitado foi e é uma pessoa naturalmente movida por seu amor. Tudo quanto já falou e fala, realizou e realiza, pensou e pensa, ensinou e ensina, viveu e vive, tudo, verdadeiramente tudo, é movido e impulsionado por seu amor. Podemos afirmar que Jesus não sabe fazer outra coisa do que amar. Amar com todas as consequências que muito bem conhecemos. Amar concreta e eficazmente. (Continua abaixo...)ORAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO
Sagrado Coração de Jesus, / Filho do Pai celeste, / templo vivo do Espírito Santo, / nosso Salvador e bom Pastor, / nós Vos adoramos e bendizemos, / nós Vos amamos / e acolhemos o vosso divino amor. / Derramai sobre nós / o poder do vosso sangue precioso / para que sejamos libertados / de todo pecado / e de todos os nossos males. / Envolvei-nos com vosso próprio amor / para que possamos amar a Deus / e aos nossos irmãos / como Vós mesmo os amais. / Em Vós, Sagrado Coração de Jesus / depositamos toda nossa confiança! / E jamais seremos confundidos./ Amém!
DESCOBRINDO O CORAÇÃO DE JESUS
Se formos ler os quatro evangelhos na ótica do amor, descobriremos que tudo em Jesus foi vivido, falado, realizado com amor e por amor. Foi por infinito amor que Jesus nos revelou e deu o Pai celeste para ser o nosso Pai. Foi por amor que Jesus fez de nós filhos adotivo de Deus Pai. Foi por infinito amor que Jesus aceitou encarnar-se, viver, morrer e ressuscitar pela nossa salvação e felicidade. Foi por amor indescritível que Jesus nos deu, e ainda dá, o Espírito Santo para ser o nosso santificador, advogado e intercessor. Foi por amor que Jesus nos deu Maria para ser nossa mãe sobrenatural. Foi por imenso amor que Jesus nos deu a Igreja e, nela, toda a riqueza dos sacramentos, da hierarquia e todos os demais tesouros que encontramos nela. Tudo, por amor. É por puro amor que Jesus quer estar presente na Eucaristia, para que possamos ter toda a riqueza do seu sacrifício presente em cada Santa Missa, bem como o tesouro da Comunhão com Ele mesmo. Imaginemos todo bem que Jesus já nos fez por meio de todas as santa Missas e Comunhões de nossa vida! Tudo, com amor e por amor. É por imenso amor que Ele nos perdoa sempre de novo, de todos os pecados, por mais graves que sejam. É por amor que Ele quer libertar o nosso coração de todas as forças negativas, e quer curar todos os nossos males espirituais, psicológicos, emocionais e físicos. É por amor que Ele perdoa tudo, a todos, setenta vezes sete. É por puro amor que Ele nos ensina a verdadeira sabedoria de viver o estilo de vida cristã. É por amor que Ele quer estar conosco todos os dias, em qualquer lugar, em qualquer circunstância.
Pois bem. Todo este infinito amor de Jesus ressuscitado tem um símbolo maravilhoso: o seu coração. O coração de Jesus é o símbolo universal de todo seu amor para com o Pai e para com a humanidade. Dizer “Coração de Jesus” é dizer “Jesus-amor”, “Jesus amante e amável”, “Jesus movido a amor”.
PRIMEIRA COROA EM HONRA AO SAGRADO CORAÇÃO
Oração Iicial
Salve, ó Coração amantíssimo e amabilíssimo de Jesus
Nós Vos amamos, bendizemos e glorificamos.
Nós Vos louvamos com os Serafins abrasados de amor.
Nós Vos exaltamos com o sublime coro dos Tronos.
Nós Vos agradecemos com todos os Anjos e Santos.
Nós Vos amamos com o Coração amantíssimo de Maria e com São José, amável esposo de Maria e Vosso Pai nutrício Nós Vos oferecemos, damos, consagramos e imolamos nosso coração.
Aceitai-o todo inteiro e abrasai-o
Com uma só oblação nos santificaste para a eternidade.
Por um excesso de amor nos remistes com vosso precioso sangue.
Esperarei em Vós, o Coração de Jesus, e suspirarei por vossa misericórdia.
Em Vós pus as minhas esperanças e não perecerei eternamente.
Sobre a Cruz do Terço reza-se
Vinde Espirito Santo enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor, enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Antes de cada dezena, enunciado o mistério diz-se:
JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAZEI O NOSSO CORAÇÃO SEMELHANTE AO VOSSO.
Sobre as dez contas menores:
DOCE CORAÇÃO DE JESUS / FAZEI QUE EU VOS AME CADA VEZ MAIS.
No fim de cada dezena:
DOCE CORAÇÃO DE MARIA SEDE A NOSSA SALVAÇÃO.
1º Mistério: O Coração de Jesus na sua oblação.
2º Mistério: O Coração de Jesus na sua infiincia.
3º Mistério: O Coração de Jesus na sua vida oculta.
4º Mistério: O Coração de Jesus na sua vida apostólica.
5º Mistério: O Coração de Jesus todo dedicado aos enfermos e pecadores.
Oração Final:
Senhor Jesus, dignai-vos aceitar a oblação dos nossos corações, em reparação de tantas e tão graves injúrias feitas ao Vosso Sagrado Coração, especialmente no santíssimo sacramento de vosso amor, e concedei-nos a graça de sentir cada vez mais, as dores, desse divino Coração, de imita-Lhe as virtudes e de merecer os seus favores. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.
A BELEZA DIVINA DO AMOR DO CORAÇÃO DE JESUS
Deus é amor. A essência divina é o amor. O Pai gerou o Filho, na eternidade, por uma geração de amor. O Espírito Santo procede da troca de amor entre o Pai e o Filho.
Porque é Deus, o Coração de Jesus tem um amor de beleza extraordinária e divina. Seu amor é perfeito em todas as suas manifestações. Mesmo tendo se encarnado e assumido uma natureza humana, o Seu é o amor da Pessoa divina que reside nEle, portanto é perfeito.
O amor do Coração de Jesus para com Sua mãe Maria e Seu pai adotivo, São José, era humano, mas perfeito. Com certeza de uma profundidade e perfeição divinas.
Seu amor para com Seus Apóstolos foi maravilhoso. Percebemos todo cuidado que Ele teve na formação e preparação deles para continuarem a Sua missão na terra. Talvez percebamos melhor esse amor, quando, depois deles O abandonarem, O traírem (Judas...) e negarem (Pedro...), o Coração de Jesus continuou a amá-los ainda mais, aparecendo-lhes ressuscitado e confirmando-os como continuadores de Sua obra de salvação, na Igreja.
Seu amor para com os doentes e sofredores de todo tipo de males, de doenças e de sofrimentos sempre foi exemplar, cuidadoso, generoso e poderoso. Curou muitíssimos doentes de todo tipo de doenças, libertou a muitos das garras do demônio, alimentou os que tinham fome multiplicando os pães e os peixes, chegou a ressuscitar três mortos, devolvendo-os vivos aos seus familiares.
Seu amor para com os pecadores foi de uma acolhida, generosidade e misericórdia realmente divinas. Ele mesmo disse: “Eu vim salvar, não os justos, mas os pecadores” (Mt 9,9).
Seu amor divino e maravilhoso para com a humanidade toda se manifestou e se manifesta até o fim dos tempos, pelo dom da Igreja com todas as suas riquezas espirituais, necessárias para a salvação do maior número de pessoas. Na Igreja, os sete Sacramentos, principalmente a Eucaristia que é Sua presença viva e real, bem como a Palavra que brotou de seus lábios, e a hierarquia que é o prolongamento de Sua presença no meio de nós.
Por estas e por muitas outras constatações podemos nos confirmar que o amor do Coração de Jesus é de uma beleza e de uma dimensão divinas, portanto, é um amor perfeito. Tudo isto torna muito bela a sua personalidade.A BELEZA DA BONDADE DO CORAÇÃO DE JESUS
A bondade do Coração de Jesus ultrapassa completamente toda e qualquer bondade humana. Era e ainda é de uma grandeza e de uma beleza realmente divinas.
Que é a bondade? É a qualidade daquele que pensa o bem, deseja o bem, fala o bem, faz o bem e vive bem. Ora, isto nos encontramos plenamente na vida do Coração de Jesus. Isto torna realmente bela a sua personalidade.
No exame dos quatro Evangelhos encontramos um grande número de palavras e gestos de bondade. Aliás, Ele sempre agiu movido por seu bom coração.
Quanta bondade Ele manifestou no contato com os enfermos e sofredores, curando não apenas os que o procuravam, mas Ele mesmo tomando a iniciativa para curá-los, como sabemos daquele enfermo de 38 anos de doença que estava na piscina probática (Jo 5, 2-9). Jesus, na sua bondade, se ofereceu para curá-lo. Admiramos a bondade que O levou a tomar a iniciativa de ressuscitar o filho único da viúva de Naim (Lc 7, 11-15). Nos causa admiração o comportamento da bondade do Coração de Jesus em relação às irmãs Marta e Maria, ressuscitando o irmão Lázaro (Jo 11, 1-45). Seria longo citar todas as manifestações de bondade do Jesus.
Esta bondade não se refere só ao passado. O Coração de Jesus continua a ser igualmente bom, todos os dias, para milhares de pessoas, em algum lugar. Ele continua a manifestar sua bondade salvando milhares de pessoas, todos os dias, pelos anos afora. Quantas pessoas estão sendo salvas hoje, e são levadas para a vida eterna feliz.
Ele continua a manifestar sua bondade perdoando, hoje, a milhares de pessoas de seus pecados, reconciliando-os com Deus e recolocando-os no caminho da salvação.
Ele manifesta sempre de novo sua bondade, aconselhando, orientando, educando muitos corações por meio de seu exemplo e de suas palavras evangélicas. Fazendo com que essas pessoas vivam melhor sua vida pessoal, familiar e social.
Ele manifesta, todos os dias, Sua extrema bondade nas Santa Missas e Comunhões eucarísticas que são celebradas e recebidas, por centenas de milhares de pessoas. Quanta bondade o Coração de Jesus manifesta por meio de sua presença real na Santa Missa e no Sacrário. Essa bondade revela ainda mais a beleza da personalidade de Jesus.
ORAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Senhor Jesus, acreditamos e confiamos no amor que o Pai tem para conosco. Acolhemos o vosso convite:
Vinde a mim todos, aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração.
O vosso Coração, humano e divino, revela o mistério da bondade do Pai, convida à conversão, dá-nos paz e esperança.
Do vosso Coração, transpassado na cruz, nasceram a Igreja e os Sacramentos. Queremos beber, com ale¬gria, dessa fonte de salvação.
Vemos em vós o modelo do homem novo, recriado
segundo Deus, em justiça e em verdadeira santidade, o homem de coração novo, a mais perfeita imagem de Deus invisível.
O vosso Coração é sinal e convite: nele contempla¬mos o segredo íntimo de vossa pessoa e não podemos ficar indiferentes diante de vossa solicitude pelos famintos, doentes e pecadores.
Destes a vida, em obediência ao Pai e por amor da humanidade. Rezastes e morrestes pela união dos homens com o Pai e dos homens entre si.
Vosso caminho é também o nosso caminho.
Fazei o nosso coração semelhante ao vosso. Amém.
ORAÇÃO DAS MÃOS ENSANGÜENTADAS DE JESUS
Jesus, coloca Tuas Mãos benditas, ensangüentadas, chagadas e abertas sobre mim neste momento. Sinto-me completamente sem forças para prosseguir carregando as minhas cruzes. Preciso que a força e o poder de Tuas Mãos, que suportaram a mais profunda dor ao serem pregadas na Cruz, reergam-me e curem-me agora. Jesus, não peço somente por mim, mas também por todos aqueles que mais amo. Nós precisamos desesperadamente de cura física e espiritual através do toque con-solador de Tuas Mãos ensangüentadas e infinitamente poderosas. Eu reconheço, apesar de toda a minha limitação e da infinidade dos meus pecados, que és Deus, Onipotente e Misericordioso para agir e realizar o impossível. Com fé e total confiança posso dizer: "Mãos ensangüentadas de Jesus, Mãos feridas lá na Cruz! Vem tocar em mim. Vem, Senhor Jesus!".
29 de maio de 2012
ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO NA HORA DA TRIBULAÇÃO E DA TENTAÇÃO
De. Santo Agostinho
Vinde já, vinde ó benigníssimo Consolador da alma aflita! Vinde, defensor constante na tribulação! Vinde, Santificador dos pecadores, Esforço dos caídos, Fortaleza dos fracos, Médico dos enfermos, Mestre dos humildes, Assombro dos soberbos, Remédio dos pobres, Alívio dos atribulados, piedoso Pai dos órfãos. Vinde, porto seguro dos naufragantes! Vinde, Senhor, vinde à minha alma, porque sois a única esperança de todos os que vivem e a verdadeira vida de todos os que morrem. Vinde, tende piedade de mim!
Conformai o meu espírito Convosco, ó Espírito de Deus, e a minha limitação com a Vossa grandeza. Sustentai minha fraqueza com o Vosso braço poderoso, para que eu Vos sirva e agrade, pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
28 de maio de 2012
SE LHE PERGUNTAREM...
Se lhe perguntarem: Você é católico? Então diga-me, quais são as verdades nas quais vocês crêem?
Não se preocupe! Você tem a resposta correta, na ponta da língua! Todos os Domingos você proclama essa resposta, na Missa... Responda assim:
1º. Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, 2º. e em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor, 3º que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, 4º que nasceu da Virgem Maria, 5º que padeceu sob Pôncio Pilatos, 6º que foi crucificado, morto e sepultado; 7º que desceu à mansão dos mortos; 8º que ressuscitou ao terceiro dia; 9º que subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, 10º que donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; 11º creio no Espírito Santo, 12. na Santa Igreja Católica, 13º na comunhão dos santos, 14º na remissão dos pecados, 15º na ressurreição da carne, 16º na vida eterna. 17º Amém.
Você já havia pensado nisto?...
Não se preocupe! Você tem a resposta correta, na ponta da língua! Todos os Domingos você proclama essa resposta, na Missa... Responda assim:
1º. Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, 2º. e em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor, 3º que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, 4º que nasceu da Virgem Maria, 5º que padeceu sob Pôncio Pilatos, 6º que foi crucificado, morto e sepultado; 7º que desceu à mansão dos mortos; 8º que ressuscitou ao terceiro dia; 9º que subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, 10º que donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; 11º creio no Espírito Santo, 12. na Santa Igreja Católica, 13º na comunhão dos santos, 14º na remissão dos pecados, 15º na ressurreição da carne, 16º na vida eterna. 17º Amém.
Você já havia pensado nisto?...
SÃO BEDA - O VENERÁVEL
O nome Beda em Iingua saxônica quer dizer oração. São Beda, “o pai da erudição inglesa", como o definiu o historiador Burke, morreu com 63 anos na abadia de Jarrow, na Inglaterra, após ter ditado a última página de um de seus livros e ter recitado o “Glória ao Pai." Era a véspera da Ascensão, 25 de maio de 735. "Vivi bastante, - disse ao sentir que a morte se aproximava - e Deus tem disposto bem da minha vida." Beda, nascido em 672 de uma modesta família operária de Newcastle, recebeu sua formação nos dois mosteiros beneditinos de Wearmouth e Jarrow, e neste último foi ordenado padre aos 22 anos.
As maiores satisfações da sua vida foram por ele mesmo compendiadas em três verbos: aprender, ensinar, escrever. A maior parte de sua obra de escritor tem origem e fim no ensinamento. Escreveu sobre filosofia, cronologia, aritmética, gramática, astronomia, música, medicina, a exemplo do espanhol santo Isidoro. Mas são Beda é antes de tudo um teólogo, de uma linguagem fluida e simples, acessível a todos.
Ele é apresentado como um dos pais de toda a cultura posterior, influindo através da escola de York e da escola carolíngia sobre toda a cultura européia. Entre os monumentos insignes da historiografia fica a sua História eclesidstica de povo inglês, pela qual mereceu ser proclamado no sínodo de Aquisgrana, em 836, "venerável e doutor admirável dos tempos modernos". Gostava de autodefinir-se como “historiador verdadeiro," com a consciência de ter prestado um serviço à verdade. Concluiu a sua volumosa obra histórica com esta oração: "Suplico-te, meu Jesus, que me concedeste atingir com delícia as palavras da tua sabedoria, conceder-me na tua misericórdia chegar um dia a ti, fonte da sabedoria, e contemplar o teu rosto." O papa Gregório 11 chamara-o a Roma, mas Beda suplicou-lhe que o deixasse na laboriosa solidão do mosteiro de Jarrow, de onde saiu somente por poucos dias, para estabelecer as bases da escola de York, da qual sairia mais tarde o famoso Alcuíno, mestre da corte carolíngia e fundador da primeira universidade parisiense. Após ter ditado a última página do seu Comentário de São João, “agora dirija minha cabeça - disse ao monge escrivão - e faça com que eu possa volver os olhos para o lugar santo onde rezei, porque sinto na alma uma grande doçura". Foram suas .últimas palavras.
"
26 de maio de 2012
PENTECOSTES - FUNDAÇÃO DA IGREJA DE JESUS
Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.*(Os Apóstolos, A Virgem Maria e 120 discípulos) De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua. Profundamente impressionados, manifestavam a sua admiração: Não são, porventura, galileus todos estes que falam? Como então todos nós os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Partos, medos, elamitas; os que habitam a Macedônia, a Judéia, a Capadócia, o Ponto, a Ásia,* a Frígia, a Panfília, o Egito e as províncias da Líbia próximas a Cirene; peregrinos romanos, judeus ou prosélitos, cretenses e árabes; ouvimo-los publicar em nossas línguas as maravilhas de Deus!* Estavam, pois, todos atônitos e, sem saber o que pensar, perguntavam uns aos outros: Que significam estas coisas? (Atos 2, 1-120
17 de maio de 2012
16 de maio de 2012
ROSÁRIO PARA O ESPÍRITO SANTO
(Uma oração singela, mas carinhosa e eficaz)
Divino Espírito Santo, permiti-me estar em vossa presença. Aqui estou, desejoso de Vos oferecer rosas... rosas lindas, colhidas em meu coração. Trago rosas para declarar o meu amor, minha admiração e gratidão. Aceitai-as. Amém!
AS ROSAS SÃO ESPIRITUAIS...
SÃO AQUELAS DECLARAÇÕES INDICADAS EM VERMELHO
Primeiro buquê: O primeiro buquê é feito de dez rosas... vermelhas... lindas! Com elas você reconhece a divindade do Espírito Santo e quer adorá-Lo. Entregue suas rosas, repetindo dez vezes:
Espírito Santo, eu Vos adoro! (10X) Após:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Segundo buquê: O segundo buquê é feito de dez rosas lindas! Cor-de-rosa. Com elas você declara o seu amor ao Divino Amigo. Repita dez vezes:
Espírito de Amor, eu Vos amo muito! (10X)
Após: Glória ao Pai, ...
Terceiro buquê: O terceiro buquê é feito de dez rosas amarelas... lindas! Por elas você declara ao Espírito Santo quanto O admira por sua beleza e santidade divinas. Declare dez vezes:
Espírito divino, sois Santo, sois um encanto! (10X)
Após: Glória ao Pai, ...
Quarto buquê: Este quarto buquê é feito de dez rosas brancas. Simbolizam o seu desejo de viver um grande amor para com o Espírito Santo. Diga dez vezes:
Santo Espírito, enchei-me do Vosso amor! (10X)
Após: Glória ao Pai, ...
Quinto buquê. O quinto buquê é feito de dez rosas mescladas,... lindas,... muito vivas! Por elas você pede ao Espírito de Deus que o faça um pouco mais santo, como Ele é Santo. Peça, dizendo:
Espírito de amor, santificai-me! (10X)
Após: Glória ao Pai, ...
Conclusão: Entregues suas rosas, você termina sua visita despedindo-se do Espírito Santo com palavras espontâneas, ou por meio desta oração:
Espírito Santo, agradeço por estes preciosos momentos vividos em vossa presença. Que estas cinqüenta rosas permaneçam vivas diante de Vós, para recordar o meu amor e minha admiração para Convosco. Ao vê-las sempre de novo, lembrai-Vos de mim, e abençoai-me. Amém.
14 de maio de 2012
AMIZADE COM O ESPÍRITO SANTO
No próximo dia 18 de maio, sexta feira, iniciamos a novena em preparação para a festa de Pentecostes. São nove dias de orações, reflexões, penitências, boas obras de caridade, realizadas como preparação do coração, a fim de receber uma nova efusão do Espírito Santo. Com o desejo de auxiliar nessa preparação, publico nove Orações ao Espírito Santo, que podem ser usadas para esse fim.
AMIZADE COM O ESPÍRITO SANTO
obrigado por me acolherdes
em vossa presença.
Que graça divina poder estar convosco
e poder dirigir-Vos minha oração!
Antes de tudo, eu Vos adoro!
Sim, Vos reconheço como Deus!
Reconheço-Vos como o Deus
da minha fé e do meu amor,
como o Deus dos meus antepassados
e de minha Igreja.
Santo Espírito,
estou descobrindo o quanto estou carente
de um verdadeiro relacionamento convosco.
Aliás, sinto vontade de dizer:
“Felizes aqueles que já possuem
e cultivam uma amizade
e um relacionamento de amor convosco!
Felizes esses corações!”
Não quero, porém,
ficar apenas numa “santa inveja”.
Quero, sim, tomar a decisão de criar,
cultivar e amadurecer
uma convivência diária convosco.
Sei que posso contar
com vossa valiosa ajuda,
pois Vós a desejais.
Como, porém, sou tão fraco e inconstante,
peço-Vos que tomeis iniciativas
e me concedais as graças necessárias
para que ela se torne
uma realidade viva e diária.
Obrigado Espírito Santo,
por quererdes realizar
vossa obra de santidade em mim.
Amém!O ESPÍRITO SANTO MORA EM MIM
Espírito Divino,
Espírito de Amor,
Espírito de paz e de alegria,
eis-me em vossa presença
no santuário do meu coração.
Obrigado porque me acolheis
com tanto amor e disponibilidade.
Obrigado porque sorris para mim.
Espírito Santo,
maravilha das maravilhas
é a realidade da vossa habitação em mim.
O Deus santíssimo mora no meu ser!
Mora no meu coração!
Mora no coração de toda pessoa
batizada na Trindade!
Que graça! Que bênção! Que maravilha!
Quero louvar-Vos e agradecer-Vos
com todo amor do meu coração,
pois fizestes de mim
um santuário de vossa presença.
Eu Vos louvo e agradeço, também,
porque sois Vós quem restaura
o meu santuário interior
das rachaduras causadas
pelo pecado original,
bem como das manchas escuras e feias
causadas pelos meus pecados.
Bendigo-Vos e agradeço-Vos ainda
porque sois Vós quem o embeleza
e decora com as pinturas,
com os quadros
e as decorações espirituais
dos vossos dons,
dos vossos frutos,
das virtudes e dos carismas.
A partir de hoje
quero assumir mais conscientemente
vossa presença em mim
e nos meus irmãos,
a fim de corresponder
a tão grande prova de amor.
Muito grato, Espírito de Amor.
Amém.
O ESPÍRITO SANTO É O MEU DEUS
Espírito Santo, Espírito de Amor,
permiti-me estar convosco
no íntimo do meu ser.
É maravilhoso saber
que habitais no meu coração.
Só um Deus movido de tão imenso amor
pode querer habitar
num coração tão pequeno,
tão humano, tão frágil e,
tantas vezes, tão vazio, frio e fechado.
Quero elogiar-Vos de todo coração
pela maravilhosa graça
de habitardes em mim.
Espírito de Amor,
desejo professar vivamente
a maravilhosa realidade
que envolve vossa Pessoa:
Vós sois Deus!
Sim, sois Deus como o Pai!
Sois Deus como o Filho, Jesus!
Com o Pai e o Filho
formais a Trindade santa.
Meu coração sorri de alegria
diante dessa verdade tão sublime:
“aquele que mora no meu coração
é Deus, é o meu Deus”.
Compreendo cada vez mais
a grande responsabilidade que tenho
de viver de forma condizente
com a santidade de vossa Pessoa
presente em mim.
Compreendo que devo viver de tal forma
que só possa agradar-Vos
Jamais decepcionar-Vos!
Jamais ofender-Vos!
Vinde, Espírito de Deus!
Com vossas iluminações e moções,
vinde ensinar-me a reconhecer-Vos como Deus,
e a adorar-Vos de todo coração.
Obrigado, Espírito Santo,
porque sois meu Deus.
Obrigado porque sois meu santificador
e meu amigo.
Amém!
NA INTIMIDADE COM O ESPÍRITO SANTO
Espírito Santo,
sinto-me muito feliz por estar na vossa presença.
Obrigado por me acolherdes.
Sei que sois Deus!
É maravilhoso poder estar conversando convosco,
que sois o meu Deus.
Quero adorar-Vos e glorificar-Vos
conjuntamente com o Pai e o Filho divino.
Com Eles formais a Trindade Santa,
o meu Deus,
o Deus do meu coração,
o Deus da minha vida,
dos meus antepassados,
da minha Igreja.
Espírito de Amor,
desejo compreender mais profundamente
com o coração
que sois uma verdadeira Pessoa divina.
Quero ter toda clareza
que sois uma Pessoa viva,
real, concreta, comunicante,
amável e amante.
Anseio poder criar e cultivar
uma profunda amizade convosco.
Desejo vivamente manter
um verdadeiro relacionamento diário convosco.
É tão importante que meu coração compreenda que,
por esse relacionamento cultivado,
podereis manifestar-Vos muito mais na minha vida,
para realizar vossa obra em mim.
Aliás, é o que mais desejo,
preciso e quero.
Vinde em meu auxílio.
Obrigado, Espírito divino,
por estes breves momentos
de comunhão convosco.
Amém!
UMA VISITA AO ESPÍRITO SANTO
Divino Espírito Santo,
apresento-me diante de Vós,
na sala do meu coração, onde morais,
para estar convosco por alguns momentos.
Obrigado, Espírito Santo,
por me acolherdes na vossa presença.
Que alegria poder estar convosco!
Eu Vos adoro!
Reconheço-Vos como Deus,
como o meu Deus,
junto com o Pai e o Filho!
É maravilhoso saber que morais em mim,
que sois meu amigo,
que aceitais minha amizade,
que quereis enriquecer-me
com a abundância de vossas graças.
Reconheço, Espírito Santo,
que Vos conheço ainda tão pouco!
Minha amizade é tão frágil e pequena!
Mas sinto um desejo tão grande
de conhecer-Vos melhor,
de cultivar uma amizade profunda convosco,
para experimentar vossa obra em meu coração,
e em minha vida.
Manifestai-Vos a mim!
Ajudai-me a conhecer-Vos melhor!
Ensinai-me Vos amar sempre mais!
Educai-me a perceber
as vossas manifestações em minha vida.
Preciso muito de Vós,
de vossa amizade
e de vossas bênçãos.
Obrigado, querido amigo!
Obrigado, Espírito de Amor!
Amém.
apresento-me diante de Vós,
na sala do meu coração, onde morais,
para estar convosco por alguns momentos.
Obrigado, Espírito Santo,
por me acolherdes na vossa presença.
Que alegria poder estar convosco!
Eu Vos adoro!
Reconheço-Vos como Deus,
como o meu Deus,
junto com o Pai e o Filho!
É maravilhoso saber que morais em mim,
que sois meu amigo,
que aceitais minha amizade,
que quereis enriquecer-me
com a abundância de vossas graças.
Reconheço, Espírito Santo,
que Vos conheço ainda tão pouco!
Minha amizade é tão frágil e pequena!
Mas sinto um desejo tão grande
de conhecer-Vos melhor,
de cultivar uma amizade profunda convosco,
para experimentar vossa obra em meu coração,
e em minha vida.
Manifestai-Vos a mim!
Ajudai-me a conhecer-Vos melhor!
Ensinai-me Vos amar sempre mais!
Educai-me a perceber
as vossas manifestações em minha vida.
Preciso muito de Vós,
de vossa amizade
e de vossas bênçãos.
Obrigado, querido amigo!
Obrigado, Espírito de Amor!
Amém.
ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
Espírito Santo,
Vós que me esclareceis tudo,
que iluminais todos os caminhos
para que eu atinja o meu ideal;
Vós que me dais o dom divino de perdoar
e de esquecer o mal que me fazem,
e em todos os instantes de minha vida,
juntamente com o Pai e o Filho estais comigo,
eu quero, neste curto diálogo,
agradecer-Vos por tudo,
e confirmar mais uma vez,
que eu jamais quero me separar de Vós,
por maior que seja a ilusão material,
e terei o máximo de vontade de um dia,
com o Pai e o Filho estar convosco
em companhia de todos meus irmãos em Cristo,
na glória perpétua.
Obrigado, mais uma vez,
Espírito de Amor. Amém .
ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
Vivei em mim, ó Espírito Santo
para que meus pensamentos sejam todos santos;
Atuai em mim, ó Espírito Santo,
para que meu trabalho, também, possa ser santo
Dirigi meu coração, ó Espírito Santo,
para que eu ame só o que é santo;
Fortalecei-me, ó Espírito Santo
para que eu defenda tudo que é santo.
Guardai-me, então, ó Espírito Santo,
para que eu sempre possa ser santo. Amém.
(Sto. Agostinho)
VENI CREATOR SPÍRITUS
Ó vinde, Espírito Criador,
As nossas almas visitai,
E enchei os nossos coraçõesCom vossos dons celestiais.
Do Deus excelso o Dom sem par,
A fonte viva, o fogo, o amor,A unção divina e salutar.
Sois doador dos sete dons,
E sois poder na mão do Pai,
Por Ele, prometido a nós,
Por nós, seus feitos proclamai.A nossa mente iluminai,
Os corações enchei de amor,
Nossa fraqueza encorajai,
Qual força eterna e protetor
Nosso inimigo repeli,
E concedei-nos vossa paz;
Se pela graça nos guiais,
O mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho salvador,
Por Vós possamos conhecer.
Que procedeis do seu amor
Fazei-nos sempre firmes crer.Amém.
ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
enviai dos céus
um raio de luz!
2. Vinde, Pai dos pobres,
dai aos corações
vossos sete dons!
3. Consolo que acalma,
hóspede da alma,
doce alívio, vinde!
4. No labor, descanso,
na aflição, remanso
no calor, aragem!
5. Ao sujo lavai,
ao seco regai,
curai o doente!
6. Dobrai o que é duro,
guiai no escuro,
o frio aquecei!
7. Enchei, luz bendita,
chama que crepita,
o íntimo de nós!
8. Sem a luz que acode,
nada o homem pode
nenhum bem há nele!
9. Dai à vossa Igreja,
que espera e deseja,
vossos sete dons
10. Dai em prêmio ao forte
uma santa morte,
alegria eterna. Amém!
AMOR AFETIVO NA JUVENTUDE
Uma das mais belas realidades vividas por você, jovem, é sua vida afetiva. Todo jovem sente dentro de si a presença e a força de sua afetividade. Afetividade em ebulição. Em erupção. Querendo expandir-se e sair por todos os poros. Ao mesmo tempo, há uma fome e sede de afeto, quase insaciáveis.
Na verdade, afetividade é amor. É o amor afetivo. É o amor que quer expandir-se sob mil formas e expressões afetivas. Confunde-se, às vezes, com as paixões. Ou mistura-se com elas. Mas a afetividade é sempre amor. E o amor é o ingrediente mais presente, mais necessário e mais importante para a sua vida de jovem. Por isso mesmo é importante que você conheça, assuma e conduza com inteligência e sabedoria sua vida afetiva.
O amor afetivo não deve ser entendido apenas como inclinação amorosa para pessoas de outro sexo. O amor afetivo é uma forma maravilhosa de amar, com expressões de afeto, aos pais, aos irmãos, aos familiares, aos amigos e a toda as pessoas que entram em seu círculo de amizades.A vida afetiva é sempre um processo. Processo que deveria iniciar-se na concepção do ser humano, ocorrida por um ato conjugal de profundo amor dos pais. Processo que deve continuar na infância, meninice, adolescência, penetrando na juventude. Processo que ocorre quando se recebe muito amor dos pais, dos familiares, dos professores, da igreja, da sociedade.
À medida que a pessoa recebe amor, seu coração afetivo cresce, desenvolve-se, amadurece. Se não recebe amor afetivo abundante, a pessoa acumula carências afetivas. Estas sempre deixam conseqüências negativas, criam problemas e sofrimentos para o jovem.
Com certeza você entendeu como é importante receber amor afetivo. Recebê-lo de seus pais, dos familiares, dos amigos, da comunidade onde vive, do namorado ou namorada. Aliás, também é importante dar afeto. Dar amor afetivo a todos os que podem recebê-lo legitimamente. E retribuir aos que tomam a iniciativa de lhe oferecer o seu afeto deles.
O lugar ideal, diário e permanente de você receber e dar amor afetivo é sua família. Por causa dos laços de sangue que unem as pessoas na família, criam-se naturalmente tanto a necessidade como a oportunidade de você poder expandir seu afeto e, ao mesmo atempo, acolher aquele que lhe é dado. Esse jogo de dar e receber afeto dentro do lar é uma riqueza inestimável para seu coração jovem. Recebendo muito afeto você amadurece sempre mais e equilibra sua afetividade. Ao mesmo tempo, vai aprendendo a amar afetivamente.
Amar e ser amado afetivamente é uma fonte de muita satisfação e realização pessoal que vai formando uma personalidade movida a amor. Só o amor faz você feliz!
11 de maio de 2012
RELACIONAMENTO COM JESUS VIVO
Jesus Cristo é o centro da história da humanidade. Ela foi dividida entre “antes de Cristo” (a.C.) e “depois de Cristo” (d.C). Ocorre que Jesus não é alguém retido no passado e pelo passado. Ele Ressuscitou! Está vivo! Está entre nós! Está com você! Invisível e insensível aos nossos sentidos externos, mas realmente presente. Ele ama você profundamente. Quer estar em sua vida como o melhor dos seus amigos, para ser seu Salvador, seu Mestre divino, seu guia de caminhada.
Para poder amar você de verdade e poder realizar uma obra de amor em sua vida, Ele quer manter um relacionamento muito bom, diário, amigo e crescente com você. Ele quer que vocês sejam amigos que se amam e se relacionam, que mantêm laços fortes, que convivem, conversam, e se entre ajudam. É o que Jesus vivo quer de você. Basta você também querer.
Se esse relacionamento acontecer, você verá as maravilhas que Jesus realizará em sua vida. Ele tem poder de realizá-las. Ele quer. Ele pode fazer muito mais do que você imagina! Basta abrir-lhe sua vida e relacionar-se com ele.Como relacionar-se com Jesus? Assim como você faz com um amigo íntimo. Conversando com Jesus sobre sua vida, suas alegrias, seus sucessos, seu trabalho, sua família, seus problemas. Se Ele ouve? É claro! Ele disse: ”Estarei com você todos os dias...” onde quer que você esteja. Ora, se está presente, ele ouve.
Experimente começar. No seu quarto, ou em sua sala, ou no escritório, ou em algum lugar apropriado, disponha-se a ter uma conversa com ele. Concentre-se por um momento. Se quiser, feche seus olhos. Chame-o. Peça-lhe que se assente a seu lado, ou à sua frente. Comece a falar. Se estiver sozinho, experimente falar em voz audível. É lindo você ouvir sua voz falando com Jesus vivo. Se estiver em meio a pessoas, fale com a voz do coração. Bem assim como, às vezes, você fala com amigos ausentes. Comece, digamos, assim:
Jesus, meu amigo, meu Deus, meu Salvador, vem! Eu quero falar contigo. Eu creio que estás aqui comigo. Sei que me amas muito. Mas eu também te amo. E muito! Quero aprender a amar-te sempre mais.
Jesus, eu quero contar-te, hoje, os anos lindos que eu vivi com minha mãezi-
nha. Sabe, Jesus, mamãe foi uma pessoa maravilhosa. Bem. A tua também... Mamãe era uma pessoa tão amável, tão dedicada. Lembro sempre todo carinho que ela nos dava...“ e deixe seu coração falar, contar, dizer... Experimente! Você verá que maravilha poder falar com Jesus vivo. É claro que em determinado momento Ele também vai querer falar sobre sua mãe. Deixe que Ele fale! Escute atentamente. Ele irá revelar coisas lindas de sua mãezinha, revelações que você nem imagina. Escute-o com os ouvidos do coração.
Outro dia você toma outro assunto e volta a conversar com Ele. Por exemplo: sobre sua juventude, seus estudos, sua família, seus problemas familiares, seus ideais, enfim, tudo o que você quiser.
Você também poderia usar como assunto dos encontros com Jesus vivo, Sua palavra escrita nos Evangelhos, Seus milagres, Seus ensinamentos, Sua parábolas etc. Ficaria longo detalhar como fazê-lo. O importante é você querer manter um relacionamento lindo e constante com Jesus. Os modos de fazê-lo, você os aprenderá. Comece hoje mesmo. Faça-o todos os dias. Você verá o que Jesus é capaz de realizar em sua vida.
7 de maio de 2012
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo…
(Fernando Pessoa)
mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo…
(Fernando Pessoa)