25 de junho de 2010

BENDITO SEJA O CORAÇÃO DE JESUS


Bendito seja o Coração de Jesus /
que nos revela o amor de Deus!
Bendito seja o Coração de Jesus /
que tanto amou o Pai!
Bendito seja o Coração de Jesus /
que tanto amou o mundo!
Bendito seja o Coração de Jesus /
paciente e misericordioso!
Bendito seja o Coração de Jesus /
vítima dos pecadores!
Bendito seja o Coração de Jesus /
aberto pela lança!
Bendito seja o Coração de Jesus /
nossa paz e reconciliação!
Bendito seja o Coração de Jesus /
nossa vida e ressurreição!
Bendito seja o Coração de Jesus /
de onde brotou água e sangue!
Bendito seja o Coração de Jesus /
de onde nasceu a Igreja. / Amém!

Marcadores:

23 de junho de 2010

TRINDADE - FAMÍLIA - COMUNIDADE


O Deus em quem cremos é amor. O Espírito Santo inspirou o apóstolo São João a escrever: Deus é amor (1Jo 4,8.16). Porque Deus na sua essência é amor, deduzimos que ele é família, que ele é comunidade. Essa dedução baseia-se na verdade que é o amor quem gera a família e forma a comunidade. A família-comunidade de Deus é Trindade: um Deus em três Pessoas. Aliás, nós o sabemos porque ele mesmo se revelou, porque ele mesmo nos contou tão admirável segredo.
Deus revelou-nos que é Pai, Filho e Espírito Santo. Três Pessoas divinas, unidas por amor divino, vivendo a unidade absoluta na realidade de um único Deus. O amor do Pai gerou o Filho. Do amor recípro-co entre o Pai e o Filho procede o Espírito Santo.
A Trindade vive a mais profunda, perfeita e realizadora experiência de família. Deus é fundamentalmente família de amor. A experiência eterna do intercâmbio de amor entre as três Pessoas faz a suprema e divina felicidade de cada uma das pessoas da Trindade. Deus é infinita, perfeita e irreversivel-mente feliz exatamente por causa do intercâmbio de amor entre as Pessoas. É o amor quem gera a felicidade. É o amor quem faz o coração sentir-se feliz.
A Trindade é a família irretocavelmente perfeita por causa da perfeição do amor vivido entre as Pessoas. Por isso ela é, também, a comunidade perfeita e modelar. Comunidade constituída pela força e pela perfeição do amor vivido.
(Continua na próxima página)

Marcadores:

DEUS VIVE EM FAMÍLIA E COMUNIDADE

As Pessoas da Trindade vivem essa experi-ência do amor em família-comunidade desde toda a eternidade. Podemos deduzir que foi graças a essa experiência de felicidade suprema gerada por sua vida de amor que a Trindade nos criou para, como ela, vivermos em família e em comunidade. Vivendo o amor em família e comunidade, encontrarmos a plena realização humana Fomos criados à imagem e semelhança de Deus, que é amor, exatamente para “sermos amor”, para convivermos no amor, amadurecermos no a-mor, realizarmo-nos no intercâmbio do amor, entre nós e com Deus. Essa vida de amor exige um lugar especial. O lugar do intercâmbio de amor entre as Pessoas divinas é a “família e comunidade” trinitárias, isto é, a “casa do céu” onde mora a Trindade. O lugar apropriado do intercâmbio de amor entre as pessoas humanas é a família de sangue e a comunidade reunida pelo amor.
(Continua na página seguinte)

Marcadores:

A FELICIDADE TEM SUA FONTE NO AMOR

Porque é suma e divinamente feliz por viver o amor em plenitude e com perfeição na família da Trindade, Deus, que nos criou para a felicidade, criou a família, nela os laços de sangue, a fim de gerar os laços de amor. Deus sabe que nós só seremos felizes e realizados se nos realizarmos no amor. Sabe que, para um ser humano poder realizar-se no amor, precisa de um “ninho de amor”, a família. Sabe que, para existir família, é preciso que haja laços de san-gue que unem as pessoas da mesma família. Essa união e convivência gera os laços de amor. O inter-câmbio de amor conduz o coração à maturidade do amor afetivo e efetivo. Essa maturidade, por sua vez, é a fonte da realização e da felicidade.
No que se refere à comunidade humana de amor, a lógica divina é a mesma da da família. Quer reunida em torno de um ideal comum, ou de um tra-balho a realizar, ou por uma vocação divina particular, ou por outras tantas possíveis motivações, a co-munidade de amor, deveria ser um reflexo da comu-nidade da Trindade. Se reunida pelos laços do amor, a comunidade torna-se um “lugar para o exercício do amor” afetivo e efetivo, portanto, um lugar, também, para o intercâmbio de amor e, por ele, uma fonte de realização e felicidade.
A felicidade verdadeira é filha do amor. As Pessoas divinas são definitivamente felizes porque amam com amor sem limites. As pessoas humanas são felizes na medida em que amam e são amadas. Quem ama é feliz.

Marcadores:

20 de junho de 2010

Festa do Sagrado Coração de Jesus
Neste dia da festa maior do Patrono da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Pes. Dehonianos) foi realizada uma grande concentração dos membros da Província Brasileira Meridional (BM) no seminário Sagrado Coração de Jesus, situado na cidade catarinense de Corupá (fotos). Nesse dia reuniram-se 56 padres, e todos os estudantes de teologia, filosofia, noviciado, postulantado, propedêutico e seminários menores, somando aproximadamente 200 pessoas.
Uma solene Concelebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Murilo S. Krieger scj foi o ponto alto dessa comemoração. Na Concelebração dois jovens fizeram sua consagração, tonando-se assim membros dessa Província e Congregação.

(Clicar sobre as fotos)









































Dom Murilo e Concelebrantes


Almoço festivo servido para todos
os participantes da solenidade

Dom Murilo - Pe. Léo Heck (superior provincial)

Pe. Francisco Sehnem e Pe. Anísio


Três irmãos padres: Sildo, Sérgio e Silvano.
Mais Fr. Giorgio

Seminaristas almoçando

Seminaristas

Marcadores:

HOMENAGEM AO CORAÇÃO DE JESUS


P – Após cada declaração queira dizer:
T – Nós Vos amamos e bendizemos!

01. Coração de Jesus, fonte de todas as bênçãos de que
necessitamos,
02. Coração de Jesus, morto e ressuscitado para nos libertar de
todo mal,
03. Coração de Jesus, que o Pai ressuscitou para nos dar a vida,
04. Coração de Jesus, crucificado pela salvação de todos,
05. Coração de Jesus, pedra viva rejeitada pelos homens mas
escolhida pelo Pai,
06. Coração de Jesus, único nome pelo qual podemos ser salvos,
07. Coração de Jesus, única fonte de salvação para os seres
humanos,
08. Coração de Jesus, força e segurança para todos os cristãos,
09. Coração de Jesus, fortaleza dos mártires,
10. Coração de Jesus, cujo nome somos chamados a anunciar,
11. Coração de Jesus, no qual experimentamos o amor de Deus,
12. Coração de Jesus, libertação e firmeza do povo de Deus,
13. Coração de Jesus, no qual louvamos e glorificamos o Pai,
14. Coração de Jesus, força e coragem dos que anunciam a Palavra
de Deus,
15. Coração de Jesus, que une os cristãos num só coração e numa
só alma,

Marcadores:

18 de junho de 2010

ORAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS



Sagrado Coração de Jesus, /
Filho do Pai celeste, /
templo vivo do Espírito Santo, /
nosso Salvador e bom Pastor, /
nós Vos adoramos e bendizemos, /
nós Vos amamos /
e acolhemos o vosso divino amor. /
Derramai sobre nós /
o poder do vosso sangue precioso /
para que sejamos libertados /
de todo pecado / e de todos os nossos males. /
Envolvei-nos com vosso próprio amor /
para que possamos amar a Deus /
e aos nossos irmãos /
como Vós mesmo os amais. /
Em Vós, Sagrado Coração de Jesus /
depositamos toda nossa confiança! /
E jamais seremos confundidos./ Amém!

Marcadores:

17 de junho de 2010

O ESPÍRITO SANTO FORMA O CORAÇÃO DE JESUS


Uma das invocações da Ladainha do Coração de Jesus nos recorda que o Coração de Jesus foi formado pelo Espírito Santo no seio da jovem virgem, que deste modo se tornou mãe. O Espírito o plasmou segundo o projeto do amor eterno e encheu-o de tudo aquilo que lhe é característico como Espírito do Pai e do Filho. No Coração de Jesus não há nenhuma fibra que não traga a marca do Espírito.
Coração novo - Homem novo
Em Jesus, formado pelo Espírito, aparece, finalmente, o coração novo, prometido por Deus, através do profeta Ezequiel: “Eu vos darei um coração novo, porei dentro de vós um espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne”(Ez 36,26). O coração é recriado por obra do Espírito Santo. E o homem torna-se novo, verdadeira imagem e semelhança de Deus.
Jesus é a primícia do coração novo. Nele e através dele, todos podem participar do milagre do Espírito. A todo aquele que crê no Filho e O acolhe é dado o Espírito, o mesmo Espírito que plasmou o Coração de Jesus. Disso, nós podemos concluir que o coração do homem novo será como o Coração de Deus.
O Coração de Jesus foi formado pelo Espírito Santo e por isso traz a marca do Espírito de Deus e, exatamente por isso, pode acolher e compreender a todos. Nele está, realmente, a totalidade da acolhida. Se relermos o Evangelho escrito por Lucas, veremos que nada de verdadeiramente humano passa desapercebido a Jesus de Nazaré. Ele está sempre atento, tem um olhar de amor e de misericórdia para todos, sente a vida, as alegrias e as tristezas de todos como se fossem suas. Ele acolhe, compreende, ensina, dá alimento, consola, cura, perdoa, abraça, faz festa, chora...
Padre Dehon, fundador dos Padres do Coração de Jesus escreve, numa de suas meditações: “O mistério da Encarnação é um mistério de amor. Deus é amor. O Verbo, sendo Deus, é todo amor. Fazendo-se homem, concentra-se num coração humano. O mistério da Encarnação é, portanto, o mistério divino tornado visível e palpável. Mistério de um Deus que ama tanto o homem a ponto de Ele próprio tomar a forma humana.Fazendo-se homem, o Filho continuou todo amor, do contrário teria deixado de ser Deus.E, como o coração do homem é o centro de todo afeto humano, o Coração de Jesus tornou-se o centro do seu amor, que é, ao mesmo tempo, amor divino e humano, amor divino humanizado”.
(Texto de Pe. Francisco Sehnem scj)

Marcadores:

16 de junho de 2010

HOMENAGEM AO CORAÇÃO DE JESUS


P – Após cada declaração queiram dizer:
T – Nós Vos glorificamos e bendizemos!

01. Coração de Jesus, servidor generoso do Pai e dos homens,
02. Coração de Jesus, testemunha fiel do Deus da vida,
03. Coração de Jesus, servo glorificado por Deus,
04. Coração de Jesus, o santo e o justo por excelência,
05. Coração de Jesus, autor da vida, da graça e da salvação,
06. Coração de Jesus, cuja morte somos chamados a testemunhar,
07. Coração de Jesus, amor divino que nos restaurais e fortaleceis,
08. Coração de Jesus, no qual se cumpriu o que os profetas anunciaram,
09. Coração de Jesus, Messias e Servo sofredor,
10. Coração de Jesus, que nos chamais à plena conversão,
11. Coração de Jesus, que nos dais o perdão de nossos pecados,
12. Coração.de Jesus, que sois nossa paz e reconciliação,
13. Coração de Jesus, no qual se realiza a restauração do Universo,
14. Coração de Jesus, que sois dom e proposta do Pai,
15. Coração de Jesus, no qual são abençoados todos os povos,

Marcadores:

O CORPO MÍSTICO DE JESUS CRISTO


A verdade da fé católica a respeito do Corpo Místico de Cristo é pouco ensinada aos fiéis, e por isso, pouco conhecida. O prezado leitor, por certo, nunca ouviu uma bela pregação sobre essa verdade, numa missa dominical, ou em outra celebração católica.
O Corpo Místico é a Igreja viva, formada por todos os batizados: quer os que ainda vivem pelos caminhos da vida terrena, a quem chamamos de “Igreja Militante”, quer os que se encontram no purgatório, a quem denominamos de “Igreja Padecente”, quer os que já se encontram na glória dos Céus, que formam a “Igreja Triunfante”.
Essa Igreja viva é o Corpo Místico, cuja cabeça é Jesus Cristo. Numa comparação com o corpo humano, dizemos: Jesus Cristo é a cabeça, e nós, Igreja viva, somos o seu corpo, formado por muitos membros.

Corpo Místico
A palavra “corpo” é usada comumente para designar o nosso corpo humano, material, mas também em outros sentidos que, aliás, nos auxiliam a compreender o Corpo Místico, formado de “cabeça e membros”. Dizemos: “corpo de bombeiros”, para designar um grupo de militares que prestam serviços específicos à comunidade. Nesse grupo há um chefe – um cabeça – que comanda, e há os que trabalham sob suas ordens. Falamos também em “corpo médico” do hospital, que é o conjunto de médicos que juntos trabalham no hospital; “corpo de professores”, para designar o conjunto de professores de um colégio.
É nesse sentido mais existencial que compreendemos o Corpo Místico. Jesus ressuscitado é “O” cabeça, e todos os batizamos formamos o seu grupo, o seu corpo vivo, seus comandados, seus seguidores, seus discípulos.
A palavra “místico” revela que essa verdade do Corpo de Cristo é um mistério de ordem espiritual, sobrenatural. Só a compreendemos à luz da fé e da revelação divina.
São Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, e fazendo uma comparação com o corpo humano, escreveu: “Porque, como o corpo é um todo tendo muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres; e todos fomos impregnados do mesmo Espírito. Assim o corpo não se consiste em um só membro, mas em muitos. (1Cor 12,12-14)

A (O) Cabeça
A (O) cabeça desse corpo é Jesus Cristo ressuscitado e glorioso. Foi Ele quem chamou os seus primeiros seguidores, formando um “corpo de discípulos” e um “corpo de Apóstolos”. Depois, em Pentecostes, fundou a sua Igreja que reúne todos os batizados.
É pelo santo Batismo que um ser humano começa a fazer parte do Corpo Místico, que é a Igreja viva. Pelo Batismo fomos enxertados, transplantados no Corpo Místico. A partir desse “transplante” começamos a receber a vida sobrenatural, que nos foi conquistada pelo cabeça, e que nos foi dada por meio do Espírito Santo.
Jesus – O cabeça - continua a dirigir o seu Corpo Místico, a Igreja, quer agindo pessoalmente em favor de um membro, de um grupo ou de todo o corpo; quer por meio do Espírito Santo; quer por meio de sua Palavra e dos seus sacramentos; quer por meio da hierarquia da Igreja, ou de outras mediações humanas ou materiais.
Ao voltar para os Céus, Jesus nomeou São Pedro e seus sucessores, os papas, para serem Sua presença visível. O Papa é o “vicárius Christi”, o vigário de Cristo, o substituto imediato, aquele que age em nome e no lugar de Jesus Cristo.
(Continua na página que segue...)

Marcadores:

OS MEMBROS DO CORPO MÍSTICO



Os membros do Corpo Místico são todos os batizados que se encontram no Céu, no Purgatório ou na terra.
Os membros do Corpo Místico que estão no Céu e no Purgatório já possuem a glória eterna garantida. Os membros que estão a caminho sobre a face da terra, podemos classifica-los em três grupos: os sadios, os enfermos e os mortos espiritualmente.
1. Os sadios são aqueles batizados que vivem em estado de graça santificante permanente, fortemente ligados a Deus por essa graça, e portanto, conseguindo viver habitualmente sem cometer pecados mortais, graves. Esses, procuram aperfeiçoar-se progressivamente, buscando a santidade da vida cristã.
2. Os enfermos são aqueles batizados que em sua vida cristã cambaleiam entre o estado de graça e o estado de pecados graves. Vivem tempos em graça e amizade com Deus, conseguindo evitar os pecados graves, e vivem outros momentos de fraqueza, entregues a pecados mortais. Esses precisam de uma conversão mais corajosa e profunda, erradicando os pecados mortais com suas raízes, causas e ocasiões.
3. Os membros mortos são os batizados que vivem em estado permanente de pecados mortais. Muitos desses, foram batizados, fizeram a primeira comunhão e foram crismados, mais por tradição do que por convicção religiosa. Nunca, porém, assumiram uma vida cristã com suas verdades de fé, com sua moral e com suas práticas religiosas. Outros, viveram anos de vida cristã, mas por alguma razão, abandonaram-na, e passaram a viver contrariamente à fé, à moral e às práticas religiosas católicas. Infelizmente muitos desses membros mortos passaram a praticar religiões não cristãs.
Esses membros mortos continuam ligados ao Corpo Místico, mas não tem vida sobrenatural. A vida que receberam no Batismo, morreu, atingida por pecados mortais. São como um galho seco ainda ligado ao tronco de uma árvore.

A inter-comunicação dos membros
Como no corpo humano há uma “seiva de vida” que circula por todos os seus membros, mantendo-os vivos, assim também, no Corpo Místico, circula a “seiva da vida divina”, recebida no Batismo, para mantê-lo sadio. Assim como no corpo humano podem surgir doenças que afetam algum membro, tornando-o doente, podendo até causar a morte, assim também, no Corpo Místico, podem surgir doenças espirituais – os pecados, principalmente os mortais – que tornam esse batizado “enfermo” espiritualmente, podendo causar-lhe a “morte de sua vida sobrenatural”.
No Corpo Místico, membros que estão no Céu favorecem os que estão no purgatório e os que estão na terra, intercedendo por eles, junto a Deus, de quem procedem todas as graças de toda espécie. Os membros que estão no purgatório favorecem os que estão na terra, intercedendo por eles junto a Deus. E os que estão na terra favorecem a si mesmos por uma vida cristã vivida em estado de graça, e bebendo das graças divinas pela fé, pelos sacramentos, pela vida de oração, pela Palavra de Deus, e outras tantas fontes espirituais. E ao mesmo tempo, favorecem aqueles que estão no Purgatório, pelas diversas formas de sufrágios, principalmente pela oferta do Santo Sacrifício da Missa por eles.
É da(o) “Cabeça”, Jesus Cristo morto e ressuscitado, que jorra toda a vitalidade do Corpo Místico. Todas as graças divinas, para a humanidade toda, foram adquiridas por Jesus Cristo, mediante sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Marcadores:

15 de junho de 2010

O SEU JESUS É O VERDADEIRO?



É belo, gratificante e causa alegrias ao coração saber que Jesus está vivo, está conosco, agora e em todos os momentos de nossa vida diária. Saber que Ele nos ama profundamente. Saber que quer agir poderosamente em nossa vida para libertar, salvar, curar nossos males e produzir vida melhor. É estimulante sabermos que Jesus vivo quer manter e crescer numa amizade profunda conosco, quer manter um relacionamento crescente e diário.
Jesus quer ser alguém muito presente e significativo para nós. Quer manter e aprofundar uma amizade sólida, bem como deseja cultivar um relacionamento diário, exatamente para poder ser nosso Salvador pessoal, para poder fazer acontecer em nossa vida um processo permanente e progressivo de salvação.
Oxalá não, mas talvez a nossa formação religiosa nos tenha criado uma imagem falsa de Jesus. Talvez tenham nos apresentado um Jesus não muito verdadeiro e, por isto mesmo, não muito simpático, atraente e cativante. Pode ocorrer que o nosso, seja um Jesus até interessante por aquilo que viveu, falou e fez, mas seja um Jesus distante de nós, inatingível, que não se interessa por nós, que não se importa com nossa vida, com nossos problemas, com nossas necessidades. Pior. Talvez o nosso seja um Jesus incompreensivelmente exigente, um juiz que fica anotando e condenando os mínimos erros ou tropeços. Quero dizer-lhe que esse Jesus é falso. Aliás, não existe! Se foi dessa forma que no-lo apresentaram, mentiram. Enganaram-nos. Caricaturaram Jesus. Mesmo que o tenham feito com boa vontade...
(Continua na página seguinte...)

Marcadores:

O JESUS VERDADEIRO


O Jesus real, verdadeiro, é bem diferente. Que Ele é o Filho de Deus, o Messias prometido, que veio como salvador da humanidade, é verdade! Que Ele tomou um corpo humano no seio da Virgem, viveu trinta e três anos, anunciou e inaugurou o Reino de Deus entre nós, morreu na cruz, ressuscitou e, depois de quarenta dias, voltou ao seio da Trindade santa, é tudo verdade! Mas é absolutamente certo e verdadeiro que, vivo, ressuscitado, está conosco, todos os dias, nos ama profundamente e quer participar vivamente do nosso viver, tanto dos momentos bons, gozosos e gloriosos, como também dos momentos de sofrimentos, de problemas e tropeços.
Jesus é o Emanuel. É o Deus que veio em forma de gente para estar conosco, para caminhar lado a lado na nossa história, para dar todo apoio, força e colaboração eficaz nos nossos trabalhos e boas realizações, bem como para agir com poder na solução de nossas necessidades, problemas e sofrimentos. Ele pode realizar em nossa vida muito mais do que imaginamos, pois Ele é Deus salvador, e tem todo poder. Ele é amor, e por isso quer intervir e realizar o que precisamos e desejamos, quando for para nosso verdadeiro bem.
Jesus vivo está sempre disponível, à nossa espera. À espera que O procuremos, O chamemos, queiramos ter um momento de conversa, de diálogo; à espera que Lhe peçamos ajuda, Lhe abramos o coração, clamemos por socorro; à espera que queiramos realizar um encontro amigo, íntimo, profundo; à espera que queiramos Sua companhia amiga; à espera que Lhe peçamos alguma intervenção libertadora, curativa, consoladora; à espera que Lhe peçamos para ser o nosso Cireneu que nos ajude a carregar as nossas cruzes de cada dia. É sempre confortante lembrar o que Ele prometeu: “Estarei convosco todos os dias!” Ter uma presença tão significativa e manter com Ele um relacionamento amistoso é, sem dúvidas, uma dádiva que só Seu imenso amor pode oferecer.
“Eis que estou à porta e bato! Se você abrir a porta (de seu coração) Eu entrarei, e cearemos juntos: você comigo e eu com você!” (Apoc 3,20)
Por que não abrir a porta para tão importante amigo?


Marcadores:

14 de junho de 2010

O CORAÇÃO DE JESUS NOS DÁ O ESPÍRITO SANTO



Jesus ressuscitado, a quem chamamos também de Sagrado Coração de Jesus, por seu grande amor para conosco, quer dar-nos as melhores condições e todas as possibilidades para vivermos uma vida cristã autêntica, feliz, santa e realizadora. Essas condições e possibilidades nos são oferecidas por Jesus, por meio do dom do Espírito Santo. Dando-nos o Seu Espírito, liberando em nós ainda mais o Seu Espírito, levando-nos a acolher e a colaborar com o Espírito Santo, Jesus nos dá a fonte jorrante de toda uma vida melhor, bem como as forças e a sabedoria para construirmos uma família que seja um ninho de amor, como também para termos êxitos em nossa profissão, trabalhos e vida social.
O Espírito Santo já habita em você desde o seu Batismo. Sem dúvidas, Ele já realizou em você muitas coisas muito boas. Mesmo que não as tenha percebido, Ele as realizou e realiza sempre, a não ser que você O proíba ou se oponha. Mas Jesus deseja vivamente que você se abra muito mais ao Espírito Santo, pois é Ele a fonte de todo bem, Aquele que lhe revela toda a verdade, a luz que ilumina seus caminhos, a força em suas fraquezas. É o Espírito quem lhe revela o Pai e lhe faz experimentar o amor de Deus Pai. É Ele quem lhe revela Jesus e concretiza em você a salvação de Jesus. É o Espírito quem lhe dá o amor de Maria, o amor pela Igreja e por todas as suas riquezas. É o Espírito quem lhe revela o amor dos irmãos, e o leva a lutar para o bem, para a libertação e promoção de seus irmãos. Enfim, o Espírito Santo é a fonte jorrante de todo bem e santidade.
Acolha o Espírito. Abra sua vida à Sua pessoa e sua ação. Colabore com Ele. Chame-o para uma amizade e relacionamento sempre mais concretos, reais, profundos e íntimos. Entregue-se a Ele sem medos nem reservas. Então você experimentará as maravilhas que Ele sabe e quer realizar em sua vida. O Espírito Santo pode fazer em você muito mais do que imagina.
(Continua na página seguinte...)

Marcadores:

AMIZADE COM O ESPÍRITO SANTO


O segredo para que o Espírito possa realizar Sua obra em você está exatamente no fato de você criar uma amizade e um relacionamento diário com ele. Tire um tempo todos os dias. Entre no profundo de seu ser onde Ele mora. Apresente-se com amor carinhoso, respeitoso, agradecido e acolhedor. Fale com ele espontaneamente. Adore-o, pois Ele é Deus. Glorifique-o e elogie-o pela pessoa maravilhosa que é. Agradeça por toda obra já realizada em você. Diga que deseja crescer na amizade e intimidade para com Ele. Peça que tome iniciativas nesta amizade. Que lhe preste auxílio a fim de que você possa perceber Sua presença, Suas iluminações e moções, Suas orientações e ordens. Entregue-lhe todo seu ser espiritual, psicológico, emocional e físico, sua existência, suas alegria e dificuldades. Insista para que se manifeste sempre, em todos os seus trabalhos e lutas, necessidades e propósitos. Concretize essa entrega todos os dias.
Ele pode realizar em você muito mais do que poderia imaginar ou querer. Lembre-se do que ele fez nos Apóstolos e Discípulos em Pentecostes: transformou-os totalmente em novas criaturas, em poucos instantes. O mesmo Ele pode realizar em você. Peça que o faça! Lembre-se também do que Ele realizou na vida de todos os Santos, e do Santo de sua devoção. Pois bem, o mesmo pode realizar em você. Com certeza você tem visto o que Ele está realizando na vida de muitos “santos vivos” que você conhece. Tan-to, ou muito mais Ele pode realizar em você. Creia! Creia firmemente! Comece hoje mesmo a aprofundar seus conhecimentos, sua amizade, seu relacionamento com o Espírito Santo. Sua vida será muito abenço-ada e você se tornará uma bênção em sua família e na comunidade.

Marcadores:

10 de junho de 2010

UM GRANDE PRESENTE DO CORAÇÃO DE JESUS


Porque nos ama, porque ama você, O Coração de Jesus lhe tem dado muitos presentes valiosíssimos. Aliás, nem sempre nós percebemos e valorizamos os grandes presentes que nos foram e nos são oferecidos pelo Coração de Jesus. Se alguém lhe perguntasse: “quais os grandes presentes que lhe foram dados pelo Coração de Jesus”, o que você responderia? Quantos você seria capaz de relacionar? E dentre todos, quais os maiores e mais preciosos?
Desejo falar-lhe de um desses presentes. Do maior de todos. Daquele que Jesus lhe deu como prova do maior amor, com o máximo de alegria e satisfação. Daquele que Jesus gostaria de ver muito apreciado, estimado e valorizado por você: o Dom do Pai celeste, para ser seu Pai, seu Paizinho querido.
Jesus ama muito o Pai celeste, pelo qual foi gerado. Sabe profundamente como Ele é maravilhoso. Conhece como ninguém seu amor, sua paternidade, seu carinho, seus cuidados, sua bondade, sua grandeza e santidade. Jesus se sente muito amado por seu Pai, sente-se maravilhosamente amado por Ele. Conhecendo dessa forma a seu Pai, Jesus deseja que você também possa viver a grande maravilha de ter a Deus Pai como seu Pai. Por isto Jesus deseja dá-lo, para que você possa tê-lo como seu Pai, para que você também possa viver no amor maravilhoso de Deus Pai. Porque experimenta a grandeza, a beleza e a felicidade de viver num amor profundo com Deus Pai, Jesus quer que você também experimente essa ventura, e por isto lhe dá o Pai celeste para ser seu Pai. Poderia haver maior dom, mais precioso presente do que este?

(Continua na página que segue)

Marcadores:

VALORIZAR O GRANDE PRESENTE DE JESUS


Tão precioso presente precisa ser muito bem recebido e valorizado. O que Jesus mais quer é que você crie um profundo relaciona-mento filial com o Pai, uma amizade linda, rica e profunda com o Pai, que você se sinta muito amado e envolvido por seu amor.
Por que Jesus quer que isto aconteça entre você e o Pai? É porque uma amizade pro-funda com o Pai, um relacionamento cultivado com o Pai tornar-se-á para você uma fonte constante de bênçãos de toda espécie: sentirá a alegria de experimentar o amor do Pai em sua vida, terá sua proteção constante, sentirá vontade de viver uma vida bela para alegrar o Pai, perceberá com alegria toda a
criação do Pai colocada ao seu dispor cada dia, sentirá segurança nas suas dificuldades de cada dia, perceberá com alegria crescente como é grande o plano do amor dele para com você.
O segredo para criar e fazer crescer a melhor amizade filial com o Pai está em você organizar o seu coração e o seu tempo diário para poder encontrar-se com o Pai. Nestes encontros você poderá para falar ao Seu cora-ção, ouvir Sua palavra, agradecer todas as pro-vas diárias de amor que lhe dá. Poderá elogiá-Lo por todas as Suas obras maravilhosas con-templadas na criação, apresentar-Lhe suas con-fidências amorosas e fazer seus pedidos con-forme suas necessidades.


(Continua na página seguinte)

Marcadores:

RELACIONAR-SE COM O PAI


A melhor forma de conhecer alguém, de criar e fazer crescer uma amizade é através dos encontros e diálogos bem pessoais e íntimos. Assim também em relação ao Pai. Tire um tempo diário para concentrar-se, para estar na presença dele, para conversar com ele espontaneamente ou através de alguma bela oração a ele dirigida. Este encontro com o Pai fará crescer em seu coração a presença, o amor, a confian-ça, a experiência de ser amado, o desejo de crescer sempre mais no seu amor.
Experimente agora mesmo realizar um encontro com o Pai. Concentre-se, eleve a ele seu pensamento e seu coração. Ou entre em seu íntimo e encontre-o ali. Deixe seu coração falar: “Paizinho, que me criastes e adotastes como filho, que alegria poder estar Convosco, agora. Sabei que eu Vos amo muito. Ainda Vos conheço pouco, mas meu maior desejo é criar e fazer crescer uma grande amizade para con-vosco. Enfim, Vós sois meu Pai que tanto me ama, que tanto fez e faz por mim. Pai, agrade-ço-Vos por me terdes criado. Obrigado por todos os dons naturais que me destes. Obrigado por meus pais, por minha família. Tudo é dom Vosso... Amém” Deixe que seu coração fale livremente, tanto tempo quanto quiser.
Se você quiser adquirir um valor real-mente maravilhoso, crie uma amizade profunda e um relacionamento amoroso e íntimo com Deus Pai. E agradeça sem cessar a Jesus por ter-lhe dado tão maravilhoso presente.







Marcadores:

9 de junho de 2010

O CORAÇÃO DE JESUS É O DIVINO MESTRE


É sempre uma renovada alegria ouvir falar, ou poder falar de alguém muito querido do nosso coração. Alegria ainda maior é poder falar, ou ouvir falar de Jesus.
Sinto enorme alegria em poder falar que o Coração de Jesus é o divino Mestre. É o nosso mestre. É o seu Mestre. Mestre de vida cristã, de vida feliz, de vida sábia, de vida realizada, de vida santa e realizadora.
Existe uma significativa diferença entre “professor e mestre”. Como também entre “aluno e discípulo”. O professor ensina conhecimentos. O mestre ensina a sabedoria de viver, ensina a viver com sabedoria para se poder andar pelos verdadeiros caminhos de realização e felicidade pessoal e comunitária. O professor transmite seus conhecimentos. O mestre transmite vida, pois ensina principalmente pelo exemplo de seu viver. O aluno aprende conhecimentos transmitidos pelo professor. O discípulo aprende da vida, do exemplo e das palavras de vida e de sabedoria do mestre. Alguém pode ser um bom professor, mas ter uma vida nada exemplar, nada recomendável, nada imitável pelos alunos. O mais notável no mestre é exatamente o exemplo luminoso de sua vida e de sua palavra sábia que atrai o discípulo, e nele desperta o desejo de segui-lo, de imitá-lo e de tornar-se semelhante a ele.
(Continua na página seguinte...)

Marcadores:

O DIVINO MESTRE JESUS


Jesus é o divino Mestre. Exatamente por ser Filho de Deus, por ser o Salvador, por ser aquele que veio para nos ensinar a viver “como filhos de Deus”, Jesus é verdadeiramente o Mestre divino. Aquele que nos ensina a verdadeira sabedoria de viver, através do exemplo maravilhoso e impecável de sua vida, e através da sabedoria divina de seus ensinamentos.
Ele é o Mestre. Nós somos - queremos ser - seus discípulos. Ele quer que você seja seu discípulo, ou sua discípula! Ele o quer, pois sabe que seu exemplo e suas palavras são fonte de vida sábia, de vida feliz, de vida realizadora, de vida verdadeira. Ele viveu e ensinou as Bem-aventuranças, que são “o caminho” da felicidade. Quem é bem-aventurado? Aquele que vive uma felicidade tão profunda, capaz de preencher todo seu coração, todo seu viver, todo seu realizar. É o que Jesus quer de seus discípulos.
O discípulo de Jesus torna-se cada vez mais parecido com Ele. Parecido no modo de viver, de falar, de pensar, de amar, de perdoar, de compreender, de sofrer, de fazer o bem.
Jesus, sim, pode dizer: “Aprendei de mim...” Aprendei de mim que sou manso e humilde... Que perdôo tudo, sempre, a todos... Que faço o bem a quem faz o mal... Que busco aquele que se transviou... Que acolho a prostituta arre-pendida, o ladrão arrependido, o corrupto conver-tido... Que amo as crianças, os jovens, os idosos... Que tenho predileção pelo pobres e doentes, pelos desempregados e famintos... Que amo os pecadores para salvá-los... Que amo acima de tudo o meu Pai celeste, o meu Espírito Santo, a minha Igreja.
Olhar para o mestre Jesus, contemplar o mestre Jesus, penetrar no modo de viver do mes-tre Jesus, meditar e assimilar a palavra do mestre Jesus, seguir os conselhos e mandamentos do mestre Jesus: eis a atitude do discípulo. Eis a escola de vida do discípulo. Eis o caminho a ser seguido pelo discípulo. Eis a certeza de uma vida digna, feliz, sábia e bem-aventurada.
O discípulo, porque aprende da vida do mestre, precisa estar junto do mestre, caminhar lado a lado com o mestre. Quero dizer: você pre-cisa estar sempre junto de Jesus e caminhar com Jesus, para poder tornar-se semelhante a Ele.
(Continua na página seguinte...)

Marcadores:

ANDAR COM O MESTRE JESUS


Como andar com o Mestre? Como estar junto do Mestre? Como ouvir o Mestre? Como falar com o Mestre? - Ele está realmente presente na Eucaristia: ali você O encontra sempre à sua disposição, dia e noite, sem tempo limitado ou hora marcada. Ali você pode ouvi-Lo com o coração, e falar-Lhe de coração a coração. Você já o tem feito? Você crê que é possível o que estou lhe dizendo? Experimente!
Você O encontra sempre que quiser na sua oração pessoal. Toda vez que você quiser relacionarse com Ele, conversar com Ele e ouvi-Lo, recolha-se, invoque Sua presença, e Ele far-se-á presente. Aliás, Ele mesmo disse: “Estarei com você todos os dias”. Experimente e até habitue-se a ter um tempo diário de encontro muito pessoal com o Mestre. Ali você assimilará a vida do Mestre. Tornar-se-á verdadeiro discípulo.
Você deseja aprender do exemplo de vida do Mestre? - Abra o Evangelho, leia, contemple, admire e aprenda ali as maravilhosas lições de vida de seu Mestre. Experimente animar-se a abrir o Evangelho e a buscar com santa e alegre curiosidade os exemplos maravilhosos da vida do Mestre.
Você quer viver uma vida bem-aventurada? Seja discípulo - discípula - do Mestre Jesus.

Marcadores:

PRECES AO CORAÇÃO DE JESUS


P – Após cada declaração queiram dizer:
T – Nós Vos amamos e bendizemos!

01. Coração de Jesus, fonte de todas as bênçãos de que
necessitamos,
02. Coração de Jesus, morto e ressuscitado para nos libertar de
todo mal,
03. Coração de Jesus, que o Pai ressuscitou para nos dar a vida,
04. Coração de Jesus, crucificado pela salvação de todos,
05. Coração de Jesus, pedra viva rejeitada pelos homens mas
escolhida pelo Pai,
06. Coração de Jesus, único nome pelo qual podemos ser salvos,
07. Coração de Jesus, única fonte de salvação para os seres
humanos,
08. Coração de Jesus, força e segurança para todos os cristãos,
09. Coração de Jesus, fortaleza dos mártires,
10. Coração de Jesus, cujo nome somos chamados a anunciar,
11. Coração de Jesus, no qual experimentamos o amor de Deus,
12. Coração de Jesus, libertação e firmeza do povo de Deus,
13. Coração de Jesus, no qual louvamos e glorificamos o Pai,
14. Coração de Jesus, força e coragem dos que anunciam a Palavra
de Deus,
15. Coração de Jesus, que une os cristãos num só coração e numa
só alma,

Marcadores:

8 de junho de 2010

JESUS: NOSSO SALVADOR PESSOAL



A maior de todas as bênçãos, depois do dom da vida, é o dom da fé em Jesus Cristo. Crer em Jesus, acolher sua palavra reveladora dos mistérios da fé, e viver a vida cristã com radicalidade é a garantia de uma vida abençoada e feliz, bem como a certeza de uma vida venturosa na eternidade.
A fé em Jesus Cristo se enraíza sempre mais, torna-se cada vez mais profunda, firme, forte, orientadora, luminosa, gratificante e salvífica, à medida que O conhecermos pessoalmente e experiencialmente.
Para podermos conhecê-Lo precisamos abrir progressivamente o nosso coração e nossa vida a Ele, construindo um relacionamento profundo, cultivado e amoroso. É preciso conhecer Jesus por dentro, em seu coração. Ali se descobre toda beleza, riqueza e grandeza de sua personalidade. Então a nossa fé se torna irredutível e sempre mais preciosa.
Uma descoberta maravilhosa que se faz no relacionamento com Jesus é a de se saber que Ele é o nosso salvador pessoal. Mas que significa afirmar que “Jesus é salvador?” Você sabe como se traduz para a nossa língua o nome Jesus (Yeshuah - Yoshuah)? O nome “Jesus” se traduz por “Salvador”. Você, por certo, conhece algum homem que se chama Salvador: Salvador Pereira, Salvador da Silva. Pois bem, o nome “Jesus”, em português, é Salvador. Deus Pai, que Lhe deu esse nome, quis revelar, através do próprio nome, Sua vocação salvífica, Sua missão salvadora.
Jesus veio como salvador. Veio para ser nosso salvador. Veio para nos salvar. Ele mesmo disse: ”Deus não enviou seu Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por Ele (o 3,17).
Mas o que se entende por “salvar - salvador - salvação?” - Salvar significa “libertar” das escravidões interiores, das amarras do coração, das opressões de toda espécie, das forças que induzem ao erro, ao mal. Salvar significa “curar” seus males espirituais, psicológicos, emocionais, familiares e sociais. Salvar significa “solucionar” seus problemas, preencher suas carências, satisfazer suas legítimas necessidades. Salvar significa libertar dos vícios, das tendências negativas, das fraquezas de temperamento ou personalidade, dos ódios e raivas, do orgulho e da inveja, da escravidão do materialismo consumista, das escravidões das mais diversas paixões enganosas.
Salvar significa, também, perdoar todas as suas culpas por erros cometidos, para devolver-lhe a paz. Salvar significa Jesus estar tão presente em sua vida a ponto de poder agir em sua pessoa de tal forma que você possa viver uma vida na verdadeira liberdade interior, no amor de Deus, no amor generoso e comprometido com seu próximo, vida cheia de boas obras, vida feliz, realizada e realizadora, também como garantia de conquista de uma vida feliz e eterna, após a morte.
O que fazer para Jesus vivo poder ser, de fato, seu salvador pessoal e eficiente? Basta manter um relacionamento com Ele através da oração pessoal diária, através da reflexão, meditação e acolhimento de sua palavra, da vivência consciente dos sacramentos e, se preciso, através do auxílio de alguma pessoa sábia, de um confessor ou diretor espiritual, que o ensine, ajude e favoreça no encontro com Jesus vivo, como também, por uma boa participação na comunidade católica.
Descubra, procure, nomeie e recorra sempre a Jesus vivo, seu Salvador pessoal. Só Ele pode libertar de todas as prisões e curar de todos os males. Abra seu coração ao Salvador!

Marcadores:

HOMENAGEM AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


P – Após cada invocação queiram proclamar:
T – Nós Vos adoramos e bendizemos!

01. Coração de Jesus, luz das nações e glória da Igreja,
02. Coração de Jesus, sinal de contradição e de salvação para os seres
humanos,
03. Coração de Jesus, crescido sábio, forte e cheio de graça diante
de Deus e dos homens,
04. Coração de Jesus, o carpinteiro, operário de Nazaré,
05. Coração de Jesus, exemplo de vida para todo o vosso povo,
06. Coração de Jesus, zeloso e cuidadoso com as coisas do Pai,
07. Coração de Jesus, obediente a Maria e a José,
08. Coração de Jesus, exilado e perseguido, por causa de vossa missão,
09. Coração de Jesus, a Palavra de Deus feita pessoa humana que
mora conosco,
10. Coração de Jesus, encarnado na humanidade e no seu povo,
11. Coração de Jesus, mediador da ação salvífica de Deus,
12. Coração de Jesus, homem novo da nova sociedade,
13. Coração de Jesus, realização total do projeto de Deus,
14. Coração de Jesus, Senhor do universo e da História,

Marcadores:

7 de junho de 2010

QUE LUGAR JESUS OCUPA EM SUA VIDA?


Quanto mais Jesus vivo for conhecido, amado, acolhido, importante, significativo para você, tanto mais seu coração irá vibrar numa verdadeira amizade para com Ele.
Jesus vivo é realmente importante para você? Ele ocupa um lugar de destaque em sua vida? Você já parou para responder a essas duas perguntas? Eis a realidade que desejo segredar-lhe: Jesus ama muito você! Acredite! Jesus conhece você profundamente! Sabe seu nome. Sabe quem são seus pais e irmãos. Sabe como você viveu sua infância, meninice, juventude. Conhece toda sua vida. Jesus conhece profundamente todo seu lado bom. Conhece, também, suas lutas, seus problemas, seus anseios, seus ideais, suas vitórias ou tropeços.
Nesse amor, Jesus acolhe você como é. Aceita sua vida e realidade tal qual é. Jesus ama você sem restrições e sem pôr condições. Se você é bom, Ele o ama para que possa ser ainda melhor. Se você fosse alguém mau, viciado, perverso, desumano, Jesus amaria muito você para tirá-lo do abismo e transformá-lo em nova criatura. Se você já o ama, Ele corresponde com um amor ainda maior. Se você não o amasse, o odiasse, o desprezasse, dissesse que Ele não existe, Ele amaria você muito, muito mais, para abrir seu coração, para poder entrar em sua vida e trazer-lhe toda espécie de benefícios e bênçãos.
Jesus quer muito ser seu amigo. Entrar em sua vida e conviver com você. Jesus quer ocupar um lugar especial em seu coração. Sabe porque Ele o quer? Para poder amar você de modo tão profundo, poderoso, maravilhoso e eficaz, como só Ele pode e sabe amar.
Ele quer estar em sua vida para levar você pelos melhores caminhos, os da felicidade verdadeira. Quer tirar todas as suas dúvidas. Quer curar seus medos, suas depressões, seus desamores, suas rejeições, seus desequilíbrios, seus vícios, suas enfermidades espirituais, psíquicas, emocionais e físicas. Quer realizar uma obra maravilhosa.
Ele quer fazer de você uma pessoa feliz! Ele sabe fazê-lo! Ele tem poder para fazê-lo. Por que você não aproveita este momento para abrir seu coração e dizer-lhe: “Jesus, vem! Toma posse do meu coração! Entra em minha vida! Eu preciso de Ti! Vem, Senhor! Vem com teu poder e teu amor. Toca-me! Converte-me! Liberta-me! Cura-me! Faze de mim uma nova criatura! Eu me entrego, Jesus! Toma conta e dirige minha vida. Obrigado, Jesus, porque eu sei que estás atendendo ao meu pedido. Eu quero conviver todos os dias contigo. Eu quero cultivar uma amizade profunda contigo. Obrigado por teu grande amor por mim”.

Marcadores:

6 de junho de 2010

INVOCAÇÕES AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


P - Após cada invocação queiram pedir ao SCJ
T - Fazei de nós testemunhas do amor!

01. Coração de Jesus, anunciador das bem-aventuranças,
02. Coração de Jesus, tentado e vencedor do demônio,
03. Coração de Jesus, portador e pleno do Espírito Santo,
04. Coração de Jesus, anunciador do evangelho do Reino,
05. Coração de Jesus, filho muito amado, em quem o Pai se compraz,
que e merece ser ouvido por todos nós,
06. Coração de Jesus, que perdoais e curais, chamais à
conversão e anunciais o reino,
07. Coração de Jesus, que fizestes milagres nunca vistos, e ensinais
com autoridade,
08. Coração de Jesus, homem piedoso e mestre de oração,
09. Coração de Jesus, que nos amais, nos chamais para estar
convosco e para anunciar-vos,
10. Coração de Jesus que vos identificais com os pobres e
necessitados,
11. Coração de Jesus, em cujo Nome se realizam curas, sinais e
prodígios,
12. Coração de Jesus, que une os cristãos num só coração e numa só
alma,
13. Coração de Jesus, centro e vida de nossa comunidade,
14. Coração de Jesus, doador do Espírito Santo,

Marcadores:

DAI-NOS UM CORAÇÃO SEMELHANTE AO VOSSO


1. Coração de Jesus / manso e humilde, bondoso e misericordioso:

Dai-nos um coração semelhante ao vosso!

2. Coração de Jesus, / ferido para que sejamos curados:
3. Coração de Jesus, / que viestes para servir e dar a vida em resgate de muitos:
4. Coração de Jesus, / enviado pelo Pai / não para condenar / mas para resgatar o que estava perdido:
5. Coração de Jesus, / testemunha da verdade / e presença do Reino entre nós:
6. Coração de Jesus, / sedento e solidário com os crucificados da terra:
7. Coração de Jesus, / transpassado pela lança / de onde jorra sangue e água:
8. Coração de Jesus, / bom Pastor / que conhece suas ovelhas / e por elas dá a vida:
9. Coração de Jesus, / cordeiro de Deus / que tira o pecado do mundo:
10. Coração de Jesus, / que viestes para dar a vida em abundância:

Marcadores:

5 de junho de 2010

RELACIONAMENTO COM O CORAÇÃO DE JESUS


Jesus Cristo é o centro da história da humanidade. Ela foi dividida entre “antes de Cristo” (a.C.) e “depois de Cristo” (d.C). Ocorre que Jesus não é alguém retido no passado e pelo passado. Ele Ressuscitou! Está vivo! Está entre nós! Está com você! Invisível e insensível aos nossos sentidos externos, mas realmente presente. Ele ama você profundamente. Quer estar em sua vida como o melhor dos seus amigos, para ser seu Salvador, seu Mestre divino, seu guia de caminhada.
Para poder amar você de verdade e poder realizar uma obra de amor em sua vida, Ele quer manter um relacionamento muito bom, diário, amigo e crescente com você. Ele quer que vocês sejam amigos que se amam e se relacionam, que mantêm laços fortes, que convivem, conversam, e se entre ajudam. É o que Jesus vivo quer de você. Basta você também querer.
Se esse relacionamento acontecer, você verá as maravilhas que Jesus realizará em sua vida. Ele tem poder de realizá-las. Ele quer. Ele pode fazer muito mais do que você imagina! Basta abrir-lhe sua vida e relacionar-se com ele.
Como relacionar-se com Jesus? Assim como você faz com um amigo íntimo. Conversando com Jesus sobre sua vida, suas alegrias, seus sucessos, seu trabalho, sua família, seus problemas. Se Ele ouve? É claro! Ele disse: ”Estarei com você todos os dias...” onde quer que você esteja. Ora, se está presente, ele ouve.
Experimente começar. No seu quarto, ou em sua sala, ou no escritório, ou em algum lugar apropriado, disponha-se a ter uma conversa com ele. Concentre-se por um momento. Se quiser, feche seus olhos. Chame-o. Peça-lhe que se assente a seu lado, ou à sua frente. Comece a falar. Se estiver sozinho, experimente falar em voz audível. É lindo você ouvir sua voz falando com Jesus vivo. Se estiver em meio a pessoas, fale com a voz do coração. Bem assim como, às vezes, você fala com amigos ausentes. Comece, digamos, assim:
“ Jesus, meu amigo, meu Deus, meu Salvador, vem! Eu quero falar contigo. Eu creio que estás aqui comigo. Sei que me amas muito. Mas eu também te amo. E muito! Quero aprender a amar-te sempre mais.
Jesus, eu quero contar-te, hoje, os anos lindos que eu vivi com minha mãezi-
nha. Sabe, Jesus, mamãe foi uma pessoa maravilhosa. Bem. A tua também... Mamãe era uma pessoa tão amável, tão dedicada. Lembro sempre todo carinho que ela nos dava...“ e deixe seu coração falar, contar, dizer... Experimente! Você verá que maravilha poder falar com Jesus vivo. É claro que em determinado momento Ele também vai querer falar sobre sua mãe. Deixe que Ele fale! Escute atentamente. Ele irá revelar coisas lindas de sua mãezinha, revelações que você nem imagina. Escute-o com os ouvidos do coração.
Outro dia você toma outro assunto e volta a conversar com Ele. Por exemplo: sobre sua juventude, seus estudos, sua família, seus problemas familiares, seus ideais, enfim, tudo o que você quiser.
Você também poderia usar como assunto dos encontros com Jesus vivo, Sua palavra escrita nos evangelhos, Seus milagres, Seus ensinamentos, Sua parábolas etc. Ficaria longo detalhar como fazê-lo. O importante é você querer manter um relacionamento lindo e constante com Jesus. Os modos de fazê-lo, você os aprenderá. Comece hoje mesmo. Faça-o todos os dias. Você verá o que Jesus é capaz de realizar em sua vida.

Marcadores:

ORAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Sagrado Coração de Jesus, /
Filho do Pai celeste, /
templo vivo do Espírito Santo, /
nosso Salvador e bom Pastor, /
nós Vos adoramos e bendizemos, /
nós Vos amamos /
e acolhemos o vosso divino amor. /
Derramai sobre nós /
o poder do vosso sangue precioso /
para que sejamos libertados /
de todo pecado / e de todos os nossos males. /
Envolvei-nos com vosso próprio amor /
para que possamos amar a Deus /
e aos nossos irmãos /
como Vós mesmo os amais. /
Em Vós, Sagrado Coração de Jesus /
depositamos toda nossa confiança! /
E jamais seremos confundidos./ Amém!

Marcadores:

PEQUENA LADAINHA AO CORAÇÃO DE JESUS

- Coração de Jesus / Filho bem-amado do Pai celeste:

Salvai-nos e santificai-nos (Repetir após cada invocação)

- Coração de Jesus / formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Mãe:
- Coração de Jesus / fornalha ardente de amor:
- Coração de Jesus / cheio de bondade e de amor:
- Coração de Jesus / digníssimo de todo louvor:
- Coração de Jesus / rei e centro de nossos corações:
- Coração de Jesus / onde habita toda a plenitude da divindade:
- Coração de Jesus / em quem o Pai põe toda sua complacência:
- Coração de Jesus / paciente e misericordioso:
- Coração de Jesus / fonte de vida e santidade:
- Coração de Jesus / fonte de toda consolação:
- Coração de Jesus / salvação dos que esperam em vós:
- Coração de Jesus / esperança dos que morrem em Vós:
- Coração de Jesus / alegria de todos os Santos:

Marcadores:

4 de junho de 2010

O AMOR DIVINO QUE SE FEZ HUMANO


O coração humano é o símbolo do amor. Símbolo do amor declarado, oferecido, doado, operante. Mostrar um coração, pintado, desenhado, bordado ou pichado é fazer uma declaração de amor.
O amor “encarna-se” num coração, numa pessoa, para tornar-se operante: para ter boca para amar, para ter ouvidos para amar, para ter braços e mãos para amar, para ter emoções para amar, enfim, para ter corpo, meios, possibilidades de se manifestar em gestos concretos.
Um dia, um amor divino, um amor maravilhoso, um amor eterno, o maior amor existente “encarnou-se” num homem, tomou posse de um coração de carne, e de todo o corpo regado pelo sangue desse coração. E esse amor assumiu, envolveu, encharcou e arrebatou a vida, as palavras, as atitudes e todas as obras desse homem. E o mundo nunca mais foi o mesmo. E todos os dias não é mais o mesmo, por causa do amor desse homem.
Esse homem “movido a amor”, tudo fez e tudo faz pelo vigor do seu coração. Ele se fez gente por amor. Viveu numa família só para amar. Trabalhou sempre por amor. Conviveu com todos com amor. Teve compaixão pelos doentes e curou a muitos, sempre por amor, só por amor. Libertou os escravos do demônio e de tantas escravidões, sempre por amor. Chegou a ressuscitar mortos, só por amor. Alimentou os famintos de amor, de orientação, de verdade e de fome material, sempre e só por amor. Combateu os vícios, as maldades, as hipocrisias, as ganâncias, as explorações e todas as demais expressões do mal, sempre por amor, só por amor. Defendeu, protegeu, perdoou e promoveu pecadores, adulteras, ladrões e prostitutas, sempre por amor.
Esse homem só soube fazer uma coisa: amar! E porque amou, porque amou sem medidas, Porque amou sem restrições, marcou profunda e indelevelmente a história da humanidade e a vida sobre a face da terra. Quando um homem se decide a amar, o mundo ao seu derredor se transforma, e não será mais o mesmo.
Esse homem, porém, não deixou de amar. De repente, movido por seu coração, decidiu-se ir muito mais longe do que sua terra e pátria, para fazer lugar das expressões de seu amor, o planeta terra, toda a humanidade. Seu país já não comportava o seu coração. Seu amor era grande demais para limitar-se a um povo. E esse homem, sempre e só por amor, entregou-se a um projeto divino, também projeto de amor, e morreu crucificado. Por amor. Esse gesto tornou-se expressão máxima do amor de um homem, que marcou para sempre a face da humanidade.
Porque morreu por amor, morreu para ressuscitar... O amor era tão grande, que o fez ressuscitar, para poder continuar a amar. Ressuscitou por amor! Para um amor maior. Ressuscitado, não tem mais limites! Tornou-se universal! Fez-se cidadão do mundo, habitante de todos os continentes, países, cidades e aldeias. Agora, onde haja alguém que precise de amor, esse homem ali se encontra. E seu amor continua tomando todas as expressões concretas possíveis.
Seu coração transbordante de amor, presente a cada ser humano em algum lugar da humanidade, continua a realizar suas obras de amor: ensina, anima, consola, liberta, cura, orienta, alimenta, abençoa, promove, corrige, alegra, fortalece. Tudo o que o amor é capaz de fazer, e tudo o que alguém precisa que o amor lhe faça, esse homem o faz. O faz por amor. Gratuitamente. Incondicionalmente. Pois Ele só sabe fazer uma coisa: amar! E o amor mudou um pouco seu nome. Esse homem é conhecido pelo nome de Jesus. Mas, por causa de seu amor, é também reconhecido universalmente pelo nome de “Coração de Jesus”.

Marcadores:

HOMENAGEM AO CORAÇÃO DE JESUS

P – Após cada declaração queiram dizer:
T – Nós Vos glorificamos e bendizemos!

01. Coração de Jesus, servidor generoso do Pai e dos homens,
02. Coração de Jesus, testemunha fiel do Deus da vida,
03. Coração de Jesus, servo glorificado por Deus,
04. Coração de Jesus, o santo e o justo por excelência,
05. Coração de Jesus, autor da vida, da graça e da salvação,
06. Coração de Jesus, cuja morte somos chamados a testemunhar,
07. Coração de Jesus, amor divino que nos restaurais e fortaleceis,
08. Coração de Jesus, no qual se cumpriu o que os profetas anunciaram,
09. Coração de Jesus, Messias e Servo sofredor,
10. Coração de Jesus, que nos chamais à plena conversão,
11. Coração de Jesus, que nos dais o perdão de nossos pecados,
12. Coração.de Jesus, que sois nossa paz e reconciliação,
13. Coração de Jesus, no qual se realiza a restauração do Universo,
14. Coração de Jesus, que sois dom e proposta do Pai,
15. Coração de Jesus, no qual são abençoados todos os povos,

Marcadores:

JESUS, ENSINAI-NOS A AMAR


1. Coração de Jesus / que nos amais como o Pai Vos ama:

ENSINAI-NOS A LIÇÃO DO AMOR (Repetir após cada pedido)

2. Coração de Jesus / que pedis de nós a prática do verdadeiro amor:

3. Coração de Jesus / Filho único do Pai, cheio de graça e de verdade:

4. Coração de Jesus / que nos solicitais amar ao próximo como Vós nos amais:

5. Coração de Jesus / Emanuel, Deus-conosco:

6. Coração de Jesus / que nos quereis sal da terra e luz do mundo:

7. Coração de Jesus / motivo de glória a Deus nos céus:

8. Coração de Jesus / garantia de paz aos seres humanos na terra:

9. Coração de Jesus / que Vos fizestes em tudo igual a nós, / menos no pecado:

10. Coração de Jesus / que quereis que façamos aos outros / o que nós
deles esperamos:

Marcadores:

2 de junho de 2010

LAUDA, SION, SALVATOREM = LOUVA, ó SIÃO, O SALVADOR

Terra, exulta de alegria,
louva teu pastor e guia
com teus hinos, tua voz!

Tanto possas, tanto ouses,
em louvá-lo não repouses:
sempre excede o teu louvor!

Hoje a Igreja te convida:
ao pão vivo que dá vida
vem com ela celebrar!

Este pão, que o mundo o creia!
por Jesus, na santa ceia,
foi entregue aos que escolheu.

Nosso júbilo cantemos,
nosso amor manifestemos,
pois transborda o coração!

Quão solene a festa, o dia,
que da santa Eucaristia
nos recorda a instituição!

Novo Rei e nova mesa,
nova Páscoa e realeza,
foi-se a Páscoa dos judeus.

Era sombra o antigo povo,
e que é velho cede ao novo:
foge a noite, chega a luz.

O que o Cristo fez na ceia,
manda à Igreja que o rodeia
repeti-lo até voltar.

Seu preceito conhecemos:
pão e vinho consagremos
para nossa salvação.

Faz-se carne o pão de trigo,
faz-se sangue o vinho amigo:
deve-o crer todo cristão.

Se não vês nem compreendes,
gosto e vista tu transcendes,
elevado pela fé.

Pão e vinho, eis o que vemos;
mas ao Cristo é que nós temos
em tão ínfimos sinais ...

Alimento verdadeiro,
permanece o Cristo inteiro
quer no vinho, quer no pão

É por todos recebido,
não em parte ou dividido
pois inteiro é que se

Um ou mil comungam dele
tanto este quanto aquele
multiplica-se o Senhor;

Dá-se ao bom como ao perverso
mas o efeito é bem diverso,
vida e morte traz em si

Pensa bem: igual comida
se ao que é bom enche de vida
traz a morte para o mau

Eis a hóstia dividida ...
Quem hesita, quem duvida
Como é toda o autor da vida
a partícula também.

Jesus não é atingido:
o sinal é que é partido;
mas não é diminuído,
nem se muda o que contém

Eis o pão que os anjos comem
transformado em pão do homem
só os filhos o consomem:
não será lançado aos cães

Em sinais prefigurado,
por Abraão foi imolado,
no cordeiro aos pais foi dado
no deserto foi maná ...

Bom pastor, pão de verdade
piedade, ó Jesus, piedade,
conservai-nos na unidade,
extingui nossa orfandade.
transportai-nos para o Pai!

Aos mortais dando comida,
dais também o pão da vida;
que a família assim nutrida
seja um dia reunida
aos convivas lá do céu!
Autor: Santo Tomás de Aquino

Marcadores:

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI


A Igreja toda, no mundo inteiro, em todas as comunidades onde haja sacerdotes, ou até mesmo onde haja apenas ministros extraordinários da Eucaristia, celebra cheia de louvor e de ação de graças, em meio a solenidades, procissões festivas ou outras comemorações, a festa de Corpus Christi, a festa da Sagrada Eucaristia.
A finalidade primeira dessa solenidade é agradecer e louvar a Jesus, pelo dom da Eucaristia. Diz o Missal popular: “A festa do Corpo de Deus é a solene comemoração do Santíssimo Sacramento do Altar. Por ela agradecemos e louvamos o amor de Jesus, pelo dom inefável da Eucaristia”.
O nome “Corpus Christi” se traduz como “Corpo de Cristo”. Na verdade, é a festa do “Corpo e Sangue” de Cristo Jesus, presentes na sagrada Eucaristia. Aliás, ha também outras designações para essa festa, como: “Corpus Dómini”, que se traduz por “Corpo do Senhor”, “Solenidade do Santíssimo Sacramento do Altar”, “Festa do Corpo de Deus”, e outras. São nomes diversos para designar a mesma maravilha: a “Presença real de Jesus Cristo” sob as espécies e aparências do Pão e do Vinho consagrados na Santa Missa.
O grande mistério da “Presença Real de Jesus na Eucaristia” foi instituído por Jesus, na quinta-feira santa, durante a Santa Ceia. Naquela histórica noite, terminada a ceia judaica do Cordeiro Pascal, Jesus pôs fim à antiga aliança, à antiga ceia, bem como a todo o ritual dos sacrifícios oferecidos no templo. De imediato inaugurou o Novo Testamento, instituindo a Nova Ceia do Novo Cordeiro Pascal, a Eucaristia.
Jesus, em seu infinito e divino amor, quis permanecer na Igreja de forma sacramental, num sinal visível revelador de Sua presença, a Sagrada Eucaristia. Na Eucaristia, Jesus deixou à Igreja o único, eterno e supremo sacrifício de Sua vida, oferecido na Cruz, a fim de que Ela o possa oferecer ao Pai celeste em cada Santa Missa celebrada. Ao mesmo tempo, na Eucaristia, Jesus quer dar-se aos seus, em forma de “Comunhão”, para ser companheiro de caminhada, para ser força, ânimo, remédio, libertação, salvação e fonte de santidade para o ser humano.
(Continua na postagem seguinte)

Marcadores:

A CELEBRAÇÃO DE CORPUS CHRISTI


É preciso conhecer em profundidade o que é a Eucaristia, seu significado, sua riqueza, a torrente de graças que dela emana, para se compreender melhor a festa de Corpus Christi.
Na verdade, essa festa deveria ocorrer todos os anos na quinta-feira santa, pois foi nesse dia que Jesus a instituiu e no-la deu como dom supremo. No entanto, porque no dia seguinte celebra-se a sexta-feira santa da paixão e morte de Jesus, não há tempo, clima e ambiente para uma celebração eucarística alegre, festiva, solene, pública. Por isso, a hierarquia da Igreja achou por bem instituir uma festa especial, solene, litúrgica e pública, para adorar, louvar, agradecer e exaltar a Jesus, pelo dom de si mesmo na Eucaristia.
A festa litúrgica de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no século XIII, e estabelecida na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade. Aliás, o que motivou ainda mais esse Papa a instituí-la, foi a triste realidade de que, naquela época, estava se difundindo cada vez mais a “heresia eucarística”, que negava a presença real de Jesus na Eucaristia, e portanto negava também a presença de Seu sacrifício em cada Santa Missa, bem como a realidade da comunhão no Corpo e Sangue de Jesus.
Coube, porém, ao Papa Clemente V, em 1314, propagar e incentivar a realização da procissão solene, pública, de Corpus Christi. O Papa desejou que essa festividade tomasse o significado de uma grande solenidade de “Ações de Graças” ao coração de Cristo, pelo dom da Eucaristia, e por todos os benefícios que o povo de Deus recebe cada dia, todos os dias, pelos séculos, através de Sua presença real na Eucaristia.

De onde vieram as procissões
A fé na presença real de Jesus na Eucaristia, o culto litúrgico, a devoção à Eucaristia, o sentimento profundo de gratidão a Jesus vivo por sua presença real entre nós, a admiração dos corações pelas graças sem fim recebidas de Jesus eucarístico, levaram o povo de Deus a preparar e realizar procissões solenes, com toda espécie de enfeites e decorações, com corais e bandas de música solenizando as procissões, com janelas, portas e frentes de casas religiosamente decoradas, tudo para expressar a fé, a gratidão e o encantamento por Jesus, presente no “Sinal Eucarístico” conduzido na procissão.
Talvez a comparação que faço seja banal, mas é feita para ajudar na compreensão. Quando a seleção brasileira voltou da copa do mundo com a
taça da vitória, em todas as cidades por onde passava, faziam-se manifestações populares para enaltecer o feito esportivo. Em Corpus Christi, nós católicos realizamos uma festividade religiosa e social, conduzindo o nosso Salvador, Jesus Cristo ressuscitado, pelas ruas de nossas cidades e vilas, glorificando-o pelo imenso amor com que nos ama a cada dia por sua presença na Eucaristia. Eis o significado público das procissões!
(Continua na postagem seguinte)

Marcadores:

CORPUS CHRISTI - O AMOR SE EXPANDE


Amor quer expandir-se
Compreendemos até com facilidade, portanto: 1º. porque a Igreja realiza com toda festividade, todos os anos, a procissão de Corpus Christi; 2º. qual é o espírito, a intenção, a mística que deve mover esse acontecimento; 3º. quais os frutos que essa festa deve produzir no coração dos católicos.
Respondendo: 1º. Imaginemos o infinito bem, as imensas graças que Jesus realiza todos os dias, em milhares e milhares de corações, em todas as Santa Missa celebradas no mundo todo; imaginemos todas as bênçãos e graças que os corações recebem, todos os dias, nas Santas Comunhões realizadas, nas adorações, eucarísticas, nas visitas a Jesus no sacrário, nas bênçãos eucarísticas. Lembremo-nos que essa torrente caudalosa de graças acontece cada dia, todos os dias, nos trezentos e sessenta e cinco dias do ano. Diante dessa realidade, não há como não celebrar, como não festejar solene, pública e gloriosamente a Jesus Eucarístico.
2º. O espírito, a mística, a intenção dessa festividade decorre exatamente do que você leu acima. Não pode ser outro, senão, a expressão da profunda fé, a manifestação pública da imensa e cordial gratidão a Jesus pelo tesouro da Eucaristia, fonte inesgotável de salvação e santificação. Em síntese: “Porque o coração reconhece profundamente agradecido, induz a adorar, celebrar e agradecer”. Ou seja, a realizar a festa e as procissões.
É verdade que em certas cidades brasileiras, as maravilhosas decorações das ruas, e até os con-cursos da rua mais bem decorada, já não são realiza-dos por causa de Jesus eucarístico, para glorificá-lo e agradecê-lo pelo dom da Eucaristia. São realizados, sim, por causa do turismo que traz dinheiro, e da competição entre os decoradores. É lastimável. Que Jesus seja glorificado também por esse vazio de corações superficiais, e que um dia eles venham a conhecer Jesus eucarístico e a realizar as decorações por causa dele e Para Ele.
3º. Os frutos desta fé e festividade devem ser inúmeros: aprofundamento da fé na presença real de Jesus na Eucaristia; baseado na fé, um despertar mais consciente para a celebração e participação da Santa Missa dominical e até diária; um afervoramento da piedade eucarística, manifesta na santa Comunhão, nas adorações mais freqüentes e freqüentadas, nas visitas a Jesus vivo presente no sacrário das Igrejas; na conversão maior dos corações para uma vida mais santa; no despertar de uma consciência maior para servir aos irmãos, em qualquer situação ou necessidade; num amor maior à Igreja, corpo de Cristo ressuscitado, e outros.
Que nesta festa de Corpus Christi, Jesus eucarístico seja ainda mais reconhecido, aceito, obede-cido, amado, adorado, glorificado e agradecido.
Graças e louvores sejam dados a todo momento,
a Jesus realmente presente no Santíssimo Sacramento.

Marcadores:

JESUS É CORAÇÃO


A Igreja existe para evangelizar. Sua missão primeira é evangelizar, isto é, fazer Jesus salvador acontecer na vida de cada pessoa. Ela precisa provocar um novo e mais profundo encontro pessoal de cada pessoa com Jesus vivo, salvador e senhor. A partir desse encontro, ela pretende criar ou reavivar um relacionamento pessoal muito concreto, existencial e permanente com Jesus vivo. Por esse relacionamento, pretende induzir as pessoas a um conhecimento pessoal, experiencial e profundo de toda a riqueza da personalidade maravilhosa de Jesus.
Quando alguém conhece pessoalmente Jesus vivo, descobre de imediato sua riqueza maior e mais comunicante que é seu amor, sua capacidade incrível de amar, a força todo-poderosa de seu amor, a perfeição total de seu coração.
Jesus ressuscitado é uma pessoa naturalmente movida por seu amor. Tudo quanto já falou e fala, realizou e realiza, pensou e pensa, ensinou e ensina, viveu e vive, tudo, verdadeiramente tudo é movido e impulsionado por seu amor. Podemos afirmar que Jesus vivo não sabe fazer outra coisa do que amar. Amar com todas as conseqüências. Amar concreta e eficazmente.
Se você for ler os quatro evangelhos nesta ótica, descobrirá que tudo, em Jesus, foi vivido, falado, realizado com amor e por amor. É por infinito amor que Jesus nos revela e dá o Pai celeste para ser o nosso Pai. Foi por amor que Jesus fez de você um filho adotivo de Deus Pai. Foi por infinito amor que Jesus aceitou encarnar-se, viver, morrer e ressuscitar pela nossa felicidade e salvação. É por amor indescritível que Jesus nos dá o Espírito Santo para ser o nosso santificador, advogado e intercessor. Foi por amor que Jesus nos deu Maria para ser nossa mãe sobrenatural. Foi por imenso amor que Jesus nos deu a Igreja e, nela, toda a riqueza dos sacramentos, da hierarquia e todos os demais tesouros que encontramos nela.
É por puro amor que Jesus quis ficar presente na Eucaristia, para que pudéssemos ter toda a riqueza do seu sacrifício presente em cada Santa Missa, bem como o tesouro da Comunhão com Ele mesmo. Imaginemos todo bem que Jesus já nos fez por meio de todas as santa Missas e Comunhões de nossa vida. Tudo, com amor e por amor. É por imenso amor que Ele nos perdoa sempre de novo todos os pecados, por mais graves que sejam. É por amor que Ele quer libertar o nosso coração de todas as forças negativas e curar todos os nossos males espirituais, psicológicos, emocionais e físicos. É por amor a nós que Ele perdoa tudo, a todos, setenta vezes sete. É por puro amor que Ele nos ensina a verdadeira sabedoria de viver o estilo de vida cristã. É por amor que Ele quer estar conosco todos os dias, em qualquer lugar, em qualquer circunstância.
Todo este infinito amor de Jesus ressuscitado tem um símbolo maravilhoso: seu coração. O coração de Jesus é o símbolo universal de todo seu amor para com o Pai e para com a humanidade. Dizer “coração de Jesus” é dizer “ Jesus-amor”, Jesus amante e amável”, “Jesus movido a amor”. Aliás, todo o mês de junho é dedicado à descoberta, à vivência, ao acolhimento e à correspondência ao amor infinito de Jesus ressuscitado.
Deixe-se amar por Jesus! Envolva-se nesse amor! Permita que Jesus o ame! Abra seu coração, sempre mais, à pessoa maravilhosa e transbordante de amor, que é Jesus ressuscitado.

Marcadores:

1 de junho de 2010

BENDITO SEJA O CORAÇÃO DE JESUS



Bendito seja o Coração de Jesus /
que nos revela o amor de Deus!
Bendito seja o Coração de Jesus /
que tanto amou o Pai!
Bendito seja o Coração de Jesus /
que tanto amou o mundo!
Bendito seja o Coração de Jesus /
paciente e misericordioso!
Bendito seja o Coração de Jesus /
vítima dos pecadores!
Bendito seja o Coração de Jesus /
aberto pela lança!
Bendito seja o Coração de Jesus /
nossa paz e reconciliação!
Bendito seja o Coração de Jesus /
nossa vida e ressurreição!
Bendito seja o Coração de Jesus /
de onde brotou água e sangue!
Bendito seja o Coração de Jesus /
de onde nasceu a Igreja. Amém!

Marcadores: