4 de setembro de 2012

DEZ VIRTUDES CRISTÃS

A VIRTUDE DA MANSIDÃO  

A virtude da mansidão também é filha do amor-caridade. Porque a pessoa vive a experiência de sentir-se amada pelo Deus-Trindade e pelos irmãos, e de sentir-se amando-os com alegria e felicidade, naturalmente ela se torna uma pessoa mansa.
A mansidão é uma energia psicológica e espiritual presente no psiquismo da pessoa que faz com que ela tenha naturalmente um controle espontâneo sobre suas emoções e sentimentos no tratamento com as pessoas e com os acontecimentos, capaz de manter-se tranqüila, serena, calma, sem ansiedades ou estresse, relacionando-se e interagindo com serenidade e paz de espírito.
A mansidão do coração faz com que a pessoa ao se relacionar com os outros não seja agressiva, compulsiva, agitada, estressada, ofendendo, ferindo, agredindo o próximo. Ao mesmo tempo ela tem a capacidade de não se deixar ferir, ofender com facilidade. Imaginemos uma almofada fofa coberta de veludo. Se lhe dermos um soco, ela não nos machuca e nem se ofende. Ela permanece a mesma, fofinha como antes. Assim é o coração manso: não ofende e nem se deixa ofender com facilidade.
Pensemos num boi manso, num cavalo manso, num cordeiro manso. Podemos lidar com eles com facilidade e sem medo, pois não tem reações agressivas. Assim é a pessoa mansa.
A mansidão tem muito a ver com bondade e humildade. Porque o coração é bom, trata as pessoas com mansidão, evitando por todos os meios de ofender, magoar, ferir, fazer sofrer.
Para haver um clima interior de mansidão é preciso que esse coração não seja possuído de mágoas, raivas, ódios, vinganças, ressentimentos. Essas emoções feridas geram sempre um comportamento agressivo e impaciente. Portanto, para haver mansidão é preciso que esses sentimentos de desamor sejam eliminados por meio do perdão assumido e repetido muitas vezes. O perdão tem poder de curar as feridas do coração e de eliminar esses sentimentos de desamor.
A palavra mansidão transmite o sentido de brandura, de ternura. Uma pessoa mansa transmite paz e segurança, porque acomodou a agitação do dia a dia, e porque venceu a ira.
 mansidão não é uma qualidade com a qual se nasce. Para se possuir essa virtude é preciso: 1º conhecê-la e desejá-la ardentemente; 2º purificar o coração de todo sentimento de desamor, como foi citado acima; 3º pedi-la ao Espírito Santo e 4º cultivá-la conscientemente dentro de si. A mansidão está incluída entre os frutos do Espírito Santo. Por isso se almejamos ser mansos, devemos entender que mansidão precisa de um cultivo espiritual, que sempre leva à harmonia e não à discórdia. 

O  que não é mansidão

A mansidão não é morosidade, não está ligada a ser moroso, a não ter iniciativa, a aceitar tudo do jeito que está para não se irar. Não é isso. Uma pessoa mansa vive muito mais com qualidade de vida do que uma pessoa iracunda, agitada, amargurada, porque administra melhor situações difíceis. Portanto, quando pensamos em alguém manso, lancemos fora da nossa mente a idéia de que manso é alguém inerte, sem vida, passivo, que não tem direção, que não está apto para reivindicar os seus direitos. Mansidão não está ligada a nada disso.
Mansidão também não é timidez. Não podemos pensar que uma pessoa mansa seja alguém tímida. O manso é naturalmente uma pessoa calma e tranqüila, mas segura de si e de suas emoções.

CONTINUA ABAIXO

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial