DEZ VIRTUDES CRISTÃS
VIRTUDE DA FIDELIDADE
CONTINUAÇÃO
CONTINUAÇÃO
A função da fidelidade é exatamente aperfeiçoar a pessoa no tempo vivido. Se acreditamos que alguma coisa é um grande valor, também cremos que este valor é durável, é eterno. Isso é fidelidade. Percebemos a eternidade do valor que escolhemos.
Não podemos ser fiéis ao ideal de família, mudando de esposa quando nos convém, nem podemos nos dizer defensores da família, se estamos vivendo situações contrárias, como, por exemplo, ser amante de um homem casado. Por isso a fidelidade não pode ser coisa de momento ou apenas de discurso, mas é uma prática duradoura e dever ser tão profunda a ponto de mover o nosso modo de ser.
A virtude da fidelidade é construída na vida cotidiana pela repetição de pequenos atos e fidelidade. Se nos deixarmos levar pelos caprichos, pelas inconstâncias, ou pelas pequenas infidelidades, inviabilizamos um projeto pessoal, não só porque as circunstâncias variáveis do instante acabam por nos escravizar, como também porque o tempo não volta para refazermos nossa reputação de outra forma.
Somos fiéis quando mantemos a palavra dada. Se cumprimos com nossas obrigações e compromissos apesar das eventuais dificuldades então temos a virtude da fidelidade. Somos fiéis quando mantemos os compromissos assumidos, aqueles estabelecidos por Deus, aqueles referentes ao nosso cônjuge, os de amizade, e todos aqueles compromissos referentes à nossa vida profissional, como compromissos de qualidade para com os clientes, de honestidade e justiça para com os empregados, etc. A fidelidade é uma virtude que dá muita dignidade à nossa pessoa e à nossa vida em sociedade.
Quando aderimos a uma causa nobre e lutamos por ela, é ela que nutre a nossa fidelidade. Por isso, o amor verdadeiro, grande, não pode ser dedicado a ninharias, porque logo desistimos. Onde o amor é pequeno, a fidelidade é curta, o tempo se torna longo, e os sacrifícios,, mesmo pequenos, se tornam insuportáveis. É preciso estar unido a Deus, o próprio amor, fonte de todo bem, para mantermos a fidelidade.
Se formos infiéis nos pormenores da vida, certamente seremos infiéis nas grandes coisas. Quem é fiel nas pequenas coisas, o será também nas grandes. (Jesus Cristo).
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial