4 de setembro de 2010

O DOM DA SABEDORIA


O Pecado original nos desligou de Deus. Este desligamento nos levou à perda do amor de Deus: não nos sentirmos amados...e não amamos a Deus. Com a perda do amor, perdemos o "sabor, o gosto” da amizade com Deus, bem como o sabor de todas as coisas de Deus. Por experiência pessoal, todos, sentimos em nossas vidas a realidade da perda do SABOR das coisas espirituais; e sabemos quanto esforço precisamos fazer, durante uma vida toda, para adquirir esta AFEIÇÃO, este GOSTO pelas coisas de Deus.
O Espírito Santo, que é amor, vem em nosso socorro e com sua ação, quer reconstruir-nos, por dentro, e devolver-nos o que perdemos. Como Amor que é, Ele nos quer RE+UNIR (o pecado des+uniu... )a Deus, em nova amizade e nos dá o dom da sabedoria, isto é, nos devolve o SABOR ESPIRITUAL, o gosto pelas coisas de Deus.
SABEDORIA: o nome SABEDORIA vem do latim.- “sápere”, que significa: sabor, gosto, bom paladar.
O Espírito Santo, que possuímos, nos une profundamente a Deus, recria nova amizade. Por esta união passamos a conhecer e apreciar a Deus e suas realidades, como Ele as conhece e aprecia, como por uma CO-NATURALIDADE, uma união, numa experiência pessoal de amor. Como por um contágio uma transmissão interior direta de coração a coração, o Espírito Santo nos comunica o amor e o sabor.
Pelo dom da SABEDORIA, conhecemos a Deus e a todas os suas realidades, por uma experiência pessoal, comunicada pelo Espírito Sento. Por este dom, Ele nos leva a conhecer a Deus, em sua bondade, mas como bondade experimentada, saboreada pessoalmente.
O dom de SABEDORIA é o dom dado pelo Espírito Sento para saborear, experimentar a Deus, como Ele é bom em si mesmo, e em todas as suas criaturas. Provai e vede como o Senhor é bom!' -
Tendo experimentado a Deus: Pai, Filho e Espírito Sento, passamos a gostar, aprender e amar a tudo o que vem de Deus, a tudo o que pertence a Deus. (Como, quando gostamos de alguém, passamos a gostar e valorizar tudo o que lhe pertence.)
O dom da SABEDORIA nos leva a saborear o amor de Deus, a crescer e experimentar cada vez mais o sabor do seu amor manifesto na criação.
Pelo dom da SABEDORIA passamos a conhecer todas as coisas, por meio de uma intuição dada pelo Espírito Sento; mas este conhecimento produz uma experiência deliciosa, saborosa, comunicada pelo Espírito Santo.
Pelo dom da SABEDORIA, passamos a experimentar e saborear a Deus e a todos os seus gestos; passamos a saborear, a gostar de tudo, COMO Deus gosta e a saboreia. (Vemos com os olhos de Deus e gostamos com o coração de Deus.)
O dom da sabedoria nos induz fortemente a vivermos nossa vida cristã pautada nos ensinamentos divinos, e vivê-la com radicalidade revestida de alegria e gratificação.
Graus: A sabedoria tem quatro graus sucessivos.
1. Grau: Leva-nos a aderir a Deus e aceitar alegre e agradavelmente sua pessoa, sua verdade e tudo o que lhe pertence.
2. Grau: Dá-nos um gosto, um SABOR especial por todas as coisas divinas, coisas pertencentes a Deus. E comunica-nos o desprezo do mundano.
3. Grau: Faz-nos descobrir o sentido, o tesouro do sofrimento, até ao desejo dele.
4. Grau: Faz saborear as delícias do amado Deus, e o coração já não quer outra coisa. (Só Deus basta!)

Marcadores:

1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Isso tudo é mesmo muito maravilhoso Padre, eu tive a grande graça de experimentar esse amor de Deus, por isso posso saborear tudo o que é de Deus.

2 de abril de 2015 às 11:20  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial